manutenção

Elementos para a manutenção do sistema hidráulico

O setor industrial é responsável pela produção e manutenção dos mais variados produtos que estão presentes no dia a dia da sociedade. Fazer parte de uma indústria, representa atuar com a produção em massa para atingir um grande público.

São procedimentos altamente complexos e detalhados que ocorrem dentro do ambiente industrial e envolvem desde a gestão de negócios, logística, manutenção das máquinas, segurança do trabalho, até o transporte e o deslocamento dos materiais presentes na indústria.

Diante de tantos detalhes e complexidades, é importante entender sobre os elementos que ajudam a compor o ambiente industrial.

Sistema hidráulico e manutenção dentro da indústria

Vários segmentos são importantes dentro do processo industrial, entre eles, o sistema hidráulico. Esse tipo de sistema fica responsável pelo deslocamento de fluidos e líquidos, por meio de uma tubulação com transformação de energia que gera no deslocamento das bombas e em seu funcionamento.

O setor hidráulico pode estar instalado desde a parte estrutural e de infraestrutura da indústria, até dentro de uma máquina, ajudando em seu bom funcionamento.

Para compor esse sistema e fazer com que tudo funcione corretamente, vale a pena destacar a importância das tubulações, assim como das válvulas que contribuem para o deslocamento desse fluido, e até mesmo para a vedação do material. Isso é importante para evitar problemas, como o vazamento desse fluido.

Além disso, integrado a esse sistema, existem alguns filtros. Por exemplo, na composição do sistema hidráulico de um automóvel, existe o Filtro de combustivel, que é instalado com o objetivo de reter impurezas e impedir que elas passem para a bomba de combustível.

Isso é importante porque faz com que o combustível esteja mais puro e limpo quando chega ao motor, evitando danos no veículo. Inclusive, a troca do filtro de combustível faz parte dos cuidados e manutenções que são necessárias para um automóvel.

Assim como essa troca do filtro de combustível é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema hidráulico automotivo, dentro da indústria é necessário realizar também a troca e a manutenção de filtros que são importantes nessa retenção de impurezas.

Outro tipo de material que compõe esse sistema, é a mangueira com engate rapido. Esse equipamento é importante para conectar o tubo até a mangueira, ou para conectar a mangueira até os pontos de saídas dos fluidos, como as torneiras.

É comum, inclusive, que exista essa mangueira com engate em residências, principalmente na área externa residencial. O material que ajuda na composição do engate rápido para mangueira pode ser variado, incluindo desde plástico, até engates metálicos, que irá depender do local de instalação, vazão e suporte.

Cada engate precisa ser adequado para um tipo de sistema, visando evitar uma sobrecarga no material, o que ocasionaria um vazamento que prejudicaria toda a linha de produção.

Ventosa de Borracha Industrial

Dentro da indústria, existem vários tipos de válvulas, como as do sistema hidráulico. Para integrar esse sistema, existem também peças de sucção que são utilizadas em um sistema à vácuo, de forma segura, para contribuir com o transporte de líquidos e produtos internos das máquinas.

A borracha é muito utilizada dentro da indústria, sobretudo, em procedimentos de vedação. Isso porque esse material apresenta uma matéria-prima com elevada resistência ao impacto, além da durabilidade.

Como é o caso das Ventosas de borracha, que realizam esse papel de sucção e transporte em um sistema à vácuo. Além desse modelo de ventosa, existem outros, como:

  • Ventosa de silicone;
  • Ventosa de Neoprene;
  • Ventosa de borracha Viton;
  • Ventosa de Estileno.

Cada um desses materiais sofrem alterações, dependendo do local de instalação. Por isso, antes de realizar a instalação, é importante ter conhecimentos técnicos sobre o material e as suas características.

Antes de realizar um orçamento para saber o preço de ventosa, é importante saber qual o tipo de ventosa que será utilizada, além do local de instalação.

Equipamentos de segurança

Por fim, dentro de um sistema hidráulico, a passagem de fluidos consegue gerar o aumento ou redução da temperatura, por conta da influência da pressão interna na tubulação. Por isso, dentro da indústria, é comum que existam equipamentos de segurança, assim como sensores de verificação.

Um desses sensores, é o termômetro, que serve para indicar as variações de temperatura em diversos pontos industriais, evitando uma explosão. Diante disso, a Calibração de termometro é fundamental para evitar acidentes e para garantir que o equipamento esteja funcionando corretamente.

Deste modo, o investimento em equipamentos de qualidade e o conhecimento técnico de uma equipe especializada, são fundamentais para os processos industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *