produtos

Peças, produtos e elementos que fazem parte da indústria

A maioria dos produtos que estão presentes na sociedade, só estão lá por conta da produção industrial, que é o setor responsável pela fabricação.

Várias atividades podem ser realizadas dentro da indústria, desde a Gravação a laser em metal, corte e fresagem, exposição de materiais para fundição em altas temperaturas, até a criação e modelagem de chapas e de sistemas injetores de plásticos.

Para cada especificidade da indústria, existem procedimentos e formas técnicas de agir. Diante disso, existem materiais e alguns objetos que são importantes para o processo industrial e que ajudam em sua integração.

O uso de produtos de borracha na indústria

Um dos materiais mais utilizados em processos industriais, ou nos equipamentos que ajudam a compor a indústria, é a borracha. Esse material pode ser produzido em látex natural ou sintético, sendo que ambos apresentam elevada durabilidade.

Por conta da sua resistência, principalmente ao impacto e com a capacidade de amortecimento, a borracha está presente também no maquinário industrial.

Outra forma de vermos a borracha dentro do ambiente industrial, é por do uso do Lençol de borracha, que é muito comum dentro do ambiente industrial e está presente não somente nesse local, mas também:

  • Na construção civil;
  • Em telhados;
  • No revestimento;
  • Em variadas empresas.

No ambiente industrial, de forma mais específica, esse lençol de borracha é utilizado principalmente em revestimentos. Isso porque esse tipo de material apresenta elevada resistência e durabilidade, além da sua capacidade térmica, que é bastante interessante.

O Lençol de borracha também serve como um elemento de proteção para as máquinas e equipamentos, além de ocupar pouco espaço. Devido a sua importância, seu uso também pode ocorrer em pisos, como para revestir a parte do solo industrial, pois além de resistente, esse material também atua de forma impermeável, evitando a passagem de água no local.

Diante disso, podemos destacar as seguintes vantagens da utilização desse material:

  • Impermeável;
  • Resistente ao impacto;
  • Durável;
  • Isolamento térmico e acústico;
  • Proteção de elementos da indústria.

O uso de cimento

Na construção civil, o cimento é uma base para a estrutura e fundação residencial, principalmente como matéria-prima base para a fabricação de concreto.

Na indústria, seu uso acontece por conta da facilidade no acesso desse material, e também pela sua resistência e durabilidade. Porém, existem vários tipos de cimentos, como o cimento vulcanizante.

O cimento vulcanizante é um tipo de cimento fabricado à base de uma resina bastante aderente e que ajuda a acelerar os processos de vulcanização, que realiza reparos em câmaras de ar, assim como na parte interna dos pneus.

Cada tipo de cimento apresenta uma especificidade em seu uso, por isso, é importante que a equipe tenha conhecimentos técnicos sobre sua utilização, para poder realizar a escolha apropriada em cada situação.

Peças e outros produtos importantes para o ambiente industrial

Além dos elementos que já citados, existem outros produtos que são importantes e devem ser utilizados dentro da indústria. Primeiro, vale a pena frisar a importância da manutenção do sistema elétrico dentro da indústria, assim como das cabines primarias.

Essas cabines ficam conectadas ao quadro elétrico, principalmente quando há conexões de alta tensão dentro de um sistema. É importante monitorar essas cabines, assim como o quadro elétrico, com o objetivo de verificar se não existe nenhum tipo de problema técnico que ocasione algum acidente.

Outro aspecto importante em relação à manutenção industrial, é sobre o cuidado com as máquinas, que também precisam de reparos técnicos e manutenções por conta do uso constante.

Uma dessas máquina é a empilhadeira, que pode ser manual ou elétrica, e que é responsável pelo deslocamento de cargas dentro da indústria. É necessário repor ou trocar peças para empilhadeira durante uma manutenção preventiva.

Entre essas peças, podemos destacar:

  • Pneus;
  • Filtros;
  • Sistema hidráulico;
  • Sistema pneumático;
  • Engrenagens.

Ainda em relação ao processo de manutenção, é importante ressaltar que essas ações são fundamentais, pois além de contribuir para que ocorra o aumento da vida útil das máquinas, evita possíveis acidentes e atrasos nos processos de produção.

Além dos elementos citados, vale a pena ressaltar também o marcador industrial amarelo, que pode ser utilizado para demarcar um espaço dentro da indústria, contribuindo para o deslocamento da carga, assim como para a organização dentro da indústria.

Por isso, o uso de elementos de qualidade, junto com uma equipe técnica qualificada, são essenciais para o bom funcionamento dos processos industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *