tecnologia

Tecnologia e modernização para o ambiente industrial

A tecnologia está presente em diversos locais da sociedade, contribuindo para a realização de atividades e para a otimização do tempo investido em tarefas.

As empresas que não se adaptam a um viés tecnológico podem perder seu negócio, assim como deixar de captar novos clientes e fornecedores. Por isso, a tecnologia está presente nos mais variados negócios, inclusive, nas indústrias.

Uma das marcas da tecnologia no ambiente industrial, é a automatização de atividades e a inserção da robotização. A automatização, por meio da programação, permite que as máquinas realizem as atividades que, anteriormente, eram realizadas por pessoas.

As vantagens dessa ação consistem em otimizar o tempo investido, assim como reduzir os riscos dentro do ambiente de trabalho.

Um exemplo interessante, é o uso de um braço robótico industrial, que pode realizar atividades de maior complexidade e periculosidade, como as que envolvem temperaturas elevadas, processos de corte, e até mesmo, do deslocamento de produtos pesados.

Além de investir em tecnologia, existem outros sistemas que são importantes dentro da indústria e que podem passar por um processo de manutenção e modernização.

A tecnologia e as conexões hidráulicas

Em uma indústria, a parte hidráulica é fundamental, pois esse sistema é responsável pelo deslocamento de fluídos e líquidos em alta, média ou baixa pressão. Alguns elementos são fundamentais para integrar esse sistema, entre eles, as conexões hidráulicas.

As Conexões hidráulicas alta pressão são utilizadas nos sistemas hidráulicos, com o objetivo de ligar os tubos por onde os fluidos se deslocam. Como característica, podemos destacar:

  • Resistência;
  • Elevada durabilidade;
  • Versatilidade;
  • Facilidade na utilização.
  • Formada por elemento metálico;
  • É hermética;
  • Disponível em diferentes modelos;
  • Integram diversas indústrias.

Além disso, para facilitar essa conexão entre os tubos, existem vários tipos de conexões hidráulicas para sistemas de alta pressão. Uma das vantagens do uso desse material, é ter a certeza que ele não irá se romper, mesmo com a pressão intensa.

Isso porque elas são vedadas e herméticas, garantindo a qualidade do material. Além disso, ele é fabricado a partir de recursos tecnológicos, apresentando modernidade.

Por isso, para vedar um sistema hidráulico dentro da indústria com segurança, o uso de conexões podem ser fundamentais, além de serem economicamente viáveis para a empresa. Para contar com esse serviço, é possível contatar indústrias e empresas que trabalham com esse tipo de material.

Vale lembrar que, quando falamos sobre a parte hidráulica da indústria, é imprescindível pensar na manutenção preventiva dessas instalações. Por exemplo, uma Válvula de retenção de água é fundamental em um sistema de contenção, e é instalada juntamente com os sistemas e conexões hidráulicas.

A manutenção preventiva verifica a condição dessa válvula, analisando se não existe nenhuma passagem de ar ou de água que possa afetar seu bom desempenho. Essa verificação é fundamental durante uma manutenção, pois pode evitar acidentes dentro de uma indústria.

Outro elemento, além das conexões hidráulicas, que pode ser utilizado dentro da indústria de forma eficiente e com bastante usabilidade, é o tecnil preto.

Existem ações dentro da indústria que dependem da resistência mecânica, principalmente em ações de impacto. Esses impactos e desgastes ocorrem nas máquinas com muita frequência, e por isso, o uso do tecnil pode contribuir para o melhor funcionamento de engrenagens, assim como de rodas, roldanas, e até mesmo dos calços.

Seu uso é importante para que ocorra uma redução do impacto, aumentando a vida útil dos materiais dentro da indústria, além de evitar possíveis acidentes que possam comprometer o bem-estar dos colaboradores e o processo contínuo das produções.

Os compressores

Além dos elementos que formam a composição industrial, existem os compressores, que são máquinas que atuam na compressão de gás.

Existem compressores nos mais variados locais, inclusive, nas indústrias. Seu uso é importante para os sistemas pneumáticos, que incluem o deslocamento de gases para poder funcionar.

Esse sistema também requer manutenção por meio da troca do filtro de ar para compressor. Esse filtro é utilizado para contribuir com a retenção de impurezas, como a poeira, que pode atrapalhar ou sobrecarregar o funcionamento do compressor.

Com o passar do tempo, esse material acaba acumulando sujeiras, e por isso, a troca desse filtro é fundamental para que o equipamento continue funcionando da forma correta.

Além disso, o armazenamento de gás pode gerar alteração de temperatura, sendo necessário realizar a manutenção do regulador de ar para compressor.

Por isso, realizar as manutenções preventivas em todos os equipamentos industriais é fundamental para garantir que tudo funcione da melhor forma, sem causar acidentes ou imprevistos durante a produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *