Para a realização de uma série de processos industriais, é necessária a utilização de equipamentos de transportes. De modo geral, esses equipamentos podem auxiliar serviços como movimentação de cargas, de peças, materiais ou para a elevação de pessoas.
Com isso, é possível aprimorar o rendimento e a agilidade do trabalho, dispensando o gasto de energia física humana e substituindo vários trabalhadores por uma máquina.
Nesse sentido, serão abordadas as diferentes modalidades de transportes que podem ser utilizados dentro das industriai, entre o quais se pode citar:
-
Os pórticos rolantes;
-
As pontes rolantes;
-
O manipulador industrial;
-
As plataformas elevatórias;
-
As esteiras transportadoras.
O que é um pórtico rolante?
Um pórtico rolante é um equipamento muito importante para a realização de serviços ao ar livre ou dentro de fábricas.
Assim, os pórticos rolantes são itens utilizados para a elevação e a movimentação de cargas. Por isso, esse equipamento é fundamental para locais em que se precisa realizar movimentação de pesos por percursos longos sem ter que se instalar colunas ou caminhos de rolamentos.
O pórtico funciona com trilhos, tendo uma espécie de gancho que eleva as cargas de maneira manual ou elétrica.
Isso permite uma grande agilidade no trabalho operacional dentro de vários setores, desde a construção civil até galpões, indústrias, depósitos, entre outros.
A importância das pontes rolantes
A principal diferença existente entre uma ponte rolante pequena e os pórticos rolantes é o fato de que as pontes possuem trilhos que são montados em uma altura bem elevada.
Por esse fato, uma ponte rolante pode se locomover livremente sem fazer contato com outro equipamento. Já os pórticos rolantes possuem rodas que se movem na mesma altura dos trabalhadores e das máquinas.
Portanto, verifica-se que esses dois equipamentos possuem funcionalidades bastante semelhantes. Só que, enquanto os pórticos costumam ser mais usados dentro de galpões de fábrica, as pontes rolantes estão mais presentes em trabalhos em portos, entre outros trabalhos externos.
O serviço humano: o uso das plataformas elevatórias
A plataforma elevatória é um item usado não para a movimentação de cargas específicas, mas sim de pessoas.
Assim, as plataformas elevatórias são equipamentos muito importantes para a realização de serviços em grandes alturas, como é o caso de manutenção e consertos em fábricas ou em ambientes externos ou ainda transportes de pessoas.
Com isso, as plataformas elevatórias, também conhecidas como plataformas aéreas, permitem a realização de tais trabalhos de uma maneira confortável e segura para o trabalhador.
Além disso, sua mobilidade costuma ser maior do que outros itens de elevação, tais como andaimes e escadas, já que a sua plataforma pode se locomover em diversas direções e alturas.
A segurança das plataformas elevatórias
É importante frisar que as plataformas elevatórias são itens que garantem a segurança do trabalho durante um serviço, pois ela permite que trabalhadores consigam ficar em pé sobre plataformas nas alturas sem que eles sofram com quedas.
Todavia, é preciso garantir o funcionamento pleno dessas plataformas. Nesse sentido, elas precisam estar de acordo com a Norma Reguladora 8 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que estabelece uma série de regras que precisam ser seguidas durante a realização de um serviço para assegurar o bem-estar dos trabalhadores.
Para que serve o manipulador industrial?
Os manipuladores industriais nada mais são do que robôs industriais, podendo ser automático, programável, fixo ou móvel em até três direções com o intuito de se realizarem serviços industriais automatizados. ]
Portanto, os manipuladores são essenciais para indústrias de automação. Esses robôs podem possuir vários graus de liberdade, variando de acordo com a necessidade do trabalho feito.
As aplicações em que podem ser usados os manipuladores são vários, indo desde serviços de pintura, fundição, soldagem, movimentação de cargas, montagem até inspeção de produtos e realização de testes. Todas essas ações são feitas com velocidade e precisão elevadas.
A função das esteiras transportadoras nas indústrias
Esteira transportadora é o nome dado a um equipamento de transportes composto por duas ou mais polias as quais são responsáveis por movimentar uma superfície.
Esta, por sua vez, movimenta outros objetos. Trata-se de um item muito usado no setor de construção civil e em mineradoras para o transporte de materiais como cimento, brita e areia.
A superfície em que são colocados os materiais podem ser fabricados em vários materiais, como couro, PVC, borracha de silicone, nylon, poliurertano, aço, entre outros.