Processos de manutenção de equipamentos industriais

O meio industrial, em seus diversos setores, depende de máquinas e equipamentos para melhorar as condições de produção, tonando-a mais ágil, fácil, segura e melhorando a qualidade do produto final.

Muito do que consumimos hoje não seria possível se a automação industrial não existisse. Portanto, a indústria e os consumidores como um todo dependem desses equipamentos para a existência do que é consumido.

Este artigo falará um pouco sobre a manutenção de alguns equipamentos e máquinas industriais, para que você possa entender sua importância.

Alguns equipamentos da indústria

Imagine se as indústrias não pudessem contar com a tecnologia na fabricação de seus produtos e tivessem que trabalhar apenas com recursos manuais dos seres humanos.

Você acha que tudo o que consumimos seria possível? Ou melhor, todas as pessoas teriam acesso a produtos como remédios, produtos de higiene, cosméticos, eletrodomésticos dentre outros? Com certeza não.

Aliás, muito do que conhecemos talvez não existiria. O ser humano só tem acesso a tudo que precisa porque a indústria faz uso de máquinas e equipamentos fundamentais para as linhas de produção.

Os instrumentos de medição, por exemplo, são muito utilizados no meio industrial para controlar a produção e a qualidade do que é fabricado. Alguns instrumentos de medição mais utilizados no meio industrial são:

  • Micrômetro;
  • Paquímetro;
  • Relógios apalpadores;
  • Multímetro;
  • Rugosímetro.

Esses são apenas alguns dos medidores utilizados pelo meio industrial e que são muito importantes para o controle de produção e qualidade. No entanto, esses instrumentos precisam de manutenção para que funcionem perfeitamente.

A calibração de instrumentos de medição é um tipo de manutenção que permite verificar se os instrumentos medidores estão medindo corretamente e, caso não estejam, são ajustados ou substituídos.

Mas a calibração não é apenas um cuidado por parte do setor industrial, ela é exigida pela ISO 9001:2015 que diz que a empresa deve assegurar os resultados obtidos pela medição dos instrumentos e isso deve ser feito por meio de calibração ou validação.

Portanto, é exigido das empresas industriais que estas estejam atentas quanto à qualidade das medições realizadas.

A importância da manutenção preventiva

A manutenção de maquinas e equipamentos industriais é importante para garantir mais segurança e confiabilidade das máquinas, além de melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, garantindo, desta forma, os prazos de entrega dos produtos.

Além disso, a manutenção preventiva de todos os equipamentos e máquinas utilizados pelo meio industrial garante a segurança dos operadores, além de reduzir os custos com a operação e a produção por evitar riscos.

Independentemente de qual seja a máquina ou o equipamento presente dentro de um setor industrial, realizar a manutenção dos mesmos é muito importante e existe mão de obra qualificada para cada necessidade.

A manutenção irá permitir que as máquinas e equipamentos funcionem com desempenho máximo, além de realizar a troca de peças quando necessário e identificar problemas previamente, evitando a necessidade de conserto ou dano permanente ao equipamento.

Portanto, a manutenção preventiva é uma atitude inteligente e extremamente importante para o setor industrial.

Um exemplo é a troca do filtro de ar para compressor. O compressor de ar é um equipamento utilizado em larga escala pelo setor industrial, mas no setor alimentício e farmacêutico, este equipamento torna-se vital e insubstituível.

No indústria alimentícia, por exemplo, o uso de um compressor elimina os riscos de contaminação na produção e manuseio dos alimentos. Mas para que esse equipamento tão importante funcione perfeitamente, é necessário realizar a troca do filtro de ar.

O filtro é o que garante que substâncias como fuligem, pólen e sujeiras contaminem os compressores e causem danos aos mesmos. Este componente influencia diretamente no funcionamento do compressor, portanto, é necessário realizar a troca do mesmo para permitir que o compressor funcione perfeitamente.

Por falar em compressores de ar, os setores industriais que utilizam o secador de ar comprimido Schulz também precisam tomar alguns cuidados e realizar a manutenção preventiva deste equipamento.

Muito utilizados em aplicações de ar comprimido com exigência de ar seco. Investir na manutenção desse equipamento é uma garantia de resultados confiáveis e baixa manutenção de ar limpo e seco.

Se você chegou aqui, com certeza, conseguiu entender um pouco sobre a função de cada equipamento e a importância da manutenção preventiva dos mesmos.

Esperar um equipamento industrial vital para a produção dar algum problema não é a atitude correta e pode prejudicar seriamente a produção.

Portanto, as indústria mais confiáveis são aquelas que cuidam bem de seus produtos e equipamentos e que garantem total qualidade de seus produtos.