Criar indústria: O que é B2B e como praticar?

Já ouvir falar sobre a estratégia de negócios B2B? Sabe qual a diferença entre B2B e B2C? Hoje a Braniva promete te ajudar a entender melhor sobre essa prática!

O B2B é uma estratégia que consiste em duas empresas fazendo negócios entre si, como fornecedor e cliente, diferente do B2C, onde o cliente final é uma pessoa física, e não jurídica.

B2B= business to business (negócio para negócio)

B2C= business to costumer (negócio para cliente)

Por exemplo:

Uma empresa fabricante de pneus, vende para as montadoras

Um escritório contábil vende seus serviços para empresas que desejam ter suas finanças administradas

Uma indústria siderúrgica vende para construtoras de prédios

Dentre outros exemplos.

Na estratégia B2B, as vendas são mais complicadas que as normais e o tempo de compra é bem maior. Isso resulta em um maior desafio de venda, que é ter uma previsão da receita e organizar o fluxo de caixa para um ciclo de venda que pode ter meses de espera (algo bem comum de acontecer)

As empresas englobam meios, como dinheiro, pessoas e tempo, para trocar o projeto ou fornecedor.

O tamanho da venda varia de cliente para cliente, já que os negócios B2B são muito mais complicados e englobam mais recursos.

O caminho de venda tende a ser mais demorado, mas depois de feito pela primeira vez, o ciclo das vendas se torna muito mais habitual do que para clientes finais.

Por exemplo, uma empresa que se adequa a um sistema administrativo que engloba laboratórios, engenharia e manufatura, precisa dar treinamento para os líderes e buscar por consultores externos, resultando em meses nesse projeto.

Portanto basta convencer a diretoria da empresa que seu sistema é de melhor qualidade, com mais velocidade e praticidade.

Essa técnica possui um obstinado desafio, que é a mudança constante do gosto do consumidor final. Sendo assim, as empresas precisam se organizar para conseguir continuar fazendo parte de suas vidas.

Qual a diferença entre B2B e B2C?

Como explicamos no início do artigo, B2C é a relação de venda entre a empresa e o consumidor, sendo assim, o consumidor final é uma pessoa física. 

Os negócios B2C são os que já estamos acostumados, como:

  • Lanchonetes
  • Mercados
  • Lojas em shoppings
  • Cursos
  • Lojas de roupas e sapatos
  • Bijuterias
  • Treinamentos
  • Farmácias
  • Lojas de artigos para pesca
  • Pet shops
  • Agropecuárias
  • Lojas de lingerie
  • Mercearias
  • Bares
  • Cervejarias
  • Pastelarias
  • Pizzarias
  • Lojas de artigos musicais
  • Lojas cosméticas
  • Lojas de sapatos
  • Lojas de peças de carro
  • Padarias
  • Casas de bolos
  • Lojas de alianças
  • Lojas de chocolates

Dentre muitas outras lojas que oferecem seus produtos a nós, consumidores finais.

Vantagens da técnica B2B para as empresas – Criar Indústria: O que é B2B e como praticar?

A remuneração

Com o método B2B a remuneração dos produtos são mais altas, comparadas ao método B2C, podendo existir certas exceções.

Na maioria das vezes os negócios B2B oferecem mais de apenas um serviço prestado ou produto, oferece também uma influência de valor adicionada a tal solução. 

Por exemplo:

  • Uma empresa fecha negócio com uma consultoria jurídica, ela não irá pagar somente os honorários. Incluindo as vantagens que essa consultoria irá disponibilizar para seu negócio.
  • Uma empresa que fecha negócio com um software para desenvolver leads, não está fazendo a compra somente do software que acha a solução dos problemas com os leads, mas também realizando a compra de forma direta na produção e qualidade do trabalho em sua equipe.

A escalabilidade

A escalabilidade tem ligação com a maioria dos negócios de B2B, essa escalabilidade quer dizer que a empresa ainda consegue crescer e realizar suas vendas de forma mais rápida.

Com apenas um software, é possível realizar a venda de várias licenças para os clientes, sem necessidade de criar um software para cada cliente específico.

A perspectiva 

Geralmente, os negócios B2B são de modelo SaaS ou vendas pontuais, com prazos e processos de prazo mais longo. Como quando uma empresa inicia processos de cotação para fechar negócio com um fornecedor, é comum fazer uma boa avaliação para ter o melhor parceiro de negócio ao seu lado. 

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender e esclarecer mais suas dúvidas sobre: “Criar Indústria: O que é B2B e como praticar?”