industrial

Máquinas eficientes no ambiente industrial

As atividades no ambiente industrial têm um papel relevante no crescimento econômico e na diversidade de mercadorias.

Os produtos e objetos desenvolvidos pelas empresas são destinados às exportações e comércios, ações que ajudam nos lucros, popularidade e credibilidade na área de atuação escolhida.

Dessa forma, um trabalho de sucesso começa com bons investimentos e um planejamento com metas e objetivos bem definidos.

Os gestores e responsáveis pela produtividade podem criar o plano organizando alguns detalhes com impacto direto nos processos produtivos como: a mercadoria principal, tempo necessário para cada processo, materiais e maquinário essencial, número de trabalhadores que formarão a equipe, entre outros detalhes.

O plano permite que os responsáveis se organizem melhor para os investimentos, podem ter mais controle das atividades, agilizar processos e economizar tempo.

Esta etapa de criação do planejamento é essencial para colher bons frutos e se consolidar no segmento de atuação escolhido.

O papel de procedimentos de manutenção na indústria

Alguns processos de cuidado com os materiais e peças são essenciais para evitar problemas durante a produção. O ensaio de ultrassom, por exemplo, é uma técnica não destrutiva que visa identificar descontinuidades internas que ficam presentes em materiais ferrosos ou não com os mais variados formatos.

Os problemas de descontinuidade podem ser detectados ainda nos processos de fabricação. Por isso, o processo de ensaio por ultrassom é um método essencial para assegurar a qualidade das peças com geometria complexa, de grandes espessuras, juntas e chapas soldadas.

As vantagens deste procedimento são:

  • Agilidade na inspeção;
  • Excelentes resultados;
  • Localização precisa das descontinuidades presentes nas peças;
  • Alta sensibilidade;
  • Pode ser feito após o processo de soldagem;
  • Melhora a produtividade.

Outro procedimento muito importante é o de calibração das roscas, procedimento muito executado durante a construção e montagem do maquinário.

A função básica deste método é verificar os parâmetros que as roscas possuem, ou seja, analisar as condições das roscas para garantir boa movimentação ao serem colocadas nas máquinas.

Os calibradores de rosca possuem lâminas que ajudam a encontrar as informações da peça de forma exata, facilitando o processo de medição. As medições podem ser em polegadas, angulações ou milímetros, graças a eficiência do calibrador.

Os benefícios deste equipamento consistem em melhoria na produtividade, aumenta o índice de assertividade e garantem que parâmetros sejam seguidos com segurança.

Peça importante no ambiente industrial

Em máquinas que sofrem com vibrações, o uso da arruela lisa, por exemplo, é muito comum em máquinas para ajudar na distribuição da força e do aperto das porcas, partes montadas e parafusos.

Este componente pode ser utilizado em diversas áreas e serviços, graças às vantagens que possui:

  • Evita a corrosão em fixadores;
  • Segurança nas instalações industriais;
  • Encaixes e suportes ideais para fixações;
  • Distribuição nas instalações de forma uniforme;
  • Ótima durabilidade;
  • Custo acessível;
  • Boa maleabilidade e ductibilidade;
  • Resistência à oxidação.

Equipamentos importantes para a circulação e qualidade do ar

O uso de máquinas que podem ajudar a melhorar o ar no ambiente industrial é essencial para o bem-estar dos trabalhadores.

Um exaustor industrial, por exemplo, consegue eliminar as impurezas e gorduras presentes nos ambientes, graças a troca de ar que acontece para renovar e deixar o local maia agradável.

Os modelos de exaustores industriais são projetados para atender as demandas de grandes estruturas e espaços como: prédios, comércios, shoppings, galpões, entre outros locais.

Na categoria de exaustor industrial há diferentes opções que podem ser usadas como o eólico, centrífugo, axial, transmissão e outros modelos.

O exaustor centrifugo é muito utilizado na indústria que ajuda na circulação de ar, desempoeirando os ambientes e aumentando a qualidade do ar, deixando-o mais puro ou atuando como um simples sistema de ventilação. O ar é despejado na atmosfera, graças ao formato da carcaça que consegue direcionar o ar para um bocal de saída.

Os ventiladores radiais são outro modelo com menor capacidade de pressão e maior fluxo de ar. Com um padrão robusto, consegue operar nas mais diversas condições de trabalho, atua no deslocamento de ar de forma simples e segura, pode ser aplicado em sistemas com perdas de grandes cargas, posições flexíveis de montagem, entre outros ganhos.

Com diversos pontos positivos, investir na compra destes equipamentos são formas de aumentar a qualidade do trabalho, algo que faz muita diferença na produtividade e consequentemente nos resultados, proporcionando lucros e oportunidades interessantes para as empresas do segmento industrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *