Quais as principais técnicas de administração para indústria?

Existem muitos pontos importantes para o desenvolvimento e crescimento de uma indústria, e sabemos que uma boa gestão e administração são os pontos mais fortes para um estabelecimento crescer.

Por isso, hoje o Oficinox vai ajudar você a desenvolver as melhores técnicas para administrar a sua indústria!  

Uma boa administração e gestão de uma empresa é muito importante, já que evitam futuros problemas e até a falência da indústria! 

É muito importante uma boa administração, principalmente na área financeira,  para que não haja queda de lucro ou que a empresa venha a falir.

O responsável por essa área de administração nas indústrias é o gestor de produção. Todos os produtos devem ser passados por esse profissional, para que ele avalie a condição e qualidade do mesmo.

O gestor de produção de encarrega dessa área pois ele é o profissional mais experiente e capacitado para esse tipo de cargo e função. O gestor de produção também se encarrega da área de logística dos produtos produzidos pela fábrica.

Quando os itens produzidos pela indústria se encerrarem, o gestor precisa fazer uma avaliação da qualidade desses produtos, checar se está tudo nos conformes e só depois enviar para expedição. Sendo assim, a garantia que os clientes aprovem o produto será maior.

Os principais setores administrativos de uma indústria são:

  • RH: o RH (recursos humanos) é área que trabalha na seleção de novos funcionários para a empresa e no bem estar geral da equipe.
  • Produção: a área da produção é a área que põe a mão na massa para gerar os produtos e serviços oferecidos pela empresa, é uma das áreas mais importantes, pois sem ela, o que a empresa iria oferecer para seus clientes?
  • Marketing: o marketing é um dos setores mais importantes em uma indústria, ele é o setor que atua na divulgação da empresa e conquista de novos clientes. Sem o marketing, a empresa é apenas uma empresa sem lucro e clientela! 
  • Desenvolvimento de produto: é o setor que atua na elaboração de novos serviços e produtos.

Quais as principais técnicas de administração para indústria? – Decisões responsáveis pela administração de uma indústria:

A administração das indústrias também tem parcela de responsabilidade pela maioria dos setores e decisões, se não todos. Portanto deixaremos aqui algumas das decisões mais importantes que são responsáveis pelo setor administrativo:

 

  • A elaboração de novas políticas no estoque de matérias primas (acabados e semiacabados)

 

Essa é a decisão que estabelece quais são os níveis mais propícios para a manutenção dos estoques, focando sempre em proteger os interesses principais da empresa, dessa forma, prevenindo a fragilidade da empresa.

 

  • A preparação da compra de novas matérias primas

 

É muito necessário manter o tanto de matéria prima que precisa ser comprada, dessa forma, ela irá chegar no momento certo para a indústria, nem muito cedo e nem muito tarde, assim, não vai prejudicar a caminhada da demanda. Isso também previne que os estoques fiquem sobrecarregados com excesso de matéria prima, ou sem fluxo, por falta da mesma. 

Os elementos que também influenciam na preparação das matérias primas são eles:

  • Previsão da demanda
  • A política dos estoques
  • O controle de produção
  • O tempo de espera dos fornecedores

 

  • Entregas no prazo

 

Os pedidos devem ser feitos da maneira mais organizada possível, para não acontecer atrasos na entrega ou erros desnecessários.

Pedidos atrasados, junto de novos pedidos, acabam causando uma grande bola de neve na indústria.

Técnica 5S para a administração das indústrias:

Essa é uma boa técnica que pode ser usada de resposta para a pergunta: Quais as principais tecnicas de administração para industria?

A técnica 5S é um programa de gestão que oferece maior qualidade nas áreas de administração e gestão das empresas. 

Desenvolvida no Japão, essa técnica visa melhorar os pontos de padronização, limpeza e organização da indústria. 

Essa é uma ótima técnica administrativa para te auxiliar na administração de sua indústria. 

Nessa técnica, o senso de organização é o fator principal a ser considerado. Ele estipula os melhores lugares para que os materiais da indústria sejam guardados.

O senso de limpeza

O senso de limpeza de uma indústria tem o objetivo de deixar o ambiente da indústria visualmente bonito e limpo, dessa forma motivando os funcionários a trabalharem mais. 

Esse senso também deve ser de responsabilidade dos colaboradores da empresa, mantendo a organização, limpando sua própria sujeira. Isso vai manter o local de trabalho limpo e agradável.

O senso de organização

O senso de organização da indústria auxilia demais na otimização de tempo no trabalho, já que muitos funcionários passam horas procurando por documentações importantes, chaves, ferramentas, itens pessoais, dentre outros.

Esse senso promete ajudar na organização, mantendo tudo em seu devido lugar, economizando muito mais tempo para usar em atividades necessárias.

O senso de padronização

O senso de padronização na indústria visa concretizar um melhor funcionamento da mesma, transformando a rotina em algo mais fácil. Esse senso ajuda no desenvolvimento da boa relação com a equipe.

O senso de disciplina

Já o senso de disciplina consiste na aplicação dos itens citados anteriormente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *