Conheça os instrumentos de medição

Qualquer tipo de serviço ou então de indústria que faz a produção de peças e produtos tem como uma das preocupações a feitura de objetos únicos e precisos, não é a toa que existem diversos tipos de instrumentos de medição, como o sensor de temperatura, que mede os níveis de temperatura.

Os equipamentos de medição foram sendo criados a partir do momento em que houve uma complexificação dos processos industriais.

Desse modo, por conta da modernidade dos equipamentos é preciso verificar os níveis que se agem, pois, são novos procedimentos, novas potências e assim por diante.

Para que os níveis de produtividade se mantenham, é necessário que os equipamentos de medição do tipo industrial identifiquem todos os processos operacionais. Há diversos tipos de medidores industriais cada qual com uma demanda diferente.

O que são instrumentos de medição?

A instrumentação é a ciência que permite o desenvolvimento de técnicas adequadas para fazer:

  • Medição;
  • Transmissão;
  • Indicação;
  • Registro;
  • Controle de variáveis físicas.

Desse modo, seja um climatizador consul, seja um termômetro, os equipamentos de medição ajudam a controlar as mais diversas variáveis, por meio da leitura das análises.

A medição, por sua vez, é um procedimento altamente industrial, com o principal objetivo de maximizar a operação e também a atividade elétrica das máquinas e ferramentas.

Instrumentação e a automação

Muitas pessoas confundem esses dois termos, porém, são diferentes, apesar de terem alguns pontos em comum.

O ponto em comum em destaque que podemos mencionar é o fato de que ambos conseguem utilizar tecnologias para fazer com que a produtividade e a operação consigam uma melhoria.

Entretanto, as diferenças são evidentes. A Instrumentação trabalhara para fazer com que o uso dos equipamentos de medição e controle favoreçam o desenvolvimento com segurança. Por exemplo, o desenvolvimento de serviço de medição tridimensional.

Já a automação é a utilização máquinas que favorecem os setores das indústrias. A grande utilidade é que ocorre a redução da mão de obra, fazendo com que a produção se agilize.

Os instrumentos de medição

Há uma grande variedade nos instrumentos de medição, fazendo com que os processos industriais se tornem mais eficientes, de modo, que cada tipo de instrumento serve para cada máquina. Há alguns equipamentos importantes, por exemplo:

Transmissores

Os transmissores nada mais são que aparelhos de pressão que medem os diferentes tipos de variáveis dos processos industriais com o intuito de captar, controlar, combinar e registrar todos os resultados.

É uma forma de saída elétrica de baixo nível que advém dos sensores de pressão. O transmissor de pressão é um produto de baixo custo dentro do mercado.

Vacuômetros

Esse instrumento nada mais é que um medidor de pressão também, mas quando esta pressão é menor que a da atmosfera. Esse tipo de equipamentos é muito usado para a medição do vazio, o nível e a vazão dos fluidos.

Há dois tipos principais de vacuômetro, os analógicos, que com o auxílio do manômetro e da bomba de vácuo fazem a regulagem.

Já o digital por sua vez, mostra os resultados em um visor digital. Além do uso industrial, é importante salientar que esses equipamentos são usados também em equipamentos hospitalares e de mergulho.

Sensor temperatura pt100

O Sensor temperatura pt100 é um sensor de temperatura com o intuito de identificar a resistência elétrica em função da temperatura. Esse aumento da temperatura é chamado de PTC (positive temperature coefficient).

Na indústria funciona dentro do cabeçote.

Raio X industrial

O raio x industrial é feito com ampolas especiais, e isso porque cada ampola depende de uma função da tensão máxima de operação do aparelho.

Os equipamentos de raio x industrial fazem com que os componentes se dividem em painel de controle e unidade geradora. O painel de controle é uma caixa onde há controles, indicadores, chaves e medidores, e todo o gerador de alta voltagem.

Pressostatos

Os pressostatos industriais são aparelhos que são usados para classificar a pressão do ambiente da máquina. Estão colocadas em máquinas, lavadoras e pressões residenciais.

Manômetros

É o instrumento mais tradicional de medição, é feito para leituras de pressão, com conexão e um display eletrônico, quando é necessário usa-se a versão mecânica onde lê a pressão local.

Todos esses instrumentos, como o umidificador de ar, são equipamentos que permitem a segurança e a qualidade de todos os processos existentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *