O uso do tubo de aço e suas versões na indústria

No meio industrial, o Tubo de aço galvanizado tem grande importância dentro dos mais variados setores. Por conta de sua alta qualidade e também por ser muito versátil, pode ser aplicado de várias maneiras diferentes. Por isso, recomenda-se conhecer melhor sobre esse item tão utilizado.

Tubos galvanizados: Processos e características

O tubo de aço galvanizado é um item fabricado por meio da Chapa de aço, dentro de diversas normas de segurança, fiscalizadas por órgãos públicos.

A galvanização é um processo que reveste o aço com uma camada de zinco, que deverá ser fina, resultando em um acabamento anticorrosivo, de longa duração e que traz diversas vantagens como:

  • Auxilia em curto prazo na fabricação de peças;
  • Os tubos já chegam montados;
  • Evitam o desperdício de elementos;
  • Podem ser transportados por menos operários;
  • São fáceis de armazenar;
  • Item de grande versatilidade;
  • Fáceis de limpar;
  • Protegem contra ferrugem e corrosão.

Esse material é utilizado em diversos setores e podem ser encontrados com grande variedade de tamanhos.

Além disso, ele possui várias potencialidades, assim como características. Isso permite que o material se apresente de duas formas: por meio da Chapa para Tubo de aço galvanizado a quente e Tubo de aço galvanizado a frio.

Anticorrosivos e altamente funcionais

O tubo de aço galvanizado a quente é utilizado, principalmente, como condutor de gases e fluidos, como óleos e água.

Neste item, existe a galvanização completa do tubo, no qual ele fica inteiro no zinco, fazendo com que o material consiga ter características próprias de evitar qualquer tipo de corrosão.

O tubo de aço galvanizado a frio, já é diferente. É feito de uma Chapa expandida, feita principalmente para modelos metálicos, que não transportam esses fluídos e gases.

Dessa forma, são fabricados para uso em andaimes, por meio de um choque chamado eletrostático. Nesse processo, o zinco não fica imerso no material, somente é fixado no exterior dele.

Principais aplicações: Indústrias de álcool e açúcar

Os tubos galvanizados são criados com o principal objetivo de serem duráveis e resistentes no auxílio de projetos, normalmente de engenharia avançada.

Dentro das indústrias os tubos podem ser encontrados em formato de Barra redonda inox, mas também são utilizados como condutores, levando os fluídos e gases aos seus devidos ambientes de construção.

São muito utilizados em usinas de álcool e açúcar. Por mais que sejam elementos distintos, ambas utilizam-se dos tubos que são considerados itens vantajosos.

Isso porque eles são ótimos para transportar líquidos ou materiais granulares, como é o caso de açúcar. Por terem alta capacidade anti-corrosivas, os tubos levam esses elementos com segurança aos seus destinos.

Ainda no ramo de álcool e açúcar, os profissionais optam pelos tubos por uma grande vantagem que eles proporcionam: a facilidade de limpeza em trocas térmicas.

Além de servirem para transferência de fluidos, também são utilizados em áreas de evaporação e cozimento industrial, como bons auxiliares no processo de limpeza.

Indústrias químicas e Indústrias petroquímicas

Quando se fala de indústrias químicas e petroquímicas, os tubos são utilizados o tempo todo por conta de sua capacidade anti-corrosão. Com isso, eles podem levar em segurança todos os elementos químicos para seus devidos lugares.

Por não ter alta rugosidade estrutural, ele é vantajoso para esse modelo de indústria pois evita que os químicos fiquem incrustados.

Os tubos são criados para processar e transportar substâncias. Por isso, passam por um período de fabricação eficiente que prolongam sua vida útil, a chamada galvanização já mencionada.

Assim, ao adquirir tubos galvanizados, é importante se certificar que eles passaram por todas as normas técnicas em seu processo de fabricação. Por isso, recomenda-se adquirir esse material com fornecedores confiáveis.

Aço galvanizado e aço carbono

O que não falta no ramo industrial são opções de aço e cada um possui potencialidades diferentes, que podem ser utilizadas em diversos segmentos.

Apesar disso, existem dois modelos de aço que são mais utilizados por suas especificidades. São eles o aço galvanizado e o aço carbono.

O aço galvanizado é resistente a corrosão. Já o aço de carbono é uma liga metálica, com elementos de ferro.

Assim, pode-se concluir que os tubos são os melhores do mercado e com a sua utilização, além de executar sua função de forma devida, conta-se com um material de longa duração e vida útil.

O tubo galvanizado, além de funcional, vai manter suas características anticorrosivas, sendo muito vantajoso em qualquer setor em que for aplicado. Assim, basta somente investir neste item de forma segura e com fornecedores de confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *