A importância de integrar uma ferramenta de gestão para sua indústria

Sabemos que gerenciar diferentes áreas da empresa é algo que pode demandar muito tempo e energia de quem está à frente dos negócios.

Por isso, saber escolher a ferramenta de gestão correta faz toda a diferença.

Pensando nisso, neste artigo trouxemos algumas dicas e pontos importantes sobre uma boa ferramenta, principalmente para facilitar no momento da escolha.

Lembre-se, é necessário sempre observar qual a sua realidade empresarial.

Você sabe o que é uma ferramenta de gestão?

Pois bem, é um lugar que pode concentrar muitas ou todas as áreas da empresa.

Com isso, as áreas interdependentes conseguem ter uma maior visibilidade umas das outras e isso facilita muito o processo de troca entre elas. 

O uso adequado de uma ferramenta de gestão também te ajudará na tomada de decisão, já que você terá uma visão ampla do que a sua empresa tem de necessidade e de tudo o que está acontecendo nela.

Saber escolher a ferramenta de gestão é o pulo do gato.

Nem todas as empresas têm as mesmas necessidades, por isso, é importante reconhecer qual o software mais completo para o dia a dia do seu negócio.

Pensando nas indústrias, muitas vezes o desafio é ainda maior, pois a necessidade aqui é unir os processos do físico com o digital. Para isso, uma ferramenta de gestão se torna essencial.

 

Veja como identificar uma ferramenta de gestão

Conectividade e visibilidade são os dois pilares que sustentam uma boa ferramenta para utilizar na sua empresa.

Sobre a conectividade, isso quer dizer que a expectativa é que esse software consiga integrar os diversos sistemas da sua indústria, considerando que as informações sejam geridas da maneira mais automática possível.

Além disso, tendo a garantia de que a sua equipe tenha tempo de desenvolver outras estratégias, principalmente aquelas que requerem criatividade humana. Inclusive, você também pode utilizar uma ferramenta para a gestão de equipes.

No caso de visibilidade, considere utilizar ferramentas que te dê bons relatórios. Tudo o que não pode ser mensurado, não é gerenciável.

Portanto, uma boa ferramenta de gestão te dá uma visão ampla, te apoiando nas tomadas de decisão com mais assertividade.

Previsibilidade também é a chave!

A grande sacada das ferramentas de gestão não é apenas ter uma boa visão, mas também gerar bons insights para tomar uma ação efetiva. 

Ou seja, os números precisam mostrar o que está acontecendo, o que precisa melhorar e qual movimento precisa ser feito para que sua empresa siga no desenvolvimento sustentável do negócio.

Usando um exemplo voltado para o universo da indústria, podemos considerar a questão entre demanda x estoque.

O que nenhuma empresa precisa é de uma grande quantidade de produtos que não estão sendo consumidos. 

Afinal, para produzir existe um investimento e todo investimento precisa de retorno.

Com uma ferramenta de gestão, é possível ter maior controle na produção, baseando-se nos números que representam as demandas do público, considerando períodos de sazonalidades.

Se você tem uma loja virtual, o uso dessa ferramenta se torna ainda mais importante.

Outro ponto é para indústrias que produzem itens com data de validade. 

Tendo uma ferramenta de gestão, é possível organizar melhor o envio de produtos, baseando-se nas datas de validade, sem correr o risco de ter perda no estoque.

A logística também é beneficiada

Quando compramos um produto, o momento mais esperado é a chegada dele à nossa casa. Algumas empresas perdem muitos clientes neste momento, pois não conseguem atender às expectativas com relação aos prazos. 

Nestes casos, uma ferramenta de gestão se torna uma grande aliada, tanto no caso de atrasos na entrega como casos de extravios. 

Enxergando em quais regiões estes problemas mais acontecem, é possível atuar para mitigar os riscos, melhorando o sistema de logística e entrega com maior qualidade, o que gera maior confiança dos consumidores com relação à marca.

O ponto alto de uma boa ferramenta de gestão é deixar seu time voltado para ações que uma ferramenta ainda não pode fazer. 

Tarefas que exigem criatividade e são mais relacionais não precisam ser feitas por um software, mas desde que todo o resto que não dependa de um humano esteja automatizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *