Todos os equipamentos que formam uma indústria eficiente e segura ajudam no desenvolvimento de produtos que estão presentes no nosso cotidiano, desde automóveis, até os computadores e panelas.
Sim, apesar de muitas vezes não enxergarmos o “trabalho invisível” das indústrias, todos os seus processos estão no nosso dia a dia. Contudo, para que cada elemento pudesse chegar até nós, as fábricas usam diversas metodologias e equipamentos para que suas máquinas funcionem de forma adequada e a matéria-prima seja aperfeiçoada.
Desse modo, o uso de trocador de calor de placas, as bombas hidráulicas e os lavadores de gás permitem não só que a produção aconteça de forma efetiva, como preparam o ambiente industrial para os colaboradores do espaço.
Portanto, neste artigo abordaremos sobre alguns componentes que são usados nesse ambiente para que toda a produção seja assegurada.
Os lavadores de gases: entenda sua funcionalidade
Um dos elementos que ajudam e muito no desenvolvimento de um ambiente industrial mais seguro e também mais limpo é um equipamento conhecido como lavador de gases industriais. Este equipamento tem a função de coletar partículas provenientes de gases e vapores presente no setor industrial.
A coleta desses vapores permite que a fumaça não tenha efeito irritante ou que cause odores incômodos. Além da sua função de limpar os gases, esse equipamento ajuda na recuperação de determinadas matérias-primas após elas receberem tratamento podendo ser usados em indústrias:
- Químicas;
- Farmacêuticas;
- Petroquímicas;
- Tratamento de superfícies.
O uso do lavador de gases possui uma grande gama de benefícios que falaremos mais para frente.
A primeira é que o uso desse equipamento torna o ambiente mais limpo, assim como a bomba centrífuga permite a condução de resíduos sólidos no líquido. O lavador de gases também pode ser atuar em diferentes faixas granulométricas, atua no controle das mais diversas substâncias.
Trocadores de calor para indústria
Além dos lavadores de gases há outros equipamentos muito importantes dentro de uma indústria e que ajudam no controle de temperatura de fluidos, os trocadores de calor.
Esse equipamento tem um design compacto, permitindo que o material de superfície onde será realizada a troca seja menor. O trocador de calor tem um grande rendimento e um baixo custo de manutenção, desse modo, esse equipamento ajuda na solução de problemas de transferência térmica em diversas aplicações.
Os trocadores de calor possuem certas características que são necessárias ser explicitadas. Esse equipamento tem grande eficiência térmica durante a transferência de calor, tem um baixo custo de instalação e de manutenção.
Assim, para simplificar, os trocadores de calor são dispositivos termodinâmicos com o objetivo de realizar trocas de calor entre muitos fluidos, principalmente quando estão em temperaturas diferentes. Esse processo é chamado como troca térmica de calor. Portanto, esse equipamento ajuda no resfriamento ou no aquecimento dos fluidos.
Bombas industriais
As bombas industriais são outro tipo de equipamento muito usados na indústria. Elas são usadas nos procedimentos de bombeamento de fluidos para o seu deslocamento de um lugar para o outro, e, além disso, podem ser bombeados também fluidos gasosos ou com pequenos sólidos.
Há muitos tipos de bombas, desde as chamadas bombas auto aspirante ou centrífuga até as de engrenagem e cada uma tem especificações diferentes. Todas as bombas funcionam por meio de uma turbina ou motor que transformam o trabalho mecânico em energia possibilitando o deslocamento dos fluidos.
Falaremos abaixo sobre alguns tipos de bombas.
1. Bombas de engrenagem
Esses tipos de bombas são as mais usadas, pois podem operar em diversos tipos de líquidos, sejam eles corrosivos, tóxicos, baixas, médias ou altas viscosidades. Por conta disso podem ser aplicados em muitos setores da indústria, como o petroquímicos, têxtil, metalúrgico, alimentícios entre outros.
2. Bombas centrífugas para indústria
A motobomba centrifuga é capaz de realizar transferências de volumes muito altas, e, para isso, utiliza-se a energia cinética para a operação.
As bombas centrífugas, ao contrário das de engrenagem, são aplicadas em líquidos limpos, com densidade próxima da água e que sejam pouco agressivos.
3. Bombas pneumáticas
Essas bombas são usadas em processos sanitários, pois são usados em fluidos de difícil bombeamento. Assim, essas bombas são usadas também em substâncias de líquidos corrosivos, químicos, inflamáveis, e muitos outros.
Entendemos então que uma indústria é composta por inúmeros processos e ferramentas e que elas são fundamentais para uma produção eficiente e segura.