máquinas

Máquinas que melhoram as temperaturas na indústria

Como qualquer construção, as edificações de uma fábrica devem ser montadas com máquinas, pensando no melhor para as pessoas que trabalharão nela.

No entanto, por conta das estruturas serem montadas em grandes galpões, as saídas de ar comuns em outros espaços, como comércios e residências, não são aplicadas.

Por isso, é necessário a criação de ferramentas que melhorem a qualidade de circulação do ar e consequentemente amenizam a temperatura ambiente, que são, naturalmente, bastante elevadas por conta das operações constantes das máquinas.

Além disso, o ar também tem importância efetiva para o funcionamento de alguns dispositivos, principalmente, nos sistemas pneumáticos.

No texto a seguir, falaremos da importância desse elemento, tanto em relação para o ambiente, quanto para o trabalho realizado no sistema pneumático.

Circulação e modificações no ar ambiente

O controle da temperatura e da ventilação, é uma prática que pode ser aplicada à qualquer espaço. Você provavelmente já utilizou ferramentas que realizam esse auxílio para a melhora da qualidade do ambiente.

Equipamentos como ventiladores, exaustores e ar-condicionados são muito usuais em residências e comércios. O ar-condicionado, por exemplo, é formado por uma estrutura de tubulação de aço.

A tubulação permite que o ar externo seja levado até esse equipamento, e a ferramenta faz a mudança de temperatura do ar de acordo com a necessidade.

Nas indústrias, isso não é diferente. Podem ser usados nesses locais dispositivos de diversos modelos, alguns maiores, como os ventiladores axiais, e alguns menores como o ventilador de coluna.

O ventilador de coluna é um ventilador como qualquer outro encontrado no mercado, mas é suportado por uma estrutura que permite que ele seja flexível, ou seja, a altura da estrutura principal, que é a parte que realiza a circulação do ar em altas velocidades, podem ser reguladas, dando mais utilidade para o equipamento.

Controle da temperatura das máquinas

Os espaços de uma indústria costumam ser muito abafados, quentes, úmidos e poluídos, Toda essa junção pode ser muito danosa para os objetos nas fábricas, e principalmente, para as pessoas.

É preciso, por exemplo, que os dispositivos que trabalham com fluidos em elevadas temperatura, como ar quente e água aquecida transformada em vapor, não excedam a temperatura aguentada pelas máquinas.

Por isso, as indústrias montam estruturas que realizam o resfriamento desses fluidos, como a torre resfriamento vettor.

A torre de resfriamento tem a função específica de captar a água superaquecida decorrente dos processos industriais e resfriá-la, abastecendo novamente as máquinas com água em temperatura mais amena.

Essas aplicações de controle da ventilação e do aquecimento do ambiente geram uma série de vantagens para as fábricas, tais como:

  • Melhorias para a saúde dos trabalhadores;
  • Maior qualidade do ar;
  • Maior vida útil para as máquinas;
  • Aumento do desempenho dos funcionários;
  • Durabilidade para ferramentas.

Uso do ar comprimido em sistemas pneumáticos

As indústrias também necessitam da utilização de ar para a realização de diversos trabalhos, principalmente, dentro das aplicações pneumáticas.

Nesses esquemas, o ar é transformado em ar comprimido, por alguns equipamentos específicos, como os compressores, sendo que o dispositivo mais usado nas fábricas é o compressor de ar tipo pistão, bastante eficaz para a transformação do ar ambiente em ar comprimido pelos pistões.

Esse tipo de ferramenta tem diversas aplicações nos processos industriais, como a função de gerar pressão de ar comprimido para o ligamento de motores pneumáticos.

No entanto, também é um item muito versátil, vendido bastante no mercado para o uso comum no dia dia das pessoas. Podemos dar o exemplo do enchimento de um pneu para o seu veículo.

Um pneu, para ficar completamente cheio, conseguindo exercer sua função de maneira adequada, precisa receber ar comprimido.

Portanto, caso você utilize muito veículos automotivos e necessite fazer o enchimento dos pneus com frequência, você pode adquirir compressor de ar portatil, que é um equipamento menos robusto e mais prático de ser carregado, podendo ser usado a qualquer hora.

Por fim, é importante explicar um pouco da composição desses compressores.O trabalho que faz com que ele funcione é bem simples: ele capta o ar ambiente, e por meio de movimentos de pressão ele transforma esse elemento em ar comprimido, possibilitando a aplicação em outros instrumentos.

No entanto, apesar da sua simplicidade, é importante que haja ferramentas que garantam um procedimento seguro.

Portanto, dentro de um compressor há, por exemplo, equipamentos como filtros, que realizam a filtragem de elementos impuros como poeira e umidade, deixando o ar comprimido completamente limpo, e também pressostato para compressor, que é um aparelho que executa o controle da pressão do ar, não permitindo que essas pressões se excedam.

Essas aplicações se tornam cada vez mais essenciais no nosso dia dia, e principalmente, nas indústrias, já que os sistemas pneumáticas se tornaram uma opção bastante interessante para os processos, muito por conta do seu menor custo, praticidade e eficácia na realização dos trabalhos industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *