indústria

Segurança na indústria exige equipamentos de qualidade

Um setor que precisa de atenção especial para a indústria é o laboratório de estudos e pesquisas. Nesse ambiente repleto de profissionais capacitados e equipamentos modernos, ocorre o desenvolvimento de produtos que serão disponibilizados para o mercado consumidor.

As buscas pela melhor transformação da matéria-prima em bens de consumo de qualidade precisam ser realizadas continuamente.

As novidades tecnológicas ajudam em processos específicos, mas o uso de equipamentos tradicionais ainda faz parte do cenário de um laboratório.

A presença de bancadas e instrumentos de medição se faz necessário em todo campo de estudo. Isso permite um controle de elementos químicos e outros elementos que são utilizados nas pesquisas realizadas por cientistas nas mais diversas áreas, entre as quais as indústrias de:

  • Alimentos;
  • Automotivos;
  • Farmacológicos;
  • Têxteis.

Para cada segmento são implementados novos processos de trabalho, com materiais que podem ser benéficos para os consumidores, quando os produtos são fabricados em larga escala.

Isso promove a segurança alimentar, proteção no trânsito, remédios que ajudam na saúde e roupas e calçados mais confortáveis.

Vidro é material que suporta testes na indústria

Muitos elementos químicos precisam passar por reações em diferentes temperaturas, desde o zero absoluto, ou abaixo, até o ponto de efervescência, que pode ser muitos graus acima do estipulado no início de uma pesquisa.

Para garantir que os trabalhos possam ser realizados sem qualquer problema de contaminação, os centros de pesquisa industriais são equipados com vidrarias de laboratório que suportam variações térmicas e não se modificam conforme o elemento químico utilizado.

Mesmo as manipulações que ocorrem durante uma pesquisa, o vidro está presente em diferentes formatos, como balão de fundo chato, ou redondo, pipetas e bastões. Podem ser realizados diversos testes e misturas que o objeto não vai se alterar, apenas a forma estudada.

São muitas as reações químicas que podem ser encontradas durante um estudo para um novo produto, e mesmo assim a vidraria quimica não será afetada, nem ocasionará qualquer interferência no resultado final.

Vale lembrar que, os métodos científicos utilizados em cada laboratório depende dos objetivos de uma empresa industrial, e quais os procedimentos que são adotados para os trabalhos realizados.

Dessa forma, o vidro pode ser encontrado em quatro modelos, sendo eles:

  • Vidro comum;
  • Temperado;
  • Quartzo fundido;
  • Pirex.

A prática pode determinar quais os modelos mais adequados, assim como os instrumentos que devem ser aplicados em um estudo na área de alimentos ou no desenvolvimento de um novo tecido que atenda um público específico.

Modelo de instrumento de medição essencial

Entre os muitos objetos encontrados em um laboratório, o becker de vidro está entre os essenciais, por todas as possibilidades de trabalho e estudo que podem ser realizados com esse modelo de vidraria.

Há dois modelos que podem ser encontrados nas bancadas de um laboratório: Griffin e Berzelius. O primeiro é mais alto e largo, enquanto o segundo possui um corpo mais fino.

Proteção contra incêndio faz parte do ambiente

A segurança patrimonial e dos trabalhadores é parte primordial em qualquer indústria. Os laboratórios contam com carga extintor de incêndio de acordo com os materiais utilizados, com projeto desenvolvido por profissionais da área, como o próprio corpo de bombeiros.

A saída de emergência e equipamentos eletrônicos que detectam variação de temperatura que coloca em risco a segurança dos trabalhadores também devem ser empregados.

Para evitar qualquer problema de larga escala, o empreendimento imobiliário deve contar com hidrantes em pontos estratégicos, com selo mecânico presente para evitar vazamento da água que está sob pressão contínua.

Saída de ar para manter área de pesquisa acessível na indústria

A disposição do laboratório de pesquisas e estudos em um galpão industrial, ou qualquer que seja a empregabilidade, deve ser de fácil acesso em relação á linha de produção, facilitando as operações relacionadas às amostras, os testes e até mesmo a emissão de um resultado positivo.

Além da segurança ser reforçada com um projeto de combate a incêndio e acidentes, a inclusão de um sistema de exaustão industrial é imprescindível para que não haja contaminação do ar, do solo ou da água.

Esse controle deve ser observado durante a montagem industrial, no qual a refrigeração, a climatização e até mesmo o emprego de equipamentos de pequena, média e larga escala sejam mensurados de maneira prévia.

Por fim, o projeto imobiliário de um laboratório, qualquer que seja a finalidade, precisa contar com equipamentos de proteção individual e coletiva e produtos para uso de primeiros socorros.

Uma chave geral, a presença de extintores e chuveiro lava-olhos deve fazer parte da estrutura, sendo observada pela equipe de segurança do trabalho.