ambientes

Qualificação e segurança para ambientes industriais

Um dos espaços mais importantes para o desenvolvimento econômico e social dos países são as indústrias. São nesses ambientes que a produção de basicamente tudo aquilo que chega aos mercados comerciais, e consequentemente para a população, acontece em larga escala.

Por conta das necessidades das instâncias governamentais e também setores privados, essencialmente as empresas multinacionais, estatais e particulares de grande alcance, que necessitam de uma produção em larga escala, existe uma grande variação dos segmentos industriais.

Como essas empresas atuam em diferentes campos, como no ramo alimentício, automobilístico e eletrodomésticos, são essas empresas que constroem as indústrias, e a variação de segmentos industriais é muito grande.

Apesar disso, diversos mecanismos e composições devem estar presentes em diferentes tipos de indústrias, independente do ramo de atuação de cada uma.

São justamente esses elementos que falaremos hoje, apontando como eles fazem parte da composição das fábricas e de que maneiras eles atuam para garantir indústrias mais completas e de qualidade.

A segurança interna

Para começar, é importante falar de um assunto que sempre está em pauta nas indústrias, que são as NR (Normas Regulamentadoras) que regem a segurança e a proteção para os profissionais industriais e também para as máquinas presentes nesses espaços,

A segurança é tão importante para as indústrias, que esses espaços são classificados como uma NR atmosfera explosiva, ou seja, um ambiente propenso a explosões, por conta dos elementos que são utilizados nesses ambientes, como gases e substâncias químicas.

É justamente por isso que esses ambientes são enquadrados nessa classificação, pois dessa maneira é necessário que as indústrias preparem as composições para que a segurança seja garantida para os colaboradores, impedindo que explosões e outros tipos de acidentes aconteçam.

A testagem de equipamentos

Para aumentar ainda mais a segurança dos processos industriais, é fundamental que as indústrias, independentemente do setor, realizem análises, estudos e testes antes de começarem as produções, principalmente em relação aos equipamentos que serão utilizados nesses procedimentos.

Para que esses testes sejam realizados, é preciso que exista espaços reservados e preparados para receberem esses processos de testagem.

Nas indústrias de automóveis, por exemplo, a presença de uma bancada de teste automobilistica é muito importante, pois são nesses espaços em que são realizados diferentes testes, principalmente dos equipamentos que serão utilizados na montagem dos automóveis e também das peças que farão parte da composição dos veículos.

Melhorias para os ambientes de trabalho

Melhorar a condição dos ambientes industriais também é um ponto fundamental, que está diretamente atrelado com a segurança e a qualidade dos processos das indústrias.

Por isso, existem diferentes composições que precisam ser montadas para melhorar essa qualidade, principalmente em relação a temperatura desses espaços, entre elas:

  • Resfriadores industriais;
  • Ventiladores industriais;
  • Exaustores industriais;
  • Sistemas de filtragem.

Em muitos desses elementos, por exemplo os ventiladores e exaustores, é fundamental que ocorra sempre uma melhoria em selo mecanico de mola unica, pois esses itens são fundamentais para aprimorar processos de instrumentos rotativos, aperfeiçoando ainda mais o desempenho desses elementos.

Sistemas hidráulicos fabris

Para finalizar, vale destacar um dos sistemas fundamentais para as indústrias, que é o sistema hidráulico, responsável pela distribuição hídrica e aplicação de fluidos nas máquinas.

Para que o desempenho desses sistemas seja o mais qualificado possível, é muito importante que os componentes que fazem parte da composição hidráulica, sejam resistentes e modernos, como a conexão de ferro galvanizado.

Dessa forma, quando o ferro passa pelo processo de galvanização, ele se fortalece e se torna ainda mais resistente, garantindo performances eficientes para a produção industrial. Durante o processo, também pode ocorrer a conexão ferro e aço.

Existem ainda outros tipos de materiais que podem ser utilizados para montar as conexões, entretanto, quando elas são compostas por materiais metálicos, especialmente quando passam por esses processos de reforço, como é o caso das conexões de ferro que são galvanizadas, o desempenho é maior.

Por fim, é necessário também a presença de elementos de limpeza e filtragem dos sistemas hidráulicos. Como esses esquemas são montados em espaços subterrâneos, é normal que acumulem sujeiras.

Para que isso não afete a qualidade da água que será distribuída, a presença de sistemas de filtragem e outros elementos que realizam a limpeza da água, como o filtro em Y, é indispensável, pois garante um elemento limpo e que pode ser utilizado e consumido em todas as áreas da indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *