energia

Produtividade industrial depende de energia elétrica

As fábricas e indústrias dependem dos recursos naturais para produzir energia e direcionar toda força e potencias para os equipamentos e maquinários utilizados na planta fabril.

Há diversos modelos de fontes de energia que podem ser utilizados em diferentes situações, tanto as renováveis quanto as não renováveis. Em ambos os casos, o meio ambiente está envolvido e deve ser tratado de maneira adequada.

As fontes de energia renováveis são promovidas por meio da luz do sol, dos rios e mares, do vento, também conhecido como eólica e a biomassa. As que não são renováveis, mas ainda assim provenientes da natureza, são o carvão mineral, o petróleo e seus derivados, e o gás natural.

Geradores de suporte produzem eletricidade

As plantas fabris possuem estações de energia elétrica dedicadas para o consumo próprio. As concessionárias públicas e privadas separam uma parte da produção para atendimento exclusivo para as fábricas e indústrias.

Ainda assim, por motivos diversos, a captação de energia pode sofrer uma sobrecarga, gerando um apagão para garantir a segurança de todos e evitar os prejuízos e danos colaterais. Nesse momento, toda a energia é desligada, mesmo que seja por alguns momentos.

Como a produtividade não pode parar e as linhas de produção não podem ser afetadas, são utilizados geradores de energia movidos a combustível fóssil, como gasolina e diesel.

Essas máquinas são acionadas de maneira automática quando há falha da energia elétrica central. Para garantir o pleno funcionamento, as equipes de manutenção realizam inspeções periódicas, verificando desde o filtro da bomba de combustível até o alinhamento de motor e a lubrificação de engrenagens.

A automatização industrial está presente no abastecimento de energia, para que as máquinas possam funcionar na capacidade plena a todo instante. Os geradores possuem tamanhos diferenciados, conforme o tamanho da empresa e da necessidade em manter a linha de produção em atividade.

Por ser movida a combustível fóssil, é preciso manter o tanque abastecido com gasolina ou diesel de qualidade. A equipe responsável pela manutenção verifica se o produto é de qualidade identificando o período de troca do filtro de combustivel e as condições em que se encontra.

Esse cuidado promove a vida útil do gerador, diminuindo o consumo de diesel ou gasolina, além de reduzir a emissão de gases poluentes no ar. O investimento nesse tipo de equipamento se justifica por diversos motivos, entre eles:

  • Facilidade na instalação;
  • Gerenciamento automatizado;
  • Totalmente funcional;
  • Alta durabilidade.

Os custos com manutenção são baixos, principalmente quando se equipara ao valor de um filtro de combustível preço que se justifica pelas vantagens que apresenta no combate à poluição e a proteção ao meio ambiente.

Seguindo todas as normas indicadas pelo fabricante, o gerador de energia é essencial para as fábricas e indústrias que contam com a energia de hidrelétricas, mas precisa contar com o suporte quando a necessidade aparece.

Economia no abastecimento de equipamentos

Os galpões industriais modernos estão recebendo a instalação de painéis fotovoltaicos para a transformação da luz do sol em energia elétrica. Por causa do tamanho da construção, é possível captar muita energia e direcionar para os pontos mais apropriados.

As baterias permitem o acúmulo de energia elétrica para que possam ser utilizadas no período da noite. A distribuição nas redes públicas promove o acúmulo de bônus, permitindo que a empresa tenha um abatimento na conta mensal das concessionárias.

Vale ressaltar que, a instalação de painel solar está se expandindo tanto no setor industrial quanto em ambientes domésticos. Dessa forma, a energia limpa passa a fazer parte da realidade da sociedade.

Energia elétrica faz parte da montagem

Áreas administrativas e o chão de fábrica dependem da energia elétrica para o uso das máquinas e equipamentos. A eletricidade produzida pelas hidrelétricas, pelos geradores movidos a combustível e pelos paineis solares é essencial para a produtividade em qualquer cenário.

Diferentes setores utilizam o misturador industrial na linha de produção, entre eles o alimentício e o farmacêutico. Até mesmo a área de pintura de automóveis e eletrodomésticos dependem desse equipamento movido a eletricidade..

No setor industrial, a energia é essencial, qualquer que seja sua forma de produção. Só não pode faltar, para que a demanda de bens de consumo seja o suficiente para o mercado. Por isso é preciso entender como as empresas se adaptam, complementando os diferentes tipos de energia e sua disponibilidade recorrente.

A energia elétrica faz parte da montagem das indústrias e fábricas, qualquer que seja o tamanho do empreendimento. O modo de captação é que está mudando, e para melhor.