O trabalho no ambiente industrial é fundamental para a geração de produtos e assim tornar a vida das pessoas mais simples. Para conseguir produzir em larga escala, as empresas precisam se organizar financeiramente e investir na contratação de profissionais com experiência na indústria.
A geração de empregos é algo que ajuda positivamente o crescimento econômico, proporciona poder de compra para as pessoas e principalmente mão de obra para a companhia.
A elaboração de um planejamento anual é muito importante, pois permite que os gestores e responsáveis pela produção possam organizar as seguintes questões:
- Produto que será fabricado;
- Quantidade;
- Tempo de serviço;
- Materiais que serão utilizados;
- Maquinário e equipamento;
- Métodos de produção;
- Definição das metas e objetivos;
- Número de funcionários necessários para o trabalho.
Estes e outros assuntos podem ser decididos no momento de criar o planejamento, pois assim os colaboradores responsáveis pelo gerenciamento terão mais controle das atividades e economia de tempo.
Os investimentos na compra de matéria-prima com bons fornecedores, máquinas potentes e insumos para que os funcionários possam dar o seu melhor é o caminho para o sucesso, com excelentes produtos que podem conquistar o público.
A importância do uso de EPI nos serviços industriais
O EPI (Equipamento de Proteção Individual) é fundamental durante a jornada de trabalho na indústria, pois tem a função de proteger o indivíduo e evitar acidentes de trabalho que possam prejudicar a saúde física da pessoa.
A utilização de EPI’s é uma exigência da NR 6 (Norma Regulamentadora), criada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, que estabelece que as empresas ofereçam equipamentos de proteção de forma gratuita e sempre que houver necessidade para a equipe de colaboradores.
Procurar empresas especializadas na industria de EPI é uma forma de conseguir fazer as compras em grande quantidade para garantir os equipamentos que protegem os funcionários.
Existem vários modelos de EPI, que variam conforme a área de trabalho, porém os mais utilizados são: botas, botinas e sapatos especiais, capacetes, luvas e mangotes, roupas específicas conforme a área de atuação, óculos e viseiras, abafadores e protetores auriculares, máscaras e filtros respiratórios, cintos de segurança e cinturões para trabalhos em altura.
Produtos utilizados em procedimentos na área química e farmacêutica
Na indústria de fármacos, a produção de medicamentos acontece diariamente e em grande quantidade para atender as demandas. Durante o processo de fabricação, os profissionais utilizam produtos que ajudam na elaboração de fórmulas para as as mercadorias serem desenvolvidas.
A agua destilada farmaceutica, por exemplo, é usada como reagente ou solvente, permitindo uma análise quantitativa durante os procedimentos, ajudando a obter resultados satisfatórios na produtividade. Esta água causa menos interrupções devido às outras substâncias presentes nas soluções que os especialistas elaboram.
Outra opção que é usada na indústria química e na área farmacêutica, é a agua desmineralizada 5L, que diferente da água comum, tem todos os sais minerais removidos, o que facilita o seu uso nos processos químicos.
Alguns exemplos de aplicações deste produto são:
- Radiadores;
- Lavadoras ultrassônicas;
- Enxágue de instrumentos cirúrgicos;
- Aquários;
- Baterias;
- Ferros de engomar;
- Limpadores de para-brisa;
- Equipamentos que necessitam de água purificada;
- Produção de medicamentos.
Ferramentas versáteis para a fabricação de produtos
Alguns itens são muito práticos, podendo ser usados dentro e fora da indústria. O alicate articulado Stanley, por exemplo, é muito utilizado em serviços de instalação elétrica, fixação de porcas, permite cortar, torcer ou desencapar fios e cabos, desrosquear ou rosquear peças, entre outras finalidades que otimizam tempo e agregam qualidade nas tarefas dentro e fora do ambiente laboral.
Material que ajuda no cuidado dos utensílios nas cozinhas
Nas cozinhas industriais ou residenciais o uso de um jogo de facas é muito importante para cortar os alimentos durante a preparação das refeições.
Com o passar do tempo e frequência de uso, é necessário usar um amolador de facas para recuperar a precisão, fio de corte e qualidade do utensílio.
Em lojas de utensílios para cozinhas há modelos de afiadores automáticos, em formato de pedra e de chaira, que é popularmente conhecido como fuzil.
Estes podem amolar as facas de metal de modo simples e com muita qualidade. Para as facas de cerâmica é necessário ter um afiador faca de ceramica que é mais específico e não danifica o utensílio.
Deste modo, o uso de EPI corretos, produtos específicos para a produtividade e um bom plano para a produção é o modo de conseguir fabricar mercadorias em larga escala e ter excelente lucratividade.