Usinagem

Os processos de usinagem na indústria

Os processos de usinagem estão presentes em indústrias dos mais diversos segmentos, em especial, as que trabalham com materiais metálicos e metalúrgicas. Durante a usinagem, as peças em metal são submetidas ao cisalhamento, isto é, aos procedimentos de retirada de material do componente, que resulta em um objeto específico, conformado e transformado.

Dessa maneira, por meio do cisalhamento, pode-se dar forma ao material metálico, transformando-o em peças com diferentes finalidades.

Por meio da usinagem, também é possível realizar o acabamento de superfícies, bem como a obtenção de formas com maior nível de detalhamento, como furos, saliências, roscas e reentrâncias.

Atualmente, quase todas peças metálicas são feitas por meio da usinagem. Ela pode ser aplicada na conformação de componentes para a indústria automotiva, aeronáutica, construção civil, moldes de injeção, ferramentas gerais e muitos outros produtos.

Além dos materiais metálicos, alguns processos de usinagem permitem a aplicação em objetos não metálicos, dependendo das finalidades de uso.

As especificações do processo: etapas de trabalho

Os processos de usinagem compreendem quatro etapas principais, com finalidades distintas, que podem ser ou não aplicadas em conjunto para a transformação dos materiais. São elas:

  • Torneamento;
  • Fresamento;
  • Mandrilhamento;
  • Aplainamento.

No torneamento, a peça passa por uma máquina conhecida como torno mecânico, que transforma o material em um componente cilíndrico.

O torno gira o material metálico em um eixo, permitindo o corte da peça por ferramentas manuais, automáticas ou kits especiais. Esse processo é bastante usual para a fabricação de parafusos.

Já o fresamento é usado, principalmente, para a criação de engrenagens. Por meio de uma máquina fresadora com eixos inclinados, o material é cortado conforme as especificações. O ângulo dos eixos pode ser regulado, de acordo com o tipo de peça a ser fabricada.

O mandrilhamento consiste em fornecer ao componente um alto nível de acabamento. Por esse motivo, ele é realizado para produtos com superfície de revolução.

O processo pode ser usado em peças de diferentes formatos, a partir do mandril até ferramentas de acabamento.

Por fim, o aplainamento é feito em superfícies planas. O movimento de corte é apenas de translação e o material se move, enquanto a ferramenta de corte permanece parada.

Hoje em dia, esses processos são feitos com muita facilidade, ainda mais com a evolução tecnológica.

Desde a década de 1950, com o surgimentos das máquinas de comando numérico computadorizado, conhecida como CNC, foi possível programar as formas de usinagem e, além disso, alcançar níveis altos de precisão, até na faixa de 1 mícron (10-6 m).

Processos de usinagem em empresas

Apesar do processo de usinagem ser muito comum nas indústrias e uma das atividades mais empregada para a conformação de peças, é aconselhável que somente profissionais competentes e qualificados realizem as etapas de usinagem.

Afinal, por oferecer uma gama muito grande de componentes, a usinagem de peças SP precisa ser feita por uma empresa de confiança, que assegure a qualidade e a garantia dos bens produzidos.

Vale ressaltar que cada indústria pode optar por escolher um método de usinagem específico. Quer dizer, que alguns estabelecimentos podem preferir o trabalho somente com o torneamento e a fabricação de parafusos. Enquanto outro setor, pode ser especializado na conformação de engrenagens.

Sendo assim, existem diversos tipos de empresas de usinagem no mercado. É recomendável, portanto, verificar qual o tipo de peça melhor atende às necessidades de cada aplicação e, assim, escolher uma indústria especializada em determinado processo de usinagem.

Além disso, alguns estabelecimentos podem fabricar peças especiais, ou seja, de acordo com especificações do cliente.

Em geral, isso ocorre em casos em que é preciso ter uma forma muito específica, como os moldes de injeção plástica, por exemplo.

Diante disso, o mais indicado é procurar não só por uma indústria de usinagem, mas também, por empresas de projetos industriais que também fabriquem peças personalizadas.

Independentemente das necessidades do cliente, as empresas reconhecidas no mercado, com experiência e comprometimento são as melhores opções. Com elas, tem-se a segurança da qualidade dos produtos, garantia em serviços e, muito mais do que isso, o oferecimento de bons preços e condições de pagamento.

Isso quer dizer que além de ter em mãos um produto de boa procedência, o cliente ainda é beneficiado com uma negociação vantajosa.