O compressor de ar é um equipamento muito popular no setor industrial, especialmente nos trabalhos que demandam o uso de energia pneumática.
De modo geral, os compressores captam o ar que estão no ambiente e o armazenam sob alta pressão, dentro de um reservatório contido na própria máquina.
Assim, é possível utilizar o gás sob pressão em diversos tipos de atividades industriais, dependendo das necessidades.
Normalmente, os compressores mais comuns são o de pistão e o de parafuso. No primeiro modelo, o equipamento possui válvulas internas, que são as principais responsáveis pela aspiração e compressão dos gases atmosféricos.
O compressor de pistão é altamente eficiente, capaz de atingir altas pressões, mesmo em ambientes agressivos (como nas indústrias). Além disso, ele é encontrado em muitos modelos, todos com baixo custo.
Já o modelo de compressor de ar parafuso comprime o ar na câmara de pressão, mas, ao invés de válvulas, utiliza os fusos helicoidais. Uma das principais vantagens desse modelo de compressor é a sua baixa temperatura de compressão, pouca emissão de ruídos e a emissão de fluxos contínuos de ar.
Especificações sobre os compressores de ar
Os compressores são encontrados em diversos modelos, incluindo o uso industrial e doméstico. Por esse motivo, os equipamentos são separados, basicamente, em:
- Compressores para serviços gerais;
- Compressores pneumáticos industriais;
- Compressores de gás ou de processo;
- Compressores para refrigeração;
- Compressores para vácuo.
Além desses modelos, existe o compressor de ar direto, que, diferentemente dos outros equipamentos de compressão industrial, não possui reservatório, o que torna o aparelho menor e mais fácil de manusear.
Os compressores de ar direto são usados em serralherias, oficinas, borracharias e funilarias, para serviços de pintura com pistolas, enchimento e calibragem de pneus, bem como em atividades menores, como artesanato.
O nome “direto” é dado justamente pela ausência de reservatório, sendo que a produção de ar é contínua e, quando o equipamento é desligado, a operação é encerrada automaticamente.
Portátil e eficiente, os compressores de ar direto também são indicados para uso doméstico, já que pode ser carregado sem grandes dificuldades. A maioria dos compressores diretos é fabricada com motor elétrico bivolt, com trabalho de pressão de até 35 ps.
Outro equipamento usado em sistemas pneumáticos é o secador de ar para compressor. Ele é aplicado em compressores com reservatório, pois tem a função de eliminar a umidade do ar, deixando-o totalmente seco. Esse processo de secagem pode ser feito por diversos métodos, como refrigeração ou adsorção.
Os equipamentos hidráulicos na indústria
Fora os equipamentos e máquinas pneumáticas, o setor industrial também opera com sistemas hidráulicos, que utilizam fluidos sob pressão para a geração de energia.
No lugar de compressores de ar, a rede hidráulica é conhecida pela presença de bombas, que fazem o bombeamento dos fluidos e líquidos em diversos tipos de operação.
Nos sistemas hidráulicos, encontram-se válvulas de retenção e de segurança, que evitam ocorrências de vazamentos e protegem o local, evitando acidentes de trabalho.
Além disso, conta-se com um motor (elétrico ou a combustão), que é o responsável pela movimentação das bombas e pela transformação de energia.
Um dos componentes do sistema hidráulico é o papelão hidráulico preço diferenciado, que é indicado para trabalhos de junta de vedação em flanges de tubulação ou de equipamentos.
Assim como as válvulas, o papelão também evita vazamentos, colaborando para que o sistema esteja totalmente seguro e estanque.
Os papelões hidráulicos são desenvolvidos a partir de diferentes fibras, com cargas reforçantes e materiais de alta resistência.
Dessa forma, esses componentes são capazes de suportar variações de temperatura e pressão, pois são ligados com elastômeros por meio de processos de mistura e calandragem.
É importante que todos os componentes, dispositivos, válvulas e peças do sistema hidráulico passem por revisões periódicas, com medidas preventivas de manutenção.
Dessa maneira, é possível evitar falhas de operação, bem como acidentes, que podem ser ocasionados por consertos indevidos ou não realizados.
Deve-se ter especial atenção com as bombas hidráulicas. Elas sofrem desgaste ao longo dos anos, por esse motivo, no planejamento de manutenção preventiva é preciso constar períodos para o conserto de bomba hidráulica, com reposição ou substituição de peças, limpeza da bomba, entre outros trabalhos.
Recomenda-se que a manutenção do sistema hidráulico seja feito por uma empresa especializada, que siga corretamente as normas e tenha profissionais qualificados para a operação.