usinagem

Os processos de usinagem e alguns equipamentos

A indústria possui diversos setores, e cada um deles é destinado a um trabalho específico que nos permite ter acesso a diferentes produtos e bens de consumo. Um dos setores mais importantes da indústria é a metalúrgica e seus segmentos, como a usinagem.

Pois, é por meio dela que são criadas diversas peças que compõem os mais variados bens fabricados, como máquinas, automóveis, aviões, ferramentas, entre outros.

A usinagem realiza um trabalho muito importante de manuseio do metal, a fim de se obter peças com cortes milimetricamente precisos, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre esses processos e algumas ferramentas. Confira.

Algumas ferramentas utilizadas pela usinagem

Antes de falarmos um pouco sobre algumas ferramentas de usinagem, precisamos defini-la, para que você compreenda melhor.

A usinagem é um setor da metalúrgica que se utiliza de desgaste mecânico para dar forma a uma peça, por meio do uso de diversos tipos de metal e outros materiais.

O processo de usinagem é feito por meio de uma peça bruta, até que se chegue ao formato e às medidas solicitadas. Todo esse processo é realizado por ferramentas de corte, que podem ser:

  • Broca de centro;
  • Cabeçote de inserto;
  • Mandril;
  • Fresa de topo.

Essas são apenas algumas das principais ferramentas para usinagem utilizadas, sendo que a broca de centro é utilizada para fazer um furo inicial que servirá como guia no local do furo.

Já o cabeçote de inserto é indispensável para trabalho de alto nível com fresadoras e outros maquinários. O mandril é utilizado para alisar ou alargar furos para receber peças de variados diâmetros.

Já a fresa de topo faceia, ranhura, executa bolsões dentre outras atividades realizadas juntamente com a fresa.

Mas, além dessas ferramentas, ao procurar por empresas de usinagem em SP, pode-se notar que elas fazem uso de outros equipamentos indispensáveis para a boa usinagem de peças.

No artigo iremos falar um pouco mais sobre eles. Confira.

Equipamentos importantes

A usinagem é um setor da indústria metalúrgica bastante completo, que facilita a composição de máquinas, meios de transporte, dentre diversos outros produtos.

Mas, para isso, além das ferramentas gerais, a usinagem faz uso de diversos outros itens, como as máquinas.

Uma das mais conhecidas é o torno, uma máquina versátil e muito utilizada no acabamento de peças usinadas. Seu trabalho é possível graças a placas que servem para a fixação das peças a serem trabalhadas.

Apesar de ser uma das máquinas mais antigas da usinagem, o torno mecanico ainda é considerado um revolucionário, dando origem a diversas outras máquinas do setor industrial.

Além da usinagem, o torno mecânico também pode ser utilizado pela construção civil e pela indústria mecânica. Além de usinar e tornar, o torno também executa a função de polir a matéria-prima que está sendo trabalhada, podendo esta ser metal, plástico, madeira, entre outros.

Essa máquina realiza cortes geométricos em diferentes tipos de materiais, como uma chapa de aço. Realizando movimentos de rotação ocorre o torneamento, processo que define a forma das peças.

O torno também é bastante utilizado para outras finalidades, como furar, alargar, recartilhar dentre diversas outras. Quando uma empresa de usinagem vai escolher um torno mecânico para trabalhar, leva em conta aspectos como:

  • Dimensões das peças produzidas;
  • Geometria das peças;
  • Quantidade da produção;
  • Grau de precisão.

Por ser um equipamento de fácil manuseio, pode realizar trabalhos em diferentes materiais, como no caso do aço inox 304. Mas apesar de sua facilidade de manuseio, ela deve ser operada por um profissional experiente, que tenha domínio e conhecimento sobre a atividade. Somente dessa maneira podem ser garantidas a qualidade e a eficiência do que será produzido.

É claro que a usinagem envolve muitas outras ferramentas e máquinas, no entanto, neste artigo citamos as principais para que você possa entender um pouco mais sobre o assunto.

E independentemente de qual ferramenta ou máquina seja utilizada, tudo o que envolve os processos de usinagem é muito importante, porque garante a qualidade final das peças.

Portanto, a usinagem depende de seus instrumentos para garantir um bom trabalho aos clientes, fabricando peças milimetricamente geométricas, no formato e medidas necessários.

Tais peças também farão parte de outras máquinas que auxiliarão a indústria na fabricação de tudo o que precisamos para o dia a dia.