A indústria é provedora de diversos tipos de produtos, serviços e bens de consumo aos quais temos acesso diariamente. Isso é possível porque a indústria possui diversos segmentos que fazem uso de diversos componentes na fabricação de seus produtos finais.
Esses materiais utilizados visam conferir ao produto final mais durabilidade, padronizar sua qualidade e torná-lo mais acessível financeiramente para o consumidor.
Não apenas na fabricação do produto final, alguns materiais também são utilizados para auxiliar os equipamentos que fazem parte dessa produção. Neste artigo você irá conhecer alguns deles e qual sua finalidade. Confira.
O uso da gaxeta
Vamos começar falando da gaxeta, que são construídas com fios trançados de diversas fibras e se destacam pela maciez, flexibilidade e resistência
Por serem quimicamente resistentes, mecânicas e térmicas, as gaxetas são utilizadas para a fabricação de anéis de vedação, que evitam o vazamento de máquinas do setor industrial.
São fáceis de instalar e podem ser utilizadas com todos os tipos de fluidos e em várias faixas de temperatura e pressão. A aplicação das gaxetas pode ser estática ou dinâmica e podem ser empregadas em:
- Haste de válvulas;
- Misturadores;
- Sopradores;
- Evaporadores e fornos;
- Tampas de filtros;
- Tampas de reatores;
- Bombas rotativas, centrífugas e alternativas.
Existem diversos tipos de gaxetas e um dos mais utilizados é a gaxeta grafitada, um item fabricado a partir de fios de fibra acrílica que é impregnada com um composto à base de petróleo e externamente acabada com grafites.
Ela é muito recomendada para trabalhos com água quente ou fria, bem como para trabalhos com vapor saturado e produtos químicos variados. Ela apresenta vantagens como:
- Baixo custo;
- Não causa coceira;
- Trabalha com até 260°;
- Vedação de qualidade.
Essa gaxeta é muito aplicada em bombas, roda d’água e em contato com óleos térmicos.
Outro tipo bastante utilizado é a gaxeta teflonada, fabricada a partir de fibra acrílica ou vegetal e é impregnada com composto à base de PTFE.
Por conta de sua alta resistência mecânica, ela é muito aplicada em bombas, válvulas, processos com água fria e quente e possui baixo atrito com eixos, luvas e hastes de válvulas.
Esse tipo de gaxeta é encontrada em diferentes versões com o mesmo acabamento, sendo este o grafite.
Além das gaxetas, outros componentes são muito utilizados pela indústria. Veja alguns deles e suas funções no tópico a seguir.
Componentes presentes na indústria
Para a fabricação do produto final ou o cuidado com máquinas e ferramentas, a indústria faz uso de diversos componentes. Um deles é a fita de fibra cerâmica, amplamente utilizada por diversos setores industriais para isolamento térmico.
De modo geral, ela pode ser aplicada de diversas maneiras por conta de suas características, como sua alta capacidade em suportar o calor e produtos químicos.
Esse componente veio para substituir o amianto, possuindo uma capacidade muito mais elevada de isolamento térmico e acústico.
Outro componente bastante utilizado pela indústria é a mangueira. As mangueiras proporcionam a ligação entre diferentes pontos de locomoção de fluidos líquidos, gasosos e sólidos.
São altamente versáteis e flexíveis e substituem tubulações comuns porque apresentam capacidade de absorver vibrações, permitir mais articulação, além de altamente resistentes a corrosão e possuírem montagem simples.
Na indústria, as mangueiras podem possui fins distintos, porque são muito mais eficazes do que tubulações comuns. Também são resistentes, suportando diferentes níveis de pressão, dependendo do material utilizado em sua composição.
Além das mangueiras e dos outros itens mencionados anteriormente, diversos outros componentes são utilizados diariamente pela indústria e um deles é a ventosa.
Esses componentes possuem garra a vácuo e são mais potentes e podem ser usadas como acessórios em geradores de vácuo, tornando sua fixação totalmente instantânea. Isso permite uma melhor manipulação dos objetos em alta velocidade, como:
- Papelão;
- Embalagens Plásticas;
- Madeira;
- MDF;
- Fibra de vidro.
Independentemente de como seja a superfície a ser manipulada, as ventosas não deixam marca porque se adaptam a qualquer condição de fixação.
Os componentes usados pela indústria variam em finalidades, mas todos possuem o mesmo objetivo: melhorar o que quer que seja produzido.
Esses componentes podem atuar diretamente na produção ou no uso dos equipamentos, como no caso do itens abordados neste artigo. Tudo para garantir que os consumidores tenham acesso ao que há de melhor.