usinagem industrial

O que é e o que faz a usinagem?

A técnica de usinagem é um dos segmentos da indústria metalúrgica, dentre vários tipos de processos, utilizada na moldagem do metal e sua finalização. Trata-se de um tipo de fabricação com valiosa eficácia na criação de objetos de metal.

Neste processo, os operários fazem cortes nos materiais com objetivo de modificar a corporatura e forma de determinado produto, de acordo com os requisitos pré-estabelecidos.

O que é Usinagem e como funciona esse serviço

A usinagem, prática conhecida por todo o mundo, funciona como excelente possibilidade a outras intervenções nos processos, abrangendo a moldagem e a fundição.

Este método de talhar uma peça bruta é minucioso na criação de peças bem finas e objetos ricos em detalhes com resultados bem satisfatórios, diferenciando-se assim da solução que as técnicas de fundição e moldagem oferecem.

O alcance de produção que a técnica de usinagem pode criar é vasto e vais desde arruelas, porcas e parafusos de aço até peças de metal, bem como objetos de porte maior, como ferramentas gerais e componentes para indústria automobilística.

O molde por meio do torno é outra ferramenta que possibilita dar formas a um determinado metal.

Vale destacar neste ponto que no processo de torneamento, os profissionais da área da metalurgia colocam o material sobre uma peça conhecida como torno. Este torno promove o giro do metal, de modo que ele possa ser moldado ou cortado com a utilização de ferramentas manuais ou ainda kits especiais.

Tal processo de torno cnc pode ser utilizado na criação de um parafuso com presença de rosca ou mesmo um fixador correlato, assim como de qualquer outra peça. Tal  processo pode se dar de forma manual ou automática, visto o crescente avanço de novas tecnologias.

Quais são os serviços de usinagem

Os serviços de usinagens são bem diversificados sendo os mais conhecidos o serramento, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furação, brochamento, eletroerosão, entre outros.

A origem da usinagem data do fim do período pré-histórico com processos unicamente manuais, tendo seus estudos aprofundados no início do século XIX, juntamente com o advento das máquinas a vapor e, em seguida, as movidas por eletricidade.

Atualmente as máquinas existentes são de alta precisão e indiscutível eficácia. É o caso dos chamados Serviços de usinagem cnc, no qual máquinas operam com comando numérico computadorizado e com uma precisão minuciosa em seviços pequenos – com equivalência a 1 mícron.

É devido a esta particularidade que hoje chamamos esse processo de Usinagem de Precisão.

Nos dias de hoje, a usinagem está presente em inúmeras indústrias e tecnologias, como:

  • Indústrias automotivas;
  • Construção naval;
  • Aeroespacial;
  • Eletrônica.

Usinagem de peças é muito praticada em todo o mundo, seja desde a produção de peças para automóveis, assim como o processo da cópia de uma chave, por exemplo.

A aquisição de peças usinadas em seriação e por um custo baixo é um dos propósitos da usinagem de peças, como da criação de qualquer tipo de objeto a partir de um bloco sólido de determinada matéria-prima.

No processo de usinagem, as peças usinadas podem ser produzidas por meio de uma fresadora cnc, com diferentes metais aço, ferro, cobre, plástico, latão e alumínio. Para tanto, são utilizados tornos automáticos, tornos revólveres, rosqueadeiras e furadeiras.

O papel dos tornos

Os tornos automáticos possibilitam a produção das peças usinadas de forma seriada. As peças são fabricadas continuamente, com cada uma das etapas necessárias para aquele item em específico e de maneira automatizada.

Já com os tornos revólveres o torneamento se dá de maneira mecânica, em que o operador executa cada etapa de usinagem de peças em série, por meio da adaptação de diversas ferramentas, para a efetivação dos processos de usinagem.

Com as furadeiras, os maquinários utilizam brocas que executam furos na produção de uma determinada peça. As rosqueadeiras efetuam a produção de diferentes tipos de roscas internas e externas.

No decurso da fresagem, os trabalhadores utilizam uma peça de equipamento conhecido como máquina de fresa ou fresadora.

Este equipamento faz uso de Serviços de ferramentaria e dispositivos de metal para cortar outro material metálico fora da superfície ou na face de uma determinada peça.

A ferramenta é assentada no lugar determinado e de forma correta para que se possa operar em segurança. Mais ainda, a máquina orienta o metal em redor destas ferramentas de corte para realizar a operação desejada.

Este padrão de processo de usinagem pode ser utilizado tanto para cortar um logotipo em uma chapa de aço, como para formação de especias ferramentas.

Usinagem:  Finalização

Com a moagem se encerra a categoria de técnicas de usinagem. Processo este relativamente simples e que envolve o uso de uma roda de pedra de moagem com objetivo de moldar um peça de metal.

Dada técnica pode ser utilizada na afiação de uma ferramenta manual ou ainda a dar formas aos inúmeros materiais metálicos com acabamento acetinado.

Este método é uma única parte de um processo maior de produção. A produção de metal inicia com o desenvolvimento do modelo da primeira peça, assim se prossegue até a fabricação do produto.

A técnica pode ser aplicada para moldar o metal e criar algum objeto, ou pode auxiliar apenas como um método de acabamento para peças metálicas, dando-lhes a aparência desejada.

Após ser finalizada, a peça deve ser concluída e montada antes de estar pronta para a venda.