Diversos modelos de cabos para utilizar na sua indústria

Muitas peças e itens são utilizados em processo industriais e mesmo pequenos, possuem grande importância para maquinários e procedimentos delicados, um deles é o cabo.

Um cabo permite que máquinas funcionem de forma segura e adequada, mantendo a conexão de uma central de forma regular e contínuo ou, de acordo com o modelo, pode oferecer mais resistência e segurança para uma estrutura.

Por isso, conheça mais sobre os cabos utilizados no ramo industrial, que podem aprimorar procedimentos e o uso de equipamentos.

O cabo PP

Possuindo três pontas em um único cabo para conexão, o Cabo pp é altamente utilizado pelas indústrias devido a isolação que oferece, permitindo que o funcionamento de equipamentos seja feita de forma mais segura.

Para os colaboradores, este modelo é um cabo flexível e facilita o funcionamento, reparos e manuseio onde esteja instalado.

O cabo PP também é muito utilizado na fabricação de equipamentos de som, aparelhos elétricos e redes elétricas, principalmente por ser econômico, se comparado à outros modelos de condutores.

Além disso, pode ser encontrado em outros modelo, mas sempre com mesma composição, ou seja: três conectores. Desta forma, este modelo se torna um Cabo múltiplo.

Devido a sua flexibilidade, o cabo PP ainda pode ser facilmente organizado, sendo seguro até mesmo exposto no chão.

Essa é uma grande vantagem para as indústrias, que possuem ambientes com muitos cabos e precisam sempre mantê-los muito bem organizados e separados, para evitar acidentes e danos.

Além deste modelo de cabo, é possível encontrar outros modelos que possam ser utilizados para realizar a conexão e processamento de dados e o funcionamento de máquinas e aparelhos.

Para adquirir o modelo mais adequado, é essencial sempre consultar o fabricante do equipamento, máquina ou aparelho e especialistas em cabos, realizando pesquisas sobre a avaliação das empresas no mercado e os valores disponíveis.

O cabo de aço

Diferente do outro cabo apresentado, o Cabo de aço revestido não apresenta conectividade, mas oferece mais resistência, apoio e estabilidade em processos realizados em indústrias e na construção civil.

Nas indústrias, o cabo de aço é muito utilizado para o manuseio de materiais pesados.

Estes cabos de aço são compostos por fios de arame que juntos formam uma corda resistente.

Por isso, são muito utilizados na indústria automobilística e naval, a fim de realizar o transporte de cargas pesadas de forma adequada, sem prejuízos.

Além disso, para atribuir mais resistência e durabilidade, são utilizados outros materiais nos cabos de inox.

Desta forma, é possível adquirir modelos, como: cabo de aço inox revestido em PVC; cabo de aço inox revestido em Nylon; Cabo de aço polido; e cabo de aço inox.

O uso destes materiais pode proporcionar vantagens, como:

  • redução de acidentes no local;

  • estabilidade para transportar materiais;

  • versatilidade, pois o cabo de aço pode ser utilizado em diversas indústrias;

  • economia, pois o cabo possui vida útil longa, reduzindo gastos contínuos com novos produtos.

O uso dos cabos

Além destes modelos apresentado, é possível encontrar diversos modelos de cabos para aplicações industriais, que podem contribuir com o bom funcionamento de aparelhos e equipamentos.

Dentre eles, é possível destacar:

  • Cabo PUR OD: indicado para ambientes com variações de temperatura;

  • Cabo POC: pode ser utilizado sendo exposto à faíscas, sem oferecer riscos;

  • PUR A: resistente à produtos químicos e à óleo;

  • Cabo PUR U: essencial na fabricação de máquinas pesadas e linhas de produção e montagem.

Por isso, é essencial poder contar com profissionais que possam indicar o tipo de cabo ideal.

De acordo com a aplicação que será feita, a estrutura e organização do local, a temperatura e umidade do ambiente em que será utilizado o cabo.

Além disso, é preciso sempre consultar as Normas Regulamentadoras e as leis vigentes, que podem contribuir com a atuação legal da empresa no mercado.

Além de prevenir acidente que podem provocar diversos tipos de prejuízos, principalmente os que podem afetar a integridade e saúde dos colaboradores.

Uma recomendação importante, é sempre verificar a qualidade nos cabos no ato da compra, sendo uma forma simples de garantir a aquisição de produtos de qualidade.

Para cada mercado que determinada indústria atua, é possível encontrar produtos específicos, assim como os produtos que são produzidos por elas.

Por isso, antes de realizar uma compra, consulte profissionais de dentro e fora de sua empresa, a fim de adquirir produtos de qualidade que atendam necessidades específicas do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *