A borracha é um elemento que está no nosso cotidiano e em diversos materiais, e a indústria foi e é ainda uma das mais importantes do mundo.
No entanto, apesar de estar em nosso cotidiano, pouco entendemos da sua história e dos seus produtos derivados que vão desde as guarnições para a fabricação de tanques industriais, até mesmo na utilização da borracha no cotidiano escolar.
No decorrer desse texto mostraremos alguns pontos importantes da história dessa indústria bem como os principais produtos derivados desse material tão importante para o desenvolvimento industrial.
História da Indústria da Borracha
A História da borracha no mundo é bastante curiosa. Os primeiros indícios do uso da borracha estavam nas terras americanas, recém-achadas nos anos de 1400, 1500 e 1600, pelos indígenas centro-americanos e também nas terras sul americanas.
De lá para cá o interesse por esse material por motivos diferentes, pois por conta da elasticidade, alguns indígenas da América do Sul faziam bolas com a borracha que saltavam. Já os indígenas centro-americanos as usavam como sola dos seus calçados.
A sua utilização foi crescendo, até que estudos por curiosos e inventores deram frutos, e em 1803, na França surge a primeira fábrica de produtos de borracha.
Até que a borracha chegasse até nós como conhecemos houve um longo processo, e o principal foi a descoberta da vulcanização por Charles Goodyear, que permitiu que a resistência e a elasticidade da borracha fosse aprimorada, e não mais ficasse mole e pegajosa após aumento da temperatura.
Inicialmente a borracha era extraída da seringueira (árvore da espécie Hevea Brasiliensis), pertencente à família das Euphorbiaceae, localizados na floresta amazônica.
Por conta do boom da borracha no século XIX, o Brasil teve uma parte importante da sua economia baseada na exportação dessa matéria-prima, sendo esse fato conhecido como ciclo da borracha.
Assim, depois de toda essa trajetória a borracha é utilizada para:
- Manutenção mecânica de máquinas e equipamentos;
- Produção de pneus;
- Preservativos;
- Borracha escolar;
- Elásticos de dinheiro;
- Luva cirúrgica.
Agora iremos tratar de duas definições que são essenciais para entendermos os produtos dessa indústria.
Definições da indústria da borracha
Existem algumas definições que são importantes para entender os produtos fabricados pela indústria:
1. Borracha (matéria-prima): é o produto extraído da seringueira, esse produto é denominado látex. Sob condições adequadas pode sofrer processos de modelação. É a matéria-prima para a produção dos elastômeros: a borracha.
2. Elastômeros (borracha): são produtos do látex e é o que é muito usado nos mais diversos produtos da indústria. São procurados por fornecedor de borracha para chinelo, placa de elastômeros e outros.
Produtos da indústria da borracha
Existem muitos produtos derivados da borracha e iremos falar de alguns desses produtos.
1. Chinelo
É um produto cotidiano e é um dos principais itens feitos de borracha. Esse produto é escolhido por conta de sua estrutura com poros, o que permite conforto e segurança para o usuário do produto.
A borracha utilizada para produção desse produto contém EVA um tipo de plástico também. A composição mais usada para a produção do chinelo de borracha é a que tem 80% de borracha e 20% de EVA.
2. Placa de borracha
A placa borracha é usada em diversas ocasiões por conta da sua grande versatilidade. Consiste em uma placa feita com borracha, seu principal uso está como revestimento de pisos, facilitando a locomoção das pessoas e reduzindo o risco de queda.
3. Placa de látex
A placa de latex para calçados é utilizado no setor de calçados, pelo látex possibilitar boa resistência, alta aderência e flexibilidade. A placa de látex também pode ser utilizado para produção de tatames.
4. Lençol de borracha
O lençol de borracha é um produto que auxilia na vedação de locais como residências e industrias. É muito eficiente, pois resiste a mudanças de temperatura e tem alta resistência à impactos mecânicos.
Geralmente, o fabricante de lençol de borracha utiliza outros materiais para a composição do lençol, permitindo-lhe características únicas. Os materiais que podem ser encontrados são neoprene, silicone e outros.
Assim, vimos que a indústria da borracha tem uma história que marcou o mundo, e seus produtos impactam diretamente nossas vidas todos os dias, de diferentes formas e na presença de diferentes produtos, se tornando essencial no mundo moderno.
Texto bom, mas cuidado com a concordância e com a clareza das frases, procure não colocar “etc, dentre outros, muitos outros” nas listas.