Criação de peças na indústria

A montagem de peças industriais feita automaticamente é muito mais prática e sucessiva, entretanto, é necessário identificar os pontos positivos das montagens automáticas e manuais.

Existem alguns processos que necessitam da ação humana e são muito delicados para que uma máquina consiga realizar, como no caso de operações sob medida, que precisam ser feitos manualmente.

No entanto, a montagem manual pode ser ineficaz em casos da linha de produção ser constante, a automação oferecerá uma maior segurança ao funcionário.

Importância

Esse é um processo mecânico que tem como objetivo dar forma a um material. Essa atividade que é considerada fundamental, pois o aumento da demanda por peças específicas não significa que as empresas podem parar por falta delas.

O projeto de usinagem é feito com um desenho da peça a ser cortada, sendo feito em programas específicos que podem ser importados em arquivos que são lidos e pelas máquinas.

Após o recebimento do desenho pela máquina, é realizado o processo de corte feito por um fio, que passa o material bruto pelos eixos da máquina efetuando o seu corte.

A precisão da máquina de usinagem é uma de suas maiores vantagens, pois possibilita replicar padrões em materiais diversos como o plástico e metal.

A utilização da usinagem de peças é feita em diversos segmentos da indústria em situações que se necessita de um acabamento mais limpo e suave, pois essa ferramenta possibilita que os cortes sejam realizados de forma mais lisa, diminuindo defeitos da superfície, além de economizar gastos com acabamentos.

A usinagem possibilita a opção de obter peças variadas e de acordo com uma medida específica, por isso, as máquinas utilizadas para usinagem de peças podem ser:

  • moinhos;
  • serras;
  • torno CNC;
  • prensas, entre outros.

No processo de usinagem, a peça é fabricada a partir de um bloco, o que assegura a consistência maior do produto, que pode ser usada com garantia de resistência e durabilidade. O fato da usinagem ser feita a partir de blocos possibilita ao cliente obter qualquer tipo de forma de peça industrial.

Alguns tipos de usinagem

O torno mecanico é uma máquina que permite a usinagem de peças de variadas formas, utilizando cabeçotes para se moldar de acordo com a necessidade.

Esse processo é utilizado para garantir peças usinadas em torno, neste processo a usinagem é realizada através de um comando numérico computadorizado.

É muito comum, sendo utilizado, geralmente, para a fabricação de peças e produtos, é feita por meio de um sistema que permite o controle simultâneo de vários eixos, que seguirão um código específico, determinando quais ações serão realizadas pela máquina comum ou por um mini torno.

Por isso, a precisão obtida por esse tipo de usinagem é muito maior.

Outro tipo muito comum e útil em diversos setores é a usinagem fresadora que é feita quando existe a necessidade da fabricação de peças e ferramentas de forma precisa, em tamanhos e formatos específicos.

As fresadoras que realizam este processo, de acordo com instruções específicas contidas no projeto CAD, que darão a forma exigida para a peça.

A fresadora consiste em fresas especiais controladas por computador, sendo necessária a programação para realizar as tarefas de corte, a programação deve ser realizada por um profissional habilitado, para não haver erros.

Os custos de operação para uma máquina desse tipo são baixos, pois possui consumo de energia eficiente com baixo desperdício de material, utilizar essa para a fabricação de peças em larga escala é um processo muito rentável.

Existem algumas empresas que fornecem esse tipo de serviço diminuindo os gastos com produção, isto acontece devido ao fato da contratação não incluir muitos custos que uma empresa proprietária do equipamento terá.

Os moldes feitos no processo de ferramentaria são feitos de acordo com modelos desenhados ou amostras por profissionais especializados no ramo.

Ferramentaria de moldes

A ferramentaria de moldes plasticos pode produzir diferentes tipos de molde, desde modelos mais simples até os mais complexos, sendo utilizados nas produções de qualquer escala.

A primeira etapa é a digitalização, seguida da modelagem e prototipagem que, geralmente, são realizadas por uma impressão 3D, e depois a fabricação do molde.

Todo esse processo é realizado de acordo com as normas e padrões técnicos de segurança, o que garante que a produção de moldes será mais eficientes e de qualidade assegurando a segurança dos trabalhadores envolvidos no processo de produção.