filtragens

Importância das filtragens na indústria

Uma indústria é formada por diversos elementos, como sistema de aspirador de po e agua, desde máquinas à processos. Dessa maneira, para que todos os procedimentos de produção funcionem é imprescindíveis que as máquinas estejam sempre em pleno funcionamento.

E para que isso aconteça é importantíssimo que as máquinas tenham um controle sobre a operação e sobre os chamados contaminantes de máquinas.

Segundo alguns dados sobre o funcionamento de máquinas, foi identificado que cerca de 80% das falhas sejam causadas por contaminação de fluidos.

A contaminação dos óleos podem ser um problema muito grande, pois pode causar desgastes nas partes metálicas que resultam em grandes prejuízos ao sistema.

As peças que mais são atingidas são os cilindros, bombas e válvulas que podem ajudar na descontinuidade das operações de máquinas, vazamentos internos, e até mesmo o envelhecimento dos óleos.

Por causa da contaminação dos óleos as máquinas podem sofrer com paradas para manutenção gerando prejuízos. Por conta disso é importantíssimo o uso de elementos filtrantes industriais.

Além dos filtros é importante também o uso de reservatórios para o armazenamento de fluidos.

Reservatórios hidráulicos

Os reservatórios hidráulicos são recipientes que são feitos para armazenamento de fluidos do trabalho de máquinas. Ajuda também na troca de calor e também ajuda na decantação das partículas.

Muitas vezes esses reservatórios são feitos em formato de cilindro pneumático e assim por diante.

Assim há alguns tipos de reservatórios como os reservatórios em L (são reservatórios que são suspensos e que permitem à bomba do reservatório com uma altura manométrica positiva do fluido), e os reservatórios convencionais (são os mais usados e geralmente são aterrados e possuem grande aplicabilidade).

Importância das filtragens

Além dos reservatórios para controle dos fluidos, as filtragens são altamente importantes para que as máquinas sejam produtivas, pois assegura o desempenho operacional.

O papel da filtragem de óleos lubrificantes dentro da indústria ajuda na retirada do máximo de impurezas possível.

Os níveis de contaminação de sólidos são constantemente controlados e precisam manter os limites seguros, com isso consegue-se ter confiabilidade e disponibilidade de máquinas e sistemas operacionais.

A filtragem de óleo permite que ocorra a diminuição de perdas de produtividade e também evita que ocorra grandes paradas das máquinas. A filtragem pode ser comparada à um purificador de agua que permite que o fluido fique altamente pronto.

Outras vantagens das filtragens

Há inúmeras vantagens para a filtragem de óleos:

  • Ajuda a reduzir o consumo;
  • Ajuda no aumento do desempenho;
  • Reduz à parada de máquinas;
  • Evita falhas inesperadas.

Tipos principais de filtros

Há dois principais de tipos de filtros para óleos. O primeiro tipo é o filtro de superfície em que pode ser feito de papel ou tecidos que são banhados por um tipo de resina hidrofóbica, e que permite que a permeabilidade está entre os chamados 2 e 40 mícrons.

Esse tipo de filtro é usado em grandes áreas, pois a filtragem dos óleos é de baixa restrição e tem livre fluxo.

O segundo tipo é o chamado filtro de profundidade em que as partículas sólidas são separadas por uma deposição dentro dos poros do meio filtrante.

Esse filtro tem cerca de espessura mínima de 100 vezes maior que o tamanho da partícula a ser filtrada, podendo reter resíduos microscópicos.

Podemos simplificar essas filtrações, podemos comparar ao carvão ativado usado nas estações de tratamento de água.

Filtragem e microfiltragem

A filtragem é simples, porém altamente eficiente. Entretanto nem sempre a filtragem consegue retirar as impurezas e contaminações dentro do óleo. E por conta disso surge a microfiltragem.

A microfiltragem é baseada na separação de partículas que estão em fluidos, óleos e também emulsões. E a microfiltragem permite que as substâncias maiores sejam removidos dos fluidos circulantes.

Assim, a microfiltragem é responsável por filtragem de óleos diesel, lubrificante, e hidráulicos. Assim, esse processo ajuda na eliminação de partículas de contaminação evitando desgastes e danos causados ao óleo.

Desse modo assim como o o coletor de pó industrial ajuda na limpeza, as filtragens e os reservatórios permitem que as indústrias garantem os processos industriais e produtivos.

Por conta disso é importante ressaltar que seja contratados profissionais para a instalação desses sistemas, de modo que seja garantido o funcionamento pleno de todas as máquinas. Assim, uma boa indústria possui sistemas eficientes de filtragem.