Entenda o processo de corte e afiação em equipamentos industriais

A indústria está presente em diversos procedimentos e produtos utilizados em casas e em empresas. Por isso, tudo o que é produzido por elas possui grande importância para o funcionamento adequado de processos e outras atividades diárias.

Um destes procedimentos é o corte e afiação de ferramentas, peças e acessórios utilizados dentro e fora das indústrias.

Por isso, entenda agora como o processo é executado da melhor forma.

A afiação

Após o tempo de utilização, é comum que ferramentas e peças percam a qualidade da lâmina, principalmente ferramentas que são utilizadas com grande frequência e para corte de materiais consistentes, como as Facas industriais.

Para isso, é importante que a afiação seja feita de forma adequada, sem que a peça perca sua forma.

É essencial que sejam utilizados equipamentos e procedimentos corretos para manter a profundidade, espessura, comprimento e largura do corte feito pela ferramenta, com a Faca, serras, alicates, fresas, entre outros.

Em razão disso, é preciso sempre manter a atenção dos procedimentos realizados com a ferramenta mau afiada e que podem provocar prejuízos, como:

  • queda da produtividade;

  • aquecimento e esforço excessivo das máquinas;

  • aumento de tempo de produção;

  • queda de qualidade dos produtos;

  • acabamento péssimo;

  • entre outros.

Por isso, é sempre importante se manter atento sobre o funcionamento das ferramentas e equipamentos que realizam o corte de materiais, como uma Matriz de corte, que pode ter formatos e tamanhos diversos, de acordo a Matriz do produto.

Em razão disso, os procedimentos e equipamentos utilizados podem variar conforme o equipamento que realiza o corte de produtos de diversos materiais.

Além disso, as ferramentas de corte são produzidas com aço inox, metal duro e aço rápido, de acordo com os materiais e produtos que realizarão o corte.

Como a afiação é feita?

A afiação pode ser feita de forma manual ou com equipamentos e ferramentas, sempre levando em consideração o tipo de material que será afiado e sua estrutura.

Portanto, o profissional pode manusear a ferramenta para afiação ou realizar o controle de máquinas afiadoras para a execução dos procedimentos.

Durante o processo de afiação são retiradas pequenas quantidades do material, conferindo à ferramenta formato, dimensão e acabamento.

Para isso, é utilizado um Rebolo para afiação, que pode ser produzido com diversos materiais resistentes, como o Diamante.

Para sua utilização é necessário que o manuseio seja feito por profissionais especializados, pois o equipamento oferece precisão e acabamento mais fino.

Além disso, seu uso deve ser feito a partir do tipo da máquina para corte que será afiada. Dentre os tipos é possível destacar a monocortante (apenas com uma aresta de corte) e a policortante (possui várias arestas de corte).

Um exemplo de ferramente policortante são as brocas e fresas, por exemplo, que exigem ainda mais atenção e cuidado do profissional no manuseio do equipamento para a afiação.

Todo o cuidado é pouco durante o processo de afiação, para que o material continue com seu formato e características originais, sem perder a forma de aplicação ou vida útil.

Além disso, os profissionais que realizam a afiação de forma manual ou com equipamentos, devem estar sempre protegidos com Equipamentos de Proteção Individual necessários.

Por que a afiação é tão importante?

As máquinas de corte são essenciais para indústrias de diversos segmentos e, para isso, é importante conhecer as características do funcionamento, a fim de obter os resultados esperados.

O corte é um dos processos essenciais para dar acabamento e funcionalidade para diversos produtos e peças, por isso, deve ser executado com cuidado e precisão. Dentre as vantagens que a afiação pode oferecer, é possível citar:

  • qualidade para os produtos;

  • contribuição com a vida útil dos equipamentos;

  • segurança para os profissionais que manipulam as ferramentas de corte;

  • aumento da produtividade;

  • praticidade, segurança e eficiência para realizar cortes;

  • entre outras vantagens.

A afiação das lâminas, como citado, pode influenciar diretamente na produtividade e qualidade dos produtos. Em razão disso, é essencial que seja executa por equipamentos de qualidade e mão de obra especializada.

Desta forma, realizar pesquisas sobre empresas especializadas em afiação de ferramentas e que podem disponibilizar equipamentos e mão de obra para isso, pode prevenir diversos prejuízos e ser um investimento simples na produtividade da empresa e na qualidade dos produtos utilizados na sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *