Cada vez mais a comercialização de produtos e serviços vem ampliando o seu espaço com a expansão dos negócios pelo ambiente da internet. Hoje, já é possível observarmos como a transformação digital da indústria vem acompanhada de várias funcionalidades avançadas para atender a alta complexidade das vendas B2B, gerando resultados expressivos.
Estabelecimento de preços de acordo com o perfil de clientes (distribuidor, consumidor final, região geográfica etc.), definição de promoções personalizadas (com descontos e políticas de pagamento para cada grupo) e fretes gratuitos ou pagos (conforme a região de entrega de produtos) são algumas das mudanças já adotadas com bastante sucesso por gigantes comerciais.
Essa verdadeira transformação digital tem trazido excelentes resultados para empresas de diversos segmentos do mercado, possibilitando um incremento das suas vendas e, ao mesmo tempo, a atração/satisfação de novos clientes.
O modo como as empresas compram já mudou
Atualmente, os modelos tradicionais de compra seguem cada vez mais os padrões de comportamento de consumo dos clientes e variam de acordo com a demanda, fazendo com que todo o processo de fabricação de produtos e a sua distribuição resultem em uma maior eficiência na alocação de recursos (evitando, dessa forma, possíveis prejuízos na ponta).
Em última instância, isso se reflete na otimização da indústria, com planos de produção mais orientados com o consumo e linhas de produtos mais alinhadas com a demanda. O modo como as empresas compram já é digital. 76% das compras B2B se iniciam online, de acordo com pesquisas de produtos e fornecedores. 93% dos compradores B2B (uma vez que já tenham definido o produto e o fornecedor) preferem comprar online se tiverem essa opção. O antigo ato operacional de se fazer o pedido e consultar informações não precisa mais ser intermediado por um vendedor físico.
Além disso, as empresas precisam agora pensar de forma muito mais estruturada no multicanal. É preciso entender que a venda pode ser feita tanto via canais de venda tradicionais (com a presença do vendedor ou representante comercial), quanto se integrando diretamente ao cliente por portais de Ecommerce B2B (ou até mesmo por redes sociais). Estes diversos canais de contato com o cliente, quando integrados e trabalhando em conjunto, permitirão a ampliação e a potencialização dos seus negócios.
Quais as principais vantagens que vêm atreladas a essa importante mudança de visão sobre o gerenciamento dos negócios B2B?
– Efeitos positivos para a área comercial das indústrias
O Ecommerce B2B permite que os representantes das indústrias realizem novos pedidos e acompanhem o andamento, em tempo real, dos pedidos dos clientes em suas carteiras, além de ver o seu desempenho e as comissões a receber em seu painel online (potencializando assim as vendas com seus clientes).
– Agilidade, praticidade e ampliação dos negócios na área de logística
A transformação digital da indústria com o Ecommerce B2B possibilita ainda que os clientes informem o seu CEP (fazendo com que o sistema identifique, automaticamente, qual a loja ou CD mais próximo para a realização da sua entrega) e tenham agendados a data e o horário que gostariam de receber os seus produtos (isso conforme as suas políticas de entrega). Outra possibilidade, é a realização de compras online com retiradas de produtos em seus pontos de venda, evitando custos com entregas.
– Maior controle dos seus Centros de Distribuição
Agora, as empresas passam a ter um controle do seu estoque a partir de múltiplas centrais de distribuição, oferecendo aos seus clientes sempre o menor prazo e custo de entrega do produto. Isso permite que lojistas cadastrem produtos que só serão disponibilizados para venda após a aprovação de uma auditoria.
Números que falam por si
Essa revolução promovida pelas plataformas e consultorias de Ecommerce B2B tem criado novos modelos de negócios no mundo inteiro, fazendo com que as marcas aprendam e experimentem novas formas de vender, se reinventando diariamente e criando a todo momento novas experiências por meio de diferentes modelos de negócio.
Segundo a Forrester Research, os Estados Unidos já movimentam US$1,1 trilhão em transações B2B conduzidas por Ecommerces B2B. Isso é o dobro do que movimenta o B2C, com previsão de chegar em US$1,8 Tri até o final de 2023 (previsões pré-Covid19). E quando falamos em mundo, o volume total transacionado em Ecommerce B2B bate os U$12,1 trilhões.
Hoje, vivemos na era da transformação digital da economia. Por isso, nunca este assunto esteve tão presente na rotina diária das pessoas e das empresas. Os números e o novo formato de se fazer negócios falam por si.