O alinhamento do carro é um procedimento consideravelmente importante para o veículo, pois evita uma série de problemas. Portanto, a sua realização da maneira e no tempo correto é fundamental. A grande questão é que muitos motoristas não sabem quando e onde fazer isso.
E é para auxiliar nessa questão que este artigo está aqui! Nos próximos parágrafos, são esclarecidas todas as principais questões sobre esse tema, para que não reste nenhuma dúvida. Além disso, você ainda vai conhecer onde realizar esse procedimento com segurança.
Para que serve o alinhamento do carro?
Definido como um processo de ajuste nas rodas do veículo, o alinhamento do carro ocorre de modo que elas giram exatamente na mesma direção. A ideia é fazer com que os quatro pneus interajam com a pista da mesma forma e estejam perfeitamente paralelos entre si, ou seja, alinhados.
Esse alinhamento perfeito dos pneus é obtido por meio do ajuste das suspensões do veículo e de alguns outros componentes, e é fundamental que isso seja realizado por profissionais capacitados tecnicamente – esse tipo de manutenção não pode ser realizada por pessoas comuns.
A Della Via é um lugar que, apesar de ser uma loja de pneus, também oferece esse tipo de serviço com excelência. Procurar especialistas para alinhar as rodas do carro é a melhor alternativa sempre!
Quais os benefícios?
Um alinhamento bem feito garante ao condutor alguns benefícios, como um melhor manuseio do veículo, maior controle da direção, mais conforto e segurança ao dirigir. Além de economia, já que os pneus do carro irão se desgastar da maneira correta e isso implica em uma maior vida útil deles e em menos gasto com combustível.
Como saber se o pneu precisa de alinhamento?
Entender quando o alinhamento do carro deve ser feito é um fator chave para colher os benefícios desse procedimento e para evitar vários tipos de problemas. Entre os sinais mais comuns do desalinhamento, estão:
- Desgaste irregular dos pneus (componentes que perdem borracha mais rápido);
- Vibração no volante ao dirigir;
- Volante descentralizado, quando se dirige em linha reta;
- Volante torto ou puxando para um dos lados.
Essas coisas podem aparecer depois de um bom tempo, e tem relação principalmente com o estilo de condução do motorista e, também, com a qualidade das estradas por onde se passa.
Em casos de dúvidas, entre em contato com a Della Via por meio do site ou telefone, agende um atendimento e faça a avaliação. O olhar cuidadoso e técnico dos profissionais é suficiente para identificar a necessidade ou não do procedimento.
Tipos de alinhamento do carro
Existem, basicamente, três tipos de alinhamento. Todos eles são úteis e levam ao mesmo resultado, o que os diferencia é o fato deles serem realizados em veículos com características diferentes. Além disso, o fabricante do carro também pode indicar qual é o melhor a ser feito. Conheça:
Alinhamento de duas rodas
É aplicado apenas nos pneus dianteiros do veículo. Ele consiste em realizar o ajuste apenas nessas rodas e é feito ao alinhá-las, com referência a linha central de simetria. Esse alinhamento é mais comum em carros cujos eixos traseiros são rígidos.
Alinhamento de quatro rodas
Como o nome sugere, esse tipo de alinhamento é feito em todos os componentes do veículo. A ideia é a mesma: o alinhamento deve ser centralizado e todas as rodas devem girar na mesma direção, ou seja, devem ter o mesmo ângulo. Esse serviço específico é mais indicado para carros com suspensões independentes nas quatro rodas.
Alinhamento do eixo traseiro
Alguns veículos específicos podem apresentar também um desajuste apenas nos pneus traseiros. Assim que isso acontece, é mais indicado fazer apenas o alinhamento dessa parte do carro.
Com qual frequência deve se fazer o alinhamento?
Saber o momento certo para realizar o alinhamento também é algo importante, e fazer isso a cada um ou dois anos pode ser a melhor periodização. Essa frequência, no entanto, pode variar bastante entre os veículos, pois muitas coisas interferem nisso, como as especificações técnicas do carro, o estilo de condução do motorista e as condições das estradas.
Além disso, as próprias fabricantes dos carros costumam indicar, no manual do proprietário, o intervalo de tempo adequado para fazer o alinhamento. O ideal é seguir essa orientação, mas, caso ela não esteja presente no manual, a sugestão de um a dois anos entre os ajustes é válida.
Onde fazer o alinhamento do carro?
Realizar o alinhamento dos pneus com profissionais capacitados e com a tecnologia adequada é indispensável para um bom resultado. A Della Via, nesse contexto, se destaca por oferecer um serviço de excelência para seus clientes, não apenas em alinhamento, mas em vários outros procedimentos.
No site, é possível entrar em contato para fazer um orçamento. Por ser uma loja de pneus, a Della Via também conta com uma grande quantidade de produtos desse tipo à disposição, o que pode ser particularmente interessante se for necessário fazer a troca de algum dos componentes.
Bem, agora você sabe tudo sobre o alinhamento, para que serve e quando fazê-lo. Não deixe de prestar atenção aos sinais que seu veículo dá na estrada, pois isso pode ajudar bastante a identificar o momento certo para fazer uma manutenção. Dirija com cuidado!