Detalhes das conexões utilizadas com frequência na indústria

A utilização de fluídos é uma atividade muito presente na indústria, seja para abastecer sistemas hidráulicos ou para outras funções, é fato que eles são de enorme importância para a realização de diversos serviços do meio industrial com qualidade, eficiência e rapidez.

Para que o transporte desses fluidos possa ocorrer de maneira adequada é necessário que se possua um sistema de tubulações devidamente planejado para distribuir esses produtos de maneira correta, abastecendo assim as máquinas que deles precisam.

E para que estes sistemas funcionem de maneira eficiente, é necessário a presença de tubos e conexões que realizem bem as funções a eles atribuídas.

Pois bem, neste texto estaremos abordando um pouco mais sobre alguns detalhes acerca das conexões.

Tubos e válvulas utilizados no meio industrial. Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre esses itens, continue com a sua leitura e descubra os pormenores envolvidos neles.

Conexões em aço inoxidável

As Conexões em aço inox são muito versáteis e tem seu uso aderido em âmbito industrial e também residencial.

Possuindo um quantidade bem expressiva de modelos existentes, as conexões inoxidáveis podem ser devidamente instaladas em diversos tipos de linhas, soldadas ou roscadas, onde se procurar evitar a ocorrência da corrosão.

Se tratando de tipos de linha onde se é possível realizar a instalação dessas conexões, podemos listar algumas delas, como:

  • Linhas de água;

  • Linha de ar comprimido;

  • Linhas de vapor;

  • Linhas de gases em geral.

Possuindo uma enorme versatilidade e resistência à agente externos indesejáveis, como é o caso da corrosão e oxidação, as conexões feitas de aço inox, caso roscadas.

Podem ser montadas e desmontadas quantas vezes você necessitar, gerando uma economia gigantesca de recursos financeiros em casos da ocorrência de mudança de instalações, adequações específicas ou modificações nas redes tubulares.

Realizar a especificação correta desses itens, é um fator importantíssimo na hora de adquirir sua conexão de aço inoxidável.

É necessário ter em mente a classe de pressão, a temperatura, o tipo de fluído, o diâmetro e os tipos de roscas que são devidamente adequadas para a atribuição do serviço.

Tubos de aço inoxidável

Já falamos das conexões e agora é o momento de falar sobre o uso do Tubo de aço inox no meio industrial.

Deve se ter em mente que assim como as conexões, os tubos feitos em aço inox possuem um largo espectro de utilização, sendo utilizados no meio industrial em geral, no campo naval, na construção civil e em diversos outros setores diferentes.

Eles são versáteis e altamente funcionais, apresentando uma alta taxa de durabilidade e resistência aos processos que são submetidos diariamente.

Tem preços bem acessíveis e devido a isso possuem uma grande popularidade, sendo buscados pelos mais diferentes tipos de consumidores. Além disso, possuem uma baixa necessidade de manutenção e uma instalação fácil e rápida.

Os tubos produzidos em aço inoxidável podem apresentar uma diversidade grande de tamanhos e espessuras diferentes, podendo serem escolhidos conforme as necessidades de cada sistema.

Eles podem também ser devidamente laminados, escovados, possuindo ou não a costura, quadrados ou redondo e entre as mais variáveis versões disponíveis no mercado.

Antes de adquirir o seus é importante que você busque saber mais sobre a fabricante, pois isso influencia enormemente na qualidade apresentada pelos tubos, e um deles com qualidade abaixo da esperada, pode acarretar em problemas gigantescos em pleno funcionamento, atrapalhando os processos da sua empresa e ocasionando possíveis prejuízos.

Válvula globo flangeada

Valvula globo flangeada ou valvula solenoide  pode ser composta de ferro fundido, ferro nodular, aço carbono ou mesmo aço inox. Elas podem ser classificadas em alguns tipos diferentes, como:

  • Convencional;

  • Aero e agulha;

  • Com conexão roscada;

  • Ponta solda;

  • Modelo flangeado DIN e ANSI.

A indicação de seu uso é para aqueles processos que necessitam de abertura e fechamento de forma intensa.

Também há presente, reguladores de vazão, para que quando necessário, se possa obstruir a passagem de fluídos e substâncias pelas conexões e tubos nos quais a válvula esteja devidamente conectada.

Na ocorrência disso, a válvula pode sofrer a perda de carga em relação a esses constantes redirecionamentos de fluídos.

Enfim, existem outros itens importantes de uso industrial que poderíamos citar aqui, como a valvula solenóide por exemplo, mas o conteúdo ficaria muito extenso. Esses itens já são o suficientes para que se perceba a dimensão da importância dos tubos e conexões para o meio indústrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *