Cuidados importantes antes de uma construção industrial

Diversos tipos de atividades são responsáveis por causar impacto ambiental.

 Visando, principalmente, o controle dessas atividades, existe um documento chamado de licenciamento ambiental que é concedido após o órgão ambiental responsável fornecer a autorização para que determinado empreendimento opere em uma localização.

Isso serve para evitar que haja a degradação e uso abusivo dos recursos do meio ambiente.

Um empresário necessita, obrigatoriamente, de solicitar a licença ambiental quando a obra vai utilizar recursos naturais ou quando ela pode causar poluição e degradação ao meio ambiente.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, uma área contaminada é qualquer local, terreno ou obra que possua quantidades de substâncias e resíduos acima do permitindo.

Com a possibilidade de causar danos à saúde humana ou ao meio ambiente. Independentemente dessas substâncias terem sido depositadas de forma natural, acidental ou planejada.

Alguns exemplos de áreas contaminadas são lixões e aterros sanitários em processo de encerramento.

Esses locais são uma ameaça à saúde humana, além de contaminarem o solo e a água e desvalorizar financeiramente os imóveis da região. A remediação de áreas contaminadas possui objetivos de:

  • Remover a fonte de contaminação
  • Reduzir a contaminação do solo e da água subterrânea para níveis que sejam aceitáveis ambientalmente
  • Reduzir os riscos ambientais
  • Reduzir a exposição de trabalhadores e usuários do local e do recurso

Para que serve um galpão industrial

Antigamente, os galpões eram usados apenas em obras muito grandes, mas, com o passar dos anos e devido aos fatores como diminuição do valor da estrutura metálica, até mesmo as obras menores passaram a utilizar a estrutura metálica para galpão.

Além das grandes obras, mesmo na construção de casas, oficinas, estabelecimentos comerciais, indústrias e outros tipos de construções civis passaram a fazer uso de galpão.

O principal motivo que faz com que se opte pelo uso de um galpão é quando o espaço físico instalado é insuficiente para a demanda que só cresce ou, ainda, é insuficiente para receber projetos de expansão.

Dessa forma, o galpão vem como uma alternativa prática que possui toda a estrutura que permite que a empresa continue com as suas operações de forma produtiva.

Existem diversos tipos de galpões no mercado. Por isso, é preciso analisar quais as suas principais necessidades antes de escolher o modelo ideal para a sua obra.

Um dos aspectos a ser levado em consideração é a modernidade. Para que uma indústria funcione de maneira adequada, ela necessita de uma ampla construção, na qual caibam a montagem de todos os equipamentos, obedecendo as regras de segurança de cada máquina.

É complicado encontrar uma planta industrial que possua todas as especificações exigidas pelo cliente, porque, normalmente, os layouts das plantas industriais já são pré-definidos e apenas são feitas as montagens.

Um dos principais benefícios de uma estrutura metálica é que ele possibilita que haja uma quantidade de vãos maior.

Ou seja, são necessários menos pilares, o que proporciona uma amplitude de espaço na edificação, que pode ser aproveitado de maneira mais otimizada.

O galpão industrial também é uma alternativa mais barata. Basta contratar uma empresa de montagem industrial

Quais as funções de um engenheiro ambiental

O engenheiro ambiental é o profissional responsável por avaliar os efeitos que podem ser causados através de uma determinada atividade.

Com base na análise desses feitos e na sua expertise, o engenheiro ambiental faz a elaboração de ações que possam minimizar o impacto que essas atividades podem causar na natureza.

Dessa forma, em resumo, o principal objetivo da engenharia ambienta é garantir a preservação  dos recursos naturais, promovendo um desenvolvimento mais sustentável.

Além disso, o engenheiro ambiental também se preocupa com à saúde humana. Dentre as suas responsabilidades, está fazer a projeção de sistemas de obtenção, tratamento e distribuição de água, além de desenvolver formas de controle da poluição do ar e do solo.

O engenheiro ambiental também estuda a melhor maneira de fazer o descarte de resíduos e é responsável  pelo sistema de tratamento de esgoto.

A conscientização a respeito da preservação do meio ambiente está se tornando cada vez maior.

Como consequência, as pessoas estão buscando opções que sejam menos poluentes e agridam menos a natureza, Essa consciência é fundamental para a manutenção da fauna e da flora e de tudo o que o meio ambiente nos proporciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *