3 itens que auxiliam na indústria alimentícia

A indústria alimentícia é uma das maiores e mais importantes que existem.

Responsável por fornecer alimentos com qualidade em larga escala, ela é praticamente indispensável para a vida em centros urbanos.

São muitos os equipamentos que proporcionam seu funcionamento adequado e, nesse artigo, você vai saber mais sobre três deles.

Preocupações com a qualidade

1. Analisador de leite

O leite é uma substância amplamente utilizada nessa indústria. Existe a comercialização do leite puro, além de todos os seus derivados. A indústria é responsável por fabricar, valendo-se do leite, os queijos, o requeijão, bolos, chocolate, iogurte e muito mais.

Como a qualidade de todos os derivados depende da qualidade do leite, as indústrias tomam muito cuidado com os seus fornecedores rural.

analisador de leite pode ser usado tanto pelo produtor rural quanto pelos responsáveis pela fábrica.

Muitas vezes, o produtor rural escolhe por analisar o leite antes de comercializá-lo, para apresentar menos problemas e ganhar mais credibilidade.

Basicamente, o analisador de leite é um conjunto de sensores que coleta informações sobre o leite.

Essas informações são:

  • Temperatura;
  • Densidade;
  • Porcentagem de proteínas;
  • Porcentagem de gorduras;
  • Presença de substâncias químicas;
  • Adição de água.

Quando se fala de substâncias químicas, fala-se de agrotóxicos, conservantes, pesticidas e outros produtos que podem ter entrado em contato com o leite no processo de produção.

Isso influencia em sua qualidade e pode implicar em um tratamento mais cuidado daquela substância.

O analisador também detecta adição de água para evitar fraudes por parte do produtor rural, que pode ter adicionado água ao leite para aumentar sua quantidade e ganhar mais com a venda.

2. Chocadeira elétrica

As granjas são uma das atividades do agronegócio mais comuns no Brasil.

É possível trabalhar com o abate ou com a produção de ovos. Muitas pessoas escolhem pela criação de aves para o abate, que é um negócio muito lucrativo por sua alta demanda.

O equipamento que mais auxilia nesse processo é a chocadeira eletrica, que permite o desenvolvimento acelerado dos ovos, sem que precisem ser chocados por galinhas.

As chocadeiras possuem iluminação interna e mantém os ovos na temperatura ideal.

É importante sempre se certificar de que a chocadeira está em perfeito funcionamento, pois uma temperatura inadequada pode prejudicar muito a produção, impossibilitando o nascimento dos pintinhos.

Às vezes, é preciso trocar a resistência para chocadeira por uma nova. Sempre conte com uma assistência técnica que trabalhe com peças de qualidade.

O problema do lixo

3. Carro cuba

Toda indústria precisa lidar com o lixo que produz. Em alguns casos, como nas indústrias química e farmacêutica, esse lixo pode ser tóxico e seu descarte envolve diversos cuidados.

No caso da indústria alimentícia, é um lixo orgânico que apresenta a degradação acelerada.

É preciso tomar muito cuidado com a lixeira escolhida, por questões de higiene e de consciência ambiental.

Da mesma forma, o recomendado é que esse lixo não seja descartado em qualquer local.

Vale ressaltar que a tendência da indústria alimentícia é reduzir ao máximo os desperdícios, reduzindo a produção de lixo no quanto podem.

No caso de processamento de animais, por exemplo, utiliza-se todas as partes dos animais, desde a sua carne até seus ossos. Mas, mesmo nesse cenário, existe material a ser descartado.

A melhor solução é o Carro cuba, um tipo de carrinho industrial feito de polietileno, metal e PVC. O polietileno está na cuba, o recipiente no qual será colocado o lixo.

O material é muito resistente ao material orgânico, substâncias químicas e mesmo material inflamável ou corrosivo.

A fabricação dessas cubas coloca aditivos para garantir a boa performance do produto, o que inclui resistência aos raios ultravioleta para o eventual uso externo.

O metal está na estrutura na qual a cuba é colocada e o PVC forma as rodas, que são quatro, sendo que duas giratórias e duas fixas. Vale lembrar que, assim como o polietileno, esse metal é tratado.

É um metal que não enferruja e com vida útil longa.

Assim, conclui-se que para trabalhar com mais qualidade, rapidez e segurança é crucial adquirir alguns equipamentos.

Todos os detalhes de uma indústria merecem a atenção, desde a compra da matéria-prima com produtores rurais até o descarte do lixo.

Ao adquirir esses equipamentos, procure por empresas de confiança que ofereçam serviços de manutenção, como a eventual troca de resistência para chocadeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *