usinagem

Usinagem: você sabe o que é e qual sua importância?

Você já parou para pensar em como algumas peças que utilizamos em nosso dia a dia são fabricadas? Muitas delas, principalmente as de metal, são feitas por um processo chamado de usinagem.

Usinagem significa dar forma à uma matéria-prima. É através disso que conseguimos peças para máquinas industriais, carros e até mesmo brinquedos.

Dessa forma, podemos perceber que há uma grande variedade de peças que podem ser fabricadas por meio da usinagem. Inclusive, algumas peças de celulares e computadores entram nesse processo.

Para que a usinagem seja feita de maneira correta, é preciso que haja um desenho técnico. É a partir dele que o operador industrial gera um programa para que a máquina execute o trabalho.

Com esse processo computadorizado, a usinagem se tornou ainda mais ágil. Um exemplo disso é a usinagem de peças seriadas, que é a fabricação de uma grande quantidade de peças específicas, de acordo com o desejo de determinado cliente.

Usinagem e fresadora ferramenteira

Uma das máquinas utilizadas para a realização dessa atividade é a fresadora ferramenteira. Ela atua mais especificamente com peças menores e complexas. Assim, essa máquina proporciona:

  • Maior precisão;
  • Versatilidade para diversas peças;
  • Maior rendimento;
  • Possui sistema de iluminação e refrigeração.

Outra forma utilizada frequentemente pelas indústrias é a usinagem de eixo. É por meio dela que se produz ou restaura peças de eixo, essenciais para o funcionamento de outras máquinas. Assim, é possível fabricar ou realizar a manutenção de eixos em todos os tamanhos e formas.

Torno mecânico

Além da fresadora, existe também a usinagem torno CNC. Ou seja, o torno mecânico é outra máquina utilizada para a realização desse processo.

Sua função é dar formato à uma peça enquanto ela gira em torno de seu eixo. Inicialmente, o torno mecanico usado para a fabricação de louças, como pratos e tigelas. Porém, depois de um tempo, passou-se a utilizá-lo para a fabricação de peças de metal.

As peças que compõem essa máquina são: cabeçote fixo, barramento, alavancas, cabeçote móvel, fusos, manivelas, carro principal, vara, torre, casso transversal e carro porta-ferramenta. Mas, não é só de produção que vive o torno. Ele também é muito utilizado para fazer o acabamento de peças que já estão em processo de fabricação.

O torno mecânico é tão importante que foi a primeira máquina da metalurgia criada e é utilizada até hoje. Foi ela que deu a base para a criação de outras peças e maquinários. Assim, a modernidade industrial e a tecnologia devem sua existência à esse equipamento.

Porém, para utilizar máquinas como o torno, é preciso de conhecimento e cuidado. Isso porque ele contém peças de corte e peças que fazem o giramento.

Acidentes graves podem ocorrer caso a pessoa que estiver operando o equipamento não seja especializado o suficiente. Sendo assim, é preciso evitar luvas, pulseiras e mangas compridas.

O ato de utilizar um torno mecânico para a usinagem se chama torneamento. Assim, o torno produz peças cilíndricas, peças com a superfície cilíndrica, peças rosqueadas, entre outros estilos.

Hoje, com a modernidade, existem vários tipos de torno, até mesmo o mini torno mecanico. Num total, eles são 5:

1. Torno CNC

Essa máquina é comandada por computadores. Inclusive, a sigla CNC significa comando numérico computadorizado. Utilizando esse equipamento, a produção é mais perfeita e rápida.

2. Trono de platô para usinagem

A maior função desse tipo de máquina é fabricar peças curtas que tenham grande diâmetro.

3. Torno revólver

Sua maior característica é a possibilidade de fabricar peças em série. Ou seja, é um tipo de torno que oferece agilidade e precisão, assim como o torno CNC.

4. Torno horizontal universal

Ao contrário do torno de platô, o horizontal universal é utilizado para produzir peças de grande comprimento e pequeno diâmetro.

5. Torno vertical para usinagem

Normalmente, é utilizado para peças com grande diâmetro.

Por fim, conseguimos compreender um pouco o que é e para que serve a usinagem. Sua importância é essencial para o nosso dia a dia.

Sem a usinagem, máquinas e equipamentos como conhecemos não estariam funcionando e isso inclui carros, eletrodomésticos e até computadores.

Mesmo sendo um procedimento antigo, ainda continua sendo um dos métodos mais eficazes de produção de peças específicas e complexas. Porém, para que isso seja feito de maneira correta, é necessário que haja profissionais especializados e preparados para essa atividade.