O ramo industrial possui diversas empresas de segmentos diferentes que trabalham todos os dias em vários processos com o objetivo de atender os prazos e demandas dos seus clientes, fornecedores e estabelecimentos comerciais.
A linha de produção de uma companhia necessita de matéria-prima de qualidade e funcionários preparados para conseguir otimização de tempo e mercadoria de excelência.
A utilização de materiais pode variar de acordo com o ramo de atividade da empresa, mas, alguns elementos estão presente em diversos segmentos, devido as suas qualidades.
Matérias-primas usadas na atividade industrial
O ferro é uma matéria-prima muito utilizada em diversas atividades, porque proporciona resistência e evita acidentes, além de dificilmente sofrer deterioração.
Diversos objetos e equipamentos usados no dia a dia possui o ferro na sua composição, podendo estar puro ou em uma liga metálica com outros elementos, proporcionando durabilidade ao objeto.
Esse material pode ser obtido em minérios, em que é possível encontrar outros elementos além do ferro.
A área da metalurgia estuda os processos de extração de metais e a siderurgia é o ramo responsável pelo ferro e aço, outro material muito importante em diversos segmentos. Nas empresas siderúrgicas esses dois elementos são trabalhados em diversas etapas como: laminação, forja e extrusão, processos de custo baixo, comparado a outros metais.
Por isso, a procura por ferro para construção civil é grande, pois é muito usado em obras de prédios, casas e outras construções na forma de concreto armado, barra de transferência, vigas, brocas, colunas, vergalhões e barras.
O uso de ferro nos projetos faz toda a diferença, em relação à estrutura e economia de custos.
Com a grande relevância que possui nas obras, a compra do ferro utilizado na construção deve ser feita em uma empresa fabricante de qualidade ou uma loja de materiais de construção que ofereça opções e preço acessível.
Pesquisar informações e referências de fornecedores com experiência é a melhor forma de conseguir a quantidade necessária para os serviços.
Uma chapa, é composta por elementos metálicos que podem ser usados em vários serviços, pois durante a sua fabricação, em alguns casos, passa pelo processo de corte e dobra.
A composição de chapas para o uso industrial é feita com aço ou ferro, porém, é possível potencializar a qualidade colocando a chapa em tratamentos específicos como em uma solução galvanizada. Tal processo é um banho de zinco que cria uma camada protetora, conferindo mais resistência ao material.
O mercado possui as seguintes opções de chapas:
- Chapa de ferro;
- Chapa de aço;
- Chapa galvanizada;
- Chapa expandida;
- Chapa revestida;
- Chapa em aço inox.
Esses e outros modelos podem ter acabamentos variados e podem ser usadas na construção civil, indústria automobilística, serralherias, etc.
Tubos e conexões
O uso de tubos e conexões é muito importante para o funcionamento de sistemas de reservatórios de água, ajudando no controle do fluxo do líquido, evitando problemas de desperdícios e outros fatores que prejudiquem a utilização de água.
Usar produtos de qualidade no momento de instalação do sistema de água é uma forma de evitar danos nas peças e, consequentemente, o aparecimento de problemas.
A válvula de retenção de água garante a proteção ao sistema hidráulico, ajudando no bloqueio de água e evitando que o refluxo de água aconteça.
O uso dessa peça atua no escoamento em uma única direção impedindo que o líquido volte e provoque problemas no sistema de tubulação, mantendo a coluna de água em boas condições.
Os benefícios da utilização da válvula de retenção é que ela evita a necessidade de mão de obra para fazer o serviço de retenção e podem ser paralisadas para possíveis reparos e manutenções para manter a qualidade e bom funcionamento.
É possível encontrar esse produto em ferro, aço inoxidável, latão e em outros materiais.
As conexões galvanizadas podem ser utilizadas nos sistemas de água, gás e vapor no segmento industrial. O nome galvanizado é devido ao processo de banho de zinco, de acordo com a NBR 6943.
O zinco é um elemento que evita que o aço e ferro oxide, ou seja, esse material pode ser usado por anos, graças a durabilidade e resistência.
Em empresas fabricantes há a possibilidade de encontrar os seguintes modelos: bucha de redução, cotovelos com ângulos de 45º e 90º, luvas, redução e outras opções.
Utilizando essas peças nos processos de produção industrial, os produtos terão qualidade, durabilidade e eficiência. Dessa forma, fazer parcerias com fornecedores de boa procedência é o segredo para o sucesso e bons resultados para a sua empresa.