projeto industrial

Projeto de segurança do trabalho e sua importância

Os processos industriais ocorrem a partir da implementação de equipamentos apropriados, seguindo um projeto desenvolvido por empresas especializadas em montagem e manutenção de máquinas e ferramentas.

Dependendo das finalidades de uma empresa industrial, o cenário muda de acordo com a aplicação de máquinas, oficinas, profissionais que atuam no chão de fábrica e a transformação da matéria-prima utilizada desde o princípio.

São muitos bens de consumo que podem ser manufaturados, todos eles a partir de elementos simplificados e que tomam nova forma, muitas vezes, em composição com outros produtos, entre eles:

  • Metais;
  • Alimentos;
  • Borracha;
  • Têxteis.

A linha de produção pode atender a produção de bens de consumo intermediário, que irão atender a outras empresas, para o acabamento fino e aplicação de outros elementos que formam o produto final, que chegará às mãos do público consumidor.

Por exemplo, nas empresas de reforma de pneus, assim como outros segmentos de negócio devem ter uma política de segurança do trabalho efetiva. Isso é necessário, pois, trabalham com diversas máquinas, produtos e ferramentas que podem oferecer riscos operacionais aos funcionários.

Ambiente preparado para segurança ocupacional

Muitos procedimentos industriais demandam um ambiente controlado, pois as máquinas trabalham sob pressão pneumática em escala de tonelada.

Uma indústria que trabalha com um projeto de moldes para injeção de plásticos precisa especificar os operadores das máquinas, com um sistema integrado de segurança para evitar qualquer tipo de acidente com os trabalhadores ou o patrimônio.

A equipe de segurança do trabalho é formada por técnicos, engenheiros, médicos e enfermeiros que observam as circunstâncias em que as tarefas são realizadas e os equipamentos utilizados, inclusive a disposição de proteção individual e a sinalização ambiente.

O chão de fábrica pode ser construído com janelas e sistema de circulação para a passagem de corrente de ar e climatização adequada, assim como a iluminação ideal para garantir a saúde visual dos trabalhadores. Todos esses aspectos devem ser descritos em projeto.

O piso de borracha antiderrapante está presente em alguns ambientes industriais, pois ele evita escorregões que podem causar acidentes graves, além de ser mais confortável para se movimentar.

Oficina de usinagem em tamanhos específicos

As máquinas instaladas também são avaliadas pela equipe de segurança do trabalho. A adequação da altura das bancadas, disponibilidade de cadeiras ou suporte de assento em pontos estratégicos são necessários em alguns ambientes industriais.

Dependendo do tamanho de uma oficina de usinagem, por exemplo, a presença de uma mini fresadora pode ser o suficiente para a realização das tarefas e atendimento aos clientes.

Esse modelo de máquina permite a atuação de um torneiro mecânico para que possa trabalhar com a fabricação de peças técnicas destinadas ao setor da construção civil ou indústria de veículos, como carros e motos.

Ela também atende à produção de materiais com características macias, mesmo os metálicos, como o cobre e o ferro fundido. A própria indústria de plástico, borracha, produtos acrílicos e do setor têxtil podem ser produzidos a partir dessa máquina.

Para atender de maneira correta uma demanda maior, a equipe de segurança do trabalho observa se há a presença de fresas cnc, que constituem em sua composição o controle numérico computadorizado, onde o operador pode acompanhar a produção de peças em escala maior.

Máquina apropriada para produção de peças

Dentro dos serviços de usinagem estão algumas tarefas bastante específicas, que transformam pequenas peças em itens de utilidade no dia a dia das pessoas, sem que essas percebam o quanto de trabalho foi empregado para chegar ao produto final.

Tome como exemplo a abraçadeira metalica, tão útil para a organização de um ambiente, reunindo em um mesmo espaço diferentes materiais que ficam dispersos, como encanamentos de sistemas hidráulicos, ou mesmo os fios e cabos elétricos de uma rede de distribuição de energia.

Essa pequena peça tem uma utilidade muito grande. Por exemplo: garantir que as fiações elétricas ou cabos de dados responsáveis pela ligação do telefone e da internet não fiquem espalhados no ambiente.

A organização desses elementos influencia, até mesmo, na segurança do ambiente, já que pode evitar choques elétricos ou mesmo o suporte para a passagem de água em um encanamento, deixando toda a instalação rígida e suportando toda a vibração.

A produção desse material tão importante está sob a responsabilidade da usinagem e utilização eficiente dos equipamentos que as oficinas têm a disposição.

O serviço de oxicorte realiza a tarefa de acordo com o projeto disposto pela empresa, empregando um jato de oxigênio em alta velocidade, permitindo o corte da chapa de metal.

O produto recebe um acabamento fino, pois a técnica é composta por atuação do controle numérico computadorizado, ou usinagem CNC, como é conhecido no meio industrial.

Todas essas aplicações dependem de um acompanhamento profissional capacitado, com conhecimento técnico apropriado e profundo conhecedor das ferramentas utilizadas.

Para cada ambiente industrial é necessário uma montagem específica, para que o mercado consumidor possa receber um material de qualidade, com toda a segurança possível para os usuários.