processos industriais

Processos industriais: automações, manutenções e outros

As indústrias são responsáveis por boa parte de tudo o que consumimos, afinal, da captação de matéria-prima até chegar nos mercados, lojas e outros lugares é preciso todo um processo. Esses processos são feitos em sistemas industriais.

Para que toda essa fábrica, máquinas e ferramentas funcionem é preciso que muitos processos sejam utilizados juntos, como uma boa infraestrutura elétrica com painéis elétricos de baixa e média tensão, bons processos de gestão, entre muitos outros aspectos.

Ao longo desse artigo abordaremos uma série de elementos e sistemas que são usados nas indústrias para darem cabo das demandas existentes e serem altamente eficientes.

Devemos sempre lembrar que as indústrias, ao investirem em seus procedimentos, buscam uma maior qualidade e produtividade.

Assim, os processos de automação industrial em SP que veremos e os de manutenção industrial ajudam e muito esses objetivos. Confira abaixo.

Processos de automação industrial e suas aplicabilidades

Estamos em um mundo em que a tecnologia avançou em tal ponto que é possível criar e conectar diversos elementos por meio de apenas um clique ou toque. Todos esses processos que estão na palma de nossa mão são aplicados também nas indústrias.

Esse processo de informatização e de sistematização computacional na indústria é conhecido como automação industrial e é feito por empresa automação industrial, que é especializada no desenvolvimento de soluções para as mais diversas fábricas.

As fábricas que possuem grande parte de seus processos automatizados ou que estão passando por uma reformulação são chamadas de “Indústria 4.0”, em referência ao uso de tecnológicas diversas. Os processos de fabricação só conseguem ser automatizados por conta do uso de muitos elementos como:

  • Sensores;
  • Sistemas de comunicação;
  • Alarmes;
  • Interfaces de interação;
  • Robôs.

Existem muitos tipos de automação que podem ser usados dentro da indústrias. Os que trabalham de forma fixa e que permitem uma produção em larga escala seja qual for o produto, seja uma barra de ferro chata ou parafusos e porcas, e automações que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade da fábrica.

As automações que trabalham em larga escala e não possuem personalização são chamadas de fixas. São usadas, como dissemos, para produção de peças idênticas em grande escala. São muito comuns nas chamadas linhas de montagem.

A automação programável, por outro lado, permite que as máquinas que fazem parte do processo sejam reprogramadas de modo que se criem operações diferenciadas e com base em configurações múltiplas. São usados em produções de baixo volume e em processos de laminação de aço e apoio a robôs industriais.

Dessa maneira entendemos que a automação industrial é um ponto chave para que produtos como ferro chato tabela, peças ou qualquer outro insumo sejam feitos com maior qualidade, atendendo às demandas que o mercado requer.

As manutenções industriais e sua importância

Todo o maquinário da automação industrial bem como suas peças mínimas que permitem à inteligência artificial ajudar na resolução de problemas, precisa de verificações periódicas para evitar que seus desgastes sejam graves.

Isto é comum para todo o tipo de maquinário que trabalha cotidianamente em ritmos variados. Para que esse desgaste seja evitado e que a perda total da máquina seja variada, isto é, sua vida útil seja estendida, existe uma gestão de ativos industriais conhecidos como manutenções industriais.

Os softwares de automação, como CLP preço, sensores e todo o maquinário, precisam de avaliações periódicas. As manutenções podem ser definidas como todas as ações necessárias e existentes para que o equipamento, sistema, peça ou máquina tenham condições operáveis, permitindo o aumento da sua vida útil.

Além do mais, quando se investe em manutenção industrial estamos falando de um processo administrativo e burocrático de gestão de ativos da empresa.

A partir do momento que se tem uma máquina que atende à demanda por muito tempo, eu tenho diminuição de custos no quesito de compra de novos insumos, que são mais caros que a estratégia de manutenção industrial.

Deste modo compreendemos que a manutenção industrial atua no sentido de fazer com que a máquina trabalhe de forma adequada com bom desempenho e por mais tempo, ajudando na diminuição de custos e também de riscos.

Dessa forma, tanto as manutenções industriais, como a automação, são de grande importância para o desenvolvimento de uma fábrica forte e segura em seus processos.