O que você conhece sobre indústrias? Bom, o texto a seguir pode servir para que você absorva novos conhecimentos acerca desse espaço tão importante para a economia de qualquer país desenvolvido. Primeiramente, precisamos entender mais ao certo o que esse termo significa.
Se você fizer uma rápida pesquisa nos dicionários online, encontrará a seguinte definição para a palavra indústria: “conjunto de atividades econômicas que têm por fim a manipulação e exploração de matérias-primas e fontes energéticas, bem como a transformação de produtos semiacabados em bens de produção ou de consumo.”
Não sei se ficou claro para você sobre o que se trata a indústria, mas tentaremos ser mais específicos. Indústrias são espaços que, normalmente, são construídos por meio de investimentos governamentais, no caso de indústrias estatais, e, principalmente, pela iniciativa privada, sendo que as indústrias são os principais meios de produção de itens para consumo dessas empresas privadas.
Como surgem as fábricas e indústrias?
Como existe uma grande quantidade de empresas estatais e privadas, tanto no Brasil como no mundo, que produzem itens de diferentes tipos para diversos fins, a gama de setores industriais é bastante numerosa.
Dessa forma as práticas e atividades executadas pelos trabalhadores dos diversos segmentos industriais é bastante diversificada, principalmente pela variação de objetivos dos setores.
Aplicações da automação industrial
Independente do destino da produção das indústrias, existem equipamentos que são utilizados para que os processos sejam executados de maneira mais assertiva, e são aparelhos que otimizam e melhoram a linha de produção.
Muitos desses dispositivos foram sendo implementados ao longo do tempo, de acordo com o desenvolvimento das tecnologias e das técnicas de produção.
Um ramo que tem bastante interferência nessa inovação da aparelhagem industrial, é a automação industrial, já que os técnicos dessa área tem a função de implementar ideias e conceitos que trazem uma série de benefícios para as indústrias, tais como:
- Melhoria do desempenho industrial;
- Implementação de dispositivos tecnológicos;
- Controle das atividades de forma automatizada;
- Potencialização dos processos;
- Diminuição de erros;
- Produção em larga escala.
Utilização de dispositivos tecnológicos
Entre as principais aplicações automotoras, está a criação do Relé de tempo. Esse é um equipamento que faz com que os processos possam ser controlados por comandos temporizadores, ou seja, por meio da presença do relé temporizado são enviados comandos para as máquinas que finalizam suas operações juntamente com o alarme disparado pelo equipamento, a partir de um tempo pré determinado pelos operadores.
Aparelhos relés também são muito utilizados em outras aplicações, como em circuitos de iluminação, em que o rele de retardo, por exemplo, faz com que lâmpadas comandadas por sensores sejam desligadas após um período de tempo.
Você provavelmente já passou por esse tipo de situação, talvez nos corredores do seu próprio prédio, onde as luzes são acendidas pela movimentação das pessoas, mas elas apagam após um período. E é exatamente essa a função do relé de retardo ou rele temporizador 220v, muito utilizado também em setores das indústrias.
Variedade de parceiros para indústrias
Como os ambientes industriais são variados, montados em grandes espaços e atendendo a uma enorme quantidade de clientes, comércios e também as próprias indústrias, não são só os técnicos de automação industrial que fazem parte dos trabalhadores externos e que são integrantes de empresas que auxiliam no trabalho industrial.
Para que as indústrias atinjam seu maior potencial, melhorando a linha de produção e os demais setores integrados, é fundamental que elas busquem o máximo de soluções e parcerias possíveis para que as práticas sejam aprimoradas e o desempenho dos trabalhadores e das fábricas de um modo geral só aumentem.
Um parceiro importante de qualquer indústria, por exemplo, são os engenheiros mecânicos. Profissionais desse tipo de categoria prestam um serviço de Consultoria em engenharia mecânica para as indústrias, que é fundamental para diversas atividades, entre elas o trato e a formação de parcerias com outros profissionais.
Um dos setores que pode ser providenciado pelos consultores, é a contratação de empresas que realizam manutenções nas máquinas, equipamentos e estruturas das indústrias.
Como essa é uma prática fundamental para todos os setores industriais e todo tipo de processo que acontece nesse lugar, como a execução de trabalhos em sistemas pneumáticos, é essencial a presença de trabalhadores que executem as manutenções necessárias, como a Manutenção corretiva de compressores, que são equipamentos pertencentes a esse sistema mencionado.