Chapas e seus modelos no ramo industrial

corte de chapas de aço pode realizado por meio do laser. Ele é utilizado para que as chapas sejam empregadas em diversos materiais que são usados no dia a dia, como eletrodomésticos, automóveis, embalagens, brinquedos, etc.

A partir do corte a laser, é possível fabricar produtos que são frequentemente encontrados nas indústrias, principalmente aqueles que precisam ter características como resistência aos impactos, à chuva, aos raios solares e corrosão.

Por isso, o corte a laser de chapas é um processo muito usado por indústrias que possuem a fabricação de máquinas e equipamentos de diversos segmentos.

No ramo da saúde, da arquitetura e design, as chapas de aço também são muito utilizadas.

As chapas de aço são peças planas confeccionadas por meio de procedimentos industriais que têm por objetivo atender às exigências do consumidor final com alguns atributos químicos e mecânicos específicos.

chapa de aço preço depende de alguns fatores como a espessura, se ela é galvanizada ou não, entre outros.

Esse tipo de produto é muito usado, principalmente, pelas indústrias metalúrgica e mecânica e possuem propriedades que lhes dão uma durabilidade longa, além de serem muito resistentes à impactos, oxidação, compostos básicos, etc.

Há diferentes tipos de chapas de aço no mercado, sendo que cada uma delas possui uma finalidade específica, conforme o processo de fabricação.

Entenda com mais detalhes como são feitas as chapas de aço

A produção das chapas de aço possui algumas etapas como:

  • Mineração e extração;

  • Usinas siderúrgicas;

  • Transformação em ferro gusa;

  • Aciaria;

  • Implementação de elementos químicos;

  • Laminação.

No processo de mineração, o aço é extraído da natureza em sua forma bruta.

Depois de ser extraído, ele vai para as indústrias siderúrgicas, onde é submetido a altas temperaturas, se transformando em ferro gusa. Isso serve para que as impurezas que compõem o aço sejam eliminadas.

Após ser transformado em ferro gusa, acontece a etapa de aciaria, quando o ferro gusa é transformado em placas de aço.

É nessa etapa também que os elementos químicos são implementados, originando os diversos tipos de aço existentes no mercado.

Depois de ser produzida, cada modelo de placa sofre um processo de laminação diferente, justificando a existência de diversos modelos de chapa de aço, como a chapa de aço carbono, chapas grossas, chapas perfuradas, chapas expandidas, etc.

Como ocorre a produção do aço?

O ferro é produzido em uma usina siderúrgica, assim como o ferro gusa.

O processo de fabricação começa com o aquecimento do minério de ferro bruto e outros materiais, que se transformam em ferro gusa. sendo ele o primeiro estado do aço.

O ferro gusa é, então,enviado para os conversores para se tornarem aços. Enquanto ocorre esse processo, por existirem diversas variações do aço, materiais são adicionados ao aço, criando uma mistura.

Em seguida, o aço é resfriado e moldado em formato de placas. Uma máquina de cortar, que pode ser a laser, é usada para fazer o corte a laser conforme as dimensões necessárias

A fabricação do aço se dá em quatro etapas, começando pela preparação de carga. Em seguida, vem a redução.

Em um terceiro momento, ocorre o refino e, para encerrar, acontece a laminação. O aço é definido como sendo uma liga de ferro e carbono proveniente da mistura de minério de ferro, carvão e cal.

O ferro pode ser encontrado em toda a superfície do planeta Terra. Na siderurgia, também é muito comum o uso de carbono através do carvão mineral ou vegetal, que possui uma dupla função na fabricação do aço.

A primeira delas é a função como combustível, permitindo que altas temperaturas sejam alcançadas, ocorrendo então a fusão do minério.

Uma outra função é como redutor, em que ele se associa ao oxigênio, se desprendendo do minério, tornando o ferro livre.

Esse processo em que o oxigênio é removido do ferro é chamado de redução e acontece no interior de uma máquina conhecida como alto forno.

O refino do aço é feito em fornos movidos a oxigênio ou fornos elétricos.

Com o passar dos anos e o crescente desenvolvimento da tecnologia, a produção do aço vem se tornando cada vez mais rápida, principalmente porque ele é um dos grandes responsáveis pelo giro da economia brasileira, estando presente na composição de diversos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *