Conhecendo os itens de medição para indústria

Há uma série de instrumentos de medição utilizados na indústria, em absolutamente todos os setores. Esses instrumentos são usados com diversas finalidades, pode-se destacar o uso no controle de qualidade da indústria.

Garantir que tanto os processos quanto os produtos e máquinas estão dentro do esperado é crucial para uma fábrica de qualidade. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre os meios de medição dentro da indústria, de forma geral.

Quais são os instrumentos?

Cada indústria pede por uma instrumentação industrial diferente. Tudo depende das máquinas utilizadas, dos processos que acontecem naquela fábrica, se há investimento em pesquisa e desenvolvimento, e, claro, o tipo de produto ali fabricado. Existem diferentes variáveis de medição para os instrumentos:

  • Pressão;
  • Densidade;
  • Corrente elétrica;
  • Nível;
  • Vazão;
  • Temperatura;
  • Vibração mecânica.

Esses são apenas alguns exemplos, pois o número total de variáveis é imenso. Por exemplo, o Micrômetro analógico é um instrumento de medição simples, que busca apenas determinar o tamanho de peças pequenas, comparável a uma régua.

Mas também existem exemplos mais tecnológicos e recentes, como o uso de laser ou de ondas ultrassônicas para medição.

Há instrumentos que são usados nos laboratórios das indústrias, para fazer a análise de substâncias e conseguir criar novos produtos, melhorar produtos existentes ou testar sua qualidade.

O exemplo mais famoso dentro dessa categoria é o microscópio, por aparecer em mídias visuais, como filmes, e ser usado para experimentos em escolas.

O microscópio entra na categoria de instrumentos ópticos e a sua função é ampliar imagens com seu poder de resolução.

Através de um microscópio é possível enxergar as menores unidades da matéria e enxergar seres invisíveis ao olho nu, como micróbios. Dessa maneira, é o instrumento ideal para a pesquisa de novos compostos e análise detalhada de qualidade.

Existem diferentes tipos de Microscópio óptico binocular e é possível categorizá-los de acordo com a tecnologia usada para o seu funcionamento.

Há os que utilizam radiação ultravioleta, os que utilizam fluorescência, que se valem do contraste de fase da luz e também os microscópios que utilizam dois primas, em um processo chamado de polarização.

Outro grupo de instrumentos de medição que merece destaque são os voltados à instalação elétrica da indústria, importantes para garantir a segurança.

Afinal, quando a instalação não está como deveria podem haver incêndios e descargas elétricas. Mede-se a corrente elétrica, a tensão, a resistência, a condutividade, diversos aspectos podem ser avaliados.

Calibração e manutenção

A manutenção correta dos instrumentos de medição industriais é essencial. Afinal, o papel desses instrumentos é fornecer dados importantes para a indústria e esses dados precisam ser confiáveis.

Alguns dos cuidados de manutenção são simples, como fazer a limpeza regular, mas outros demandam qualificação especializada.

A limpeza das peças internas de determinado instrumento, por exemplo, precisa ser feita por um profissional para que não acabe danificando o objeto.

Cada item precisa passar por uma vistoria para se certificar de que funciona corretamente e a frequência exigida varia, podendo ser trimestral, anual, a cada 2 anos, a cada 3 anos, enfim.

Isso se torna ainda mais importante quando se trata de um instrumento de alta precisão, cujas menores variações já fazem grande diferença.

Nessas vistorias, um dos procedimentos realizados é o teste de calibração. Basicamente, utiliza-se um objeto cujos dados sejam conhecidos, seja sua dimensão, sua temperatura, sua densidade, sua viscosidade, qualquer dado.

Utilizando o instrumento, em questão, nele, faz-se uma comparação dos dados conhecidos com os novos objetivos. Se não forem iguais é porque o instrumento precisa de calibração.

Alguns instrumentos são mais propensos a precisar desse serviço, como é o caso da Calibração de termometro e de balança de precisão.

Muitos fatores externos podem influenciar nos dados fornecidos por eles, como impactos, atritos, correntes de ar, vibrações e outros.

Por isso, a recomendação é que o teste de caibração seja feito sempre que o instrumento vá ser usado, pelos próprios funcionários.

Já uma balança de grande porte, feita para pesar grandes cargas, não precisa de toda essa atenção. Como são números grandes, qualquer inconsistência nos resultados é facilmente reconhecida. Nesse caso, basta fazer a vistoria no período recomendado.

Em conclusão, há uma série de instrumentos de medição usados na indústria. A dica é comprar esses itens de empresas confiáveis e com boa reputação no mercado.

O ideal é que a empresa fabricante ofereça serviços de manutenção, pois ninguém conhece um produto melhor que seu fabricante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *