Você já sabe o que é um banco de capacitores?

O banco de capacitores é um item muito utilizado na indústria, pois permite auxílio e correção de diversos processos. Neste texto iremos explicar um pouco sobre este item, assim , fazendo uma abordagem sobre suas características e uso.

Banco capacitor

Banco de capacitores preço é uma opção viável, pois devido aos seus muitos benefícios, este item é uma interconexão de vários capacitores, em série ou paralelo, com base nos requisitos de cada projeto.

Geralmente, são aplicados para melhorias ou correções do fator de potência ou na compensação de energia reativa do circuito.

A forma de funcionamento do  Banco capacitor é a armazenagem de energia por meiode um campo elétrico e esta energia armazenada não é mantida indefinidamente, pois existe um escape de energia.

De uma maneira mais franca, há quatro benefícios associados à aplicação de banco de capacitores e são eles:

  • Melhoria de capacidade de carga em circuitos existentes;

  • Redução dos custos;

  • Perda reduzida de potência;

  • Melhoria na tensão com banco de capacitores.

O alto uso desse dispositivo se deve aos seus benefícios, como redução de gastos entre outros.

A forma que funciona o banco foi feita para compensar a energia reativa que se gera por cargas indutivas, assim altera a característica da carga aumentando o fator de potência e reduzindo a energia reativa.

Também tem o banco automático que tem como função fazer de modo automático a correção do fator de potência de instalações elétricas, ou seja, consegue fazer a redução da indutância que está sendo aplicada em uma rede elétrica da concessionária de energia (distribuidora de energia da região) pelas cargas do circuito.

Para isso, o banco de capacitores automáticos possui uma controladora de fatores de potência que serve para poder ligar e desligar o sistema automaticamente.

Este dispositivo possui alguns estágios que são acionados conforme a sua necessidade de potência que vai ser corrigida.

Para cada estágio do banco de capacitores, é utilizado disjuntor ou fusível para a proteção e contatores específicos para poder ser feito o acionamento das células capacitivas.

Além disso, faz-se necessária também a utilização de uma proteção geral para o circuito.

Existem  vários outros componentes que podem estar junto no banco de capacitores conforme o desejo e a necessidade do cliente, tais como relés de proteção, componentes para monitoramento, entre outros.

Este produto é utilizado em circuitos que possuem muitas cargas reativas, como circuitos que alimentam motores e indutores. Pois neste tipo de carga, uma parte da energia é armazenada e usada apenas para estabelecer campos elétricos.

Com isso, há um aumento de corrente elétrica e uma defasagem entre a tensão e corrente, aumentando assim o consumo de energia, um dos itens obviamente importantes no banco são os capacitores.

A utilização desse dispositivo resulta na redução do consumo de energia, sem mencionar o controle bem mais refinado, por esse e outros motivos, os bancos de capacitores têm se tornado cada vez mais presentes nas empresas e nas indústrias e é uma solução muito boa para quem deseja reduzir o consumo de energia.

Empresas de manutenção industrial

As Empresas de manutenção industrial, são buscadas por vários segmentos da indústria, para realizar a manutenção periódica de seus maquinários e demais componentes e instalações é algo indispensável, para poder garantir o pleno funcionamento de seus processos e suas atividades, o que faz uma solução atrativa recorrer a uma empresa de manutenção.

É de suma importância buscar uma empresa ideal entre as empresas de manutenção para poder garantir a qualidade dos serviços ofertados.

Boas empresas de manutenção contam com  uma mão de obra especializada para serviços de manutenção preventiva e corretiva, que acabam englobando a manutenção de máquinas e demais implementos da fabricação de cada planta.

A manutenção de instalação eletrica e instrumentação, assim como serviços de jateamento e de pintura industrial, é preciso supervisão e execução de profissionais capacitados para garantir a qualidade do serviço prestado e assim promover o pleno funcionamento dos maquinários.

Além disso essas empresas apresentam soluções ideais e customizadas para cada demanda, e se deve procurar com cada atividade os  prazos adequados que não devem interferir na produtividade de cada empresa, assim garantir a qualidade e eficiência.

O motivo básico e o principal ponto de procura por este tipo de empresa é a parte corretiva e de prevenção, ou seja, evita-se gastos desnecessários, logo, mais economia e qualidade de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *