A utilização de compressores de ar na indústria

No campo industrial, a utilização de compressores de ar é de alta necessidade. Desde a sua invenção, no século XIX, ele foi empregado na perfuração de rochas e pedras, e desde lá é utilizado em larga escala em diversos aspectos industriais.

É altamente utilizado para realizar pinturas ou então limpezas em objetos e locais, além de diversas outras aplicações que ao ar comprido são atribuídas.

Neste texto, iremos abordar um pouco das outras atribuições que ficam a cargo dos compressores de ar. Continue sua leitura e venha conosco conhecer mais sobre esse assunto.

Os compressores e suas aplicações

Como já mencionado, o compressor é utilizado em diversas aplicações e setores, porém, há dois em específico que os compressores se destacam ainda mais em sua utilidade. São eles: o setor farmacêutico e alimentício.

No campo alimentício, através deste equipamento, é possível realizar o manuseio e a fabricação de alimentos sem existir a possibilidade de riscos de contaminação nos alimentos.

Já no âmbito farmacêutico, seu uso é empregado com o mesmo fim, evitar a contaminação em gabinetes odontológicos, químicos ou então outros processos que se mostram de alto risco e sensibilidade.

Ao se investir em compressores, traz-se uma série de vantagens para os processos industrial, sobretudo porque há uma grande facilidade em sua obtenção.

Bom, começando pela densidade baixa dos gases, que permitem ser substancialmente compridos, possibilitam a geração de energia.

Essa energia está entre as mais importantes funções do equipamento, e também é possível produzi-la em grande quantidade e empregá-la de forma eficiente na linha de produção.

Para a ocorrência disso, utilizam da instalação de uma Rede de ar comprimido, com o intuito de abastecer os setores que demandam dele, para que possam ser utilizados da melhor maneira.

Além da geração de energia, que muitas vezes pode substituir a elétrica, os compressores ainda dão um auxílio nas operações que necessitam de força e destreza, como, por exemplo, nas plataformas de petróleo ou sondas de navios.

E além destas aplicações, são altamente utilizados para fornecer pressão em máquinas de limpeza, pulverização e pintura.

No campo da logística industrial, os compressores de ar são empregados no transporte de quantidade altíssimas de pó e grãos de forma dinâmica e rápida, de um lugar ao outro, e ao mesmo tempo, também fica responsável pela movimentação de componentes mínimos, como partículas sólidas, micro-organismos e vapor d’água.

Veremos agora, alguns detalhes dos compressores e suas aplicações.

Compressor de ar condicionado

Dentre os componentes de um ar-condicionado, o compressor é um dos mais importantes. Ele é o responsável por alterar a temperatura do ar, que faz com que ocorra o resfriamento ou aquecimento do ambiente em questão.

O compressor ar condicionado tem como função, receber e comprimir o fluido que provém da evaporadora, assim sendo, ele eleva a pressão do gás e juntamente a temperatura.

Então, após deixar o compressor, este gás se movimenta novamente pelo condensador e assim é feita a troca de calor com o ambiente.

Dentre os tipos de compressores que são utilizados na climatização, podemos elencar:

  • Compressor rotativo;

  • Compressor alternativo;

  • Compressor scroll;

  • Compressor parafuso;

  • Compressor centrífugo.

Secador de ar comprimido

Quando falamos do Secador de ar comprimido, estamos falando de um equipamento ideal para realizar o tratamento do ar, trabalhando em função de eliminar a água que é deixado no ar, o deixando assim seco.

O processo da secagem, depende muito do tipo de equipamento que está sendo utilizado, podendo ser por refrigeração, adsorção, etc.

Sem o secador no compressor, a umidade relativa do ar é absorvida no equipamento e então distribuída a todo o seu sistema.

Essa água, ao entrar em contato com os componentes, prejudicam a devida performance do compressor, e posteriormente acarreta danos nas mangueiras e ferramentas, exigindo que se faça a Manutenção compressor de ar.

Tudo depende do equipamento que você está utilizando. Muitos já acompanham o secador, porém ele é também um acessório para aqueles que não o possuem.

Por isso, sempre é adequado verificar a necessidade do item para que se garanta um compressor de ar que trabalhe em alto desempenho e também para a garantia da qualidade do ar e precaução de danos futuros.

Há uma diversidade de compressores e eles são aplicados em diversos serviços. Dentre os mais utilizados, o compressor schulz é altamente recomendado por profissionais da área e tem desempenho altamente eficaz, com a produção de ar comprimido da mais alta qualidade e pureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *