Nas linhas de operação industrial, a água é um elemento básico para as mais diversas finalidades, da lavagem de peças até o enchimento para torre de resfriamento.
Independentemente da forma de uso, essa substância gera resíduos, que são chamados de efluentes industriais e precisam de um tratamento adequado para não contaminar o meio ambiente.
Neste cenário, as estações de tratamento de efluentes são sistemas muito comuns para receber esses resíduos e tratá-los a partir de processos químicos, físicos e biológicos.
Há mais de uma forma de tratar a água da indústria e a escolha do tipo de tratamento depende bastante das características dos efluentes, do grau de poluição e do segmento da indústria em questão.
Quer saber mais sobre as formas de tratamento e soluções que podem envolver em algum momento o uso da água na indústria? Leia mais!
Enchimento para torre de resfriamento
O enchimento para torre de resfriamento é uma técnica que serve para remover o calor e, assim, contribuir para processos que envolvem a evaporação da água ou a necessidade de resfriamento da substância.
Geralmente essa é uma demanda comum de refinarias de petróleo e indústrias químicas, setores que, aliás, podem produzir quantidades significativas de efluentes industriais.
Para garantir o resfriamento da água de forma adequada, já é possível encontrar técnicas de tratamento da substância no contexto específico de enchimento para torre de resfriamento.
Geralmente, os programas de tratamento incluem: controle de populações microbiológicas e regulagem das condições operacionais das torres de resfriamento.
O principal objetivo das torres, nesse contexto é acelerar a dissipação de calor que envolve a água e assim, garantir um resfriamento de qualidade para a indústria.
Considerando que o público que mais precisa de água resfriada é composto por refinarias e indústrias químicas, é natural que os eventuais resíduos descartados após o enchimento para torre de resfriamento se tornem efluentes tóxicos.
Por isso, é importante avaliar o grau de contaminação da água, para determinar se o tipo de tratamento será:
-
Filtragem básica;
-
Tratamento por processos biológicos;
-
Descontaminação com substâncias químicas;
-
Técnicas de esterilização.
Unidade de água gelada
Além das torres de resfriamento, outra estrutura comum nas indústrias é a unidade de água gelada. Basicamente, esse equipamento serve para conservar a água refrigerada e não é por acaso que esse dispositivo é tão requisitado nas indústrias, de forma geral.
Entre as vantagens práticas desse equipamento na indústria, algumas se destacam:
-
O produto ajuda manter o controle da temperatura da água;
-
Atua na prevenção de superaquecimentos que possam gerar falhas;
-
A manutenção é simples;
-
Fornece água potável e própria para o consumo.
Em relação ao tratamento de água, elementos como a unidade de água gelada são muito interessantes pois prezam por um processo contínuo de refrigeração e controle da qualidade da substância.
Isso vale não só para as operações industriais, mas para os outros departamentos de uma empresa, já que essa unidade pode ser encontrada em forma de um filtro de água potável, disponível para os colaboradores.
Para manter a qualidade da substância, aliás, há muitos dispositivos que são necessários neste contexto. O filtro de ar é um que se encaixa na lista, com diversas variações de modelos e funcionalidades distintas.
Secador de ar comprimido por refrigeração
Além de equipamentos específicos para refrigeração e tratamento da água, saiba que dispositivos relacionados ao tratamento da qualidade de ar, também podem influenciar a qualidade da água.
Neste contexto, o secador de ar comprimido por refrigeração é um componente que serve para eliminar a água com o objetivo de deixar o ar seco.
Dessa forma, a principal vantagem é um equilíbrio na umidade do ambiente e isso pode refletir no funcionamento de outros sistemas. Geralmente os secadores de ar comprimido, são peças indispensáveis em estruturas como uma câmara fria.
Aliás, as câmaras frias, são estruturas feitas para o tratamento de produtos e armazenamento adequado de itens que precisam de uma conservação especial como produtos de frigorífico ou supermercados. Geralmente, essa área tem uma temperatura ambiente variável entre 0º C e 18º C.
É fundamental garantir uma boa limpeza nesse ambiente e nos elementos que possam compor um sistema de refrigeração como filtros ou compressor de ar, por exemplo.
Afinal de contas, após o armazenamento de alimentos, congelados e outros produtos, é natural que o espaço acumule e até elimine resíduos como águas industriais e outros efluentes.
Por isso, é importante que a limpeza industrial seja minuciosa nesses espaços também e todos os efluentes sejam tratados com as técnicas mais adequadas.