Tipos de transporte de carga industrial

O transporte de carga no Brasil é composto por uma larga e diversificada rede de sistemas de transportes, integrando o país e distribuindo os produtos e mercadorias em todos os estados que o compõem. Além disso, esse sistema também impacta e contribui para o desenvolvimento econômico da sociedade.

Composto por transportes aéreos, ferroviários, rodoviários e aquaviários, o principal objetivo é transportar os produtos em segurança, garantido que eles não sejam danificados ou quebrados antes de chegarem aos seus destinos.

Assim, cada sistema apresenta as suas vantagens e são utilizados de acordo com as demandas de:

  • Prazo;
  • Qualidade;
  • Quantidade;
  • Preço.

Tudo isso acerca de cada material e produto transportado.

Em certas regiões do Brasil o meio de transporte mais utilizado são de vias fluviais. Mas, de uma forma geral, os mais utilizados são veículos terrestres, que circulam pelas rodovias e estradas do país.

Tipos de cargas

O que vai definir o transporte são os tipos de cargas que precisam ser transportas. Por isso, antes de contratar uma empresa ou um profissional para realizar essa função, é preciso conhecer e classificar o produto com exatidão e clareza de suas características.

Mudanças

Quando a carga é referente a mudança, há um segmento no mercado especifico para realizar esse deslocamento de fretes e mudanças.

De um modo geral, elas podem ser realizadas com veículos próprios ou mesmo locados. Normalmente, ao contratar esse serviço eles também realizam o carregamento e descarregamento dos móveis e demais objetos. Podendo ser realizados com carretos, caminhões de mudança e até mesmo vans.

Tudo vai depender do tamanho e da quantidade de móveis que precisam ser transportados.

Carros

Normalmente os carros são veículos de transporte e locomoção particular. Mas, como são máquinas, por vezes é possível que falhem ou sofram algum dano ou pane no sistema.

Para realizar o seu transporte nessas situações, em muitos casos o guincho é acionado.

Por isso é comum verificar em vias publicas o guincho plataforma, um caminhão que possui uma plataforma acoplada, que podem ter tamanhos e resistências diversas, realizando o transporte de carros que por algum motivo não podem ser temporariamente conduzidos.

Materiais de construção

Na maioria das reformas e em todo projeto de construção, o transporte de materiais e equipamento são necessários para que o projeto seja realizado.

Por ser uma variedade de materiais com consistências e características diversas, o transporte dos itens precisam ser realizados com atenção e segurança para que não tenha desperdício e danos.

Assim, o veiculo mais utilizado nesse cenário é o caminhão, pois é um veiculo que consegue transportar grandes quantidades de carga, atingir boas alturas visto que sua plataforma acoplada tem uma movimentação que permite erguer ou elevar as cargas e é bem resistente, percorrendo longas distancias com muito peso.

Cargas Fracionadas

As cargas fracionadas são aquelas que são transportadas junto com outras mercadorias que não precisam ser do mesmo consumidor ou proprietário.

Assim, o caminhão que realiza o transporte de cargas fracionadas leva diversas mercadoras que possuem características semelhantes e rotas compatíveis.

Isso permite a condução por meio de um transporte mais adequado, com mais rapidez e agilidade na entrega, visto que a rota é com destinos semelhantes.

Outro aspecto importante dessa carga é que a empresa ou pessoa paga apenas pelo espaço ocupado pela sua mercadoria, tornando ainda menor os custos investidos nesse transporte.

Cargas pesadas

O transporte de cargas pesadas abrange toda mercadoria e produto que são grandes em dimensões e muitos pesados.

Nesse tipo de transporte, a segurança precisa ser redobrada, uma vez que a maioria das estruturas, equipamentos e maquinário excedem os limites de tamanhos que são permitidos pelo código brasileiro de trânsito.

Por apresentar altos riscos, elas exigem um planejamento minucioso e estratégico considerando horário de circulação permitido, escoltas e a velocidade.

Cuidados

Além dessas cargas, há outros como alimentos, produtos farmacêuticos, químicos e industrializados, cada qual com suas características e necessidades especificas para assegurar a sua integridade física.

Além disso, o processo de transporte envolve também a segurança de outras pessoas. Dessa forma, segurança e atenção são essenciais, por isso o processo de transporte e distribuição das mercadorias precisa ser estruturado por uma logística estratégica e cautelosa.

Assim, ao realizar a contratação do serviço é preciso verificar se a transportadora obedece todas as normas do código de transito brasileiro, bem como se ela possui os meios de transporte com as devidas manutenções e sistemas de acompanhamento para realizar o transporte da forma mais segura e correta das mercadorias