Existem muitas maneiras de otimizar o setor industrial e gerar resultados mais rentáveis e seguros, motivo pelo qual é importante conhecer o setor e entender quais são suas principais demandas cotidianas.
Para isso, é importante conhecer mais sobre algumas técnicas que podem ser aplicadas para a melhoria na obtenção de lucro e qualidade sem comprometer a segurança interna e o bem-estar organizacional.
Muito pelo contrário: com as dicas que vamos dar para você no artigo a seguir, é possível alcançar a expansão dos seus ciclos produtivos e de montagem por meio de soluções que estão presentes em todos os segmentos industriais.
Praticidade ao conectar objetos metálicos
Um dos instrumentos mais utilizados e que é um exemplo de item que faz toda a diferença na proteção dentro de uma indústria é a Rebitadeira industrial, muito utilizada por sua capacidade de unir peças metálicas, prendendo os rebites e ligando-as uma à outra.
Também chamada de martelo pneumática, a rebitadeira usa gás pressurizado para gerar a força necessária durante sua atividade.
Ao mesmo tempo em que uma barra aperta uma extremidade da peça, a rebitadeira faz com que a cabeça do rebite se forme, de modo que ela é muito empregada para pregar peças de aço, desde as menores àquelas que fazem parte de aeronaves.
Para a operação segura e correta da rebitadeira, é importante observar os seguintes tópicos:
- Pedaço de madeira
- Brocas
- Óleo para ferramenta pneumática
- Óculos de proteção
- Compressor
- Óculos de proteção
Tudo isso vai proteger o operador de riscos de danos e lesões e também vai proporcionar um rebite muito mais limpo, bem acabado e preciso, garantindo a eficiência e a funcionalidade do produto em todos os aspectos, inclusive no estético.
Automatizando a produção
Você certamente já ouviu falar em automação industrial, não é mesmo? Seu uso em uma série de ciclos de montagem e produção tem aumentado expressivamente nos últimos anos em todos os tipos de segmentos industriais, pois ela oferece um sistema capaz de controlar, comandar a avaliar procedimentos variados.
Com um sistema automatizado, portanto, é possível obter uma vasta lista de vantagens para o empreendimento. Em primeiro lugar, melhora a produtividade, pois aumenta os número relacionados com itens produzidos por hora.
Além disso, tem um impacto significativo na qualidade de vida e do local de trabalho para quem ali está todos os dias.
Um dos maiores benefícios observados com a automação é, ainda, a possibilidade de se realizar uma variedade de operações que não podiam ser feitas por humanos, seja de forma manual ou intelectual. Esse certamente é um aspecto que merece destaque.
Poderíamos mencionar, ainda, avanços na logística e na simplificação de operações. Uma das áreas que mais são beneficamente influenciadas pela aplicação de sistemas integrados de comando e controle é a da manutenção de equipamentos industriais, já que os riscos de danos e falhas são reduzidos.
As Empresas de automação industrial devem oferecer todos os componentes necessários tanto para a parte operacional quanto de controle, garantindo os resultados de qualidade conforme o modelo de produção.
Evite interrompimentos e transtornos na produção
Uma das situações mais desagradáveis quando estamos falando da produção e da montagem industriais é quando há, por exemplo, uma queda imprevista de energia e é necessário interromper a produção por tempo indeterminado, até que a concessionária de eletricidade responsável resolva a situação.
Para evitar isso, hospitais, escolas e diversos tipos de estabelecimentos, como as próprias indústrias, fazem uso do gerador, um aparelho capaz de gerar a energia elétrica necessária para uso em diversos tipos de local sem que haja dependência da distribuição convencional de eletricidade.
Com isso, se torna muito mais fácil garantir a continuidade produtiva e não colocar em risco os colaboradores, pois ambientes mal iluminados podem gerar uma série de acidentes quando estamos falando do ambiente de trabalho industrial.
É por isso que a Manutenção preventiva de geradores de energia deve ser feita conforme a periodicidade indicada pela fabricante ou sempre que aparentar haver a necessidade, pois isso é o que vai garantir a ~produção mais ágil, eficaz e de qualidade.
O mais importante é sempre utilizar os melhores métodos de reparo e contar com equipamentos precisos e capazes de fornecer vantagens para o ciclo de produção.
Outra dica que não poderia ficar de lado é cuidar para a realizar a devida proteção de cabos e demais estruturas elétricas, responsáveis pela transmissão segura de dados diversos.