Os setores industriais são interligados, cada qual com processos produtivos que se iniciam na transformação da matéria-prima e, consequentemente, nos componentes posteriores, criando bens de consumo que são oferecidos ao mercado para fins intermediários ou direto ao cliente final.
O funcionamento de maquinários e equipamentos deve ser eficiente, para que nenhum setor tenha influência de sobrecarga ou falta de material para o andamento dos processos fabris. O alinhamento é programado dentro de um planejamento específico, seguindo todos os passos da linha de produção.
Ter à disposição uma equipe responsável pela manutenção preventiva e corretiva de equipamentos mecânicos, elétricos e de sistemas hidráulicos auxilia no funcionamento adequado, evitando qualquer interferência entre os setores.
Os profissionais que atuam no campo da manutenção devem somar ações administrativas e técnicas, aplicando uma gestão própria para atender as normas regulamentadoras que são fiscalizadas por órgãos competentes, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Verificação constante com agenda programável
A programação de manutenção deve seguir uma agenda prioritária, dividida em semanal, mensal, semestral e anual. Para cada tempo, determinados pontos são verificados para acompanhar se tudo está de acordo com o funcionamento do equipamento.
A manutenção de geradores industriais segue esse esquema, amplamente implementado nas plantas fabris para garantir a energia elétrica em todos os setores. Todos os itens são checados de acordo com as características da linha de produção em que estão instalados..
Por ser um equipamento complexo, que demanda cuidados específicos, é preciso acompanhar a agenda de reparos e verificações, aumentado a vida útil e a durabilidade das peças. Os profissionais que atuam na manutenção devem ter conhecimento técnico adequado para a função, ou então partir para a terceirização dos serviços.
A detecção de falhas impede que a parada de um setor industrial seja prolongado. No caso de calibração de válvulas presentes em um gerador industrial, é possível evitar problemas a médio e longo prazo, garantindo que a energia elétrica seja distribuída para o circuito de maneira segura e dentro da capacitância disponível.
Sistemas hidráulicos de fácil manutenção nos setores industriais
Assim como a energia elétrica deve ser distribuída de maneira apropriada, tendo o abastecimento de máquinas e ferramentas sendo aplicado em toda a planta fabril, os sistemas hidráulicos também são parte importante da montagem industrial e das consequentes manutenções que devem ser realizadas regularmente.
De acordo com o acabamento implementado em cada setor, os acessórios instalados nas tubulações contam com o engate rápido para mangueira, facilitando a comunicação na passagem de fluídos, gases, água para resfriamento de máquinas e lubrificantes para as engrenagens presentes nos motores.
A manutenção desses equipamentos é facilitada por suas características de fácil encaixe, podendo ser substituído a qualquer momento, quando observado o desgaste proporcionados por agentes corrosivos.
Ainda assim, o material utilizado na fabricação da mangueira com engate rapido possui alta durabilidade, pois a resistência física dos componentes é desenvolvida exatamente para a aplicação em ambientes industriais, reconhecidos pelas características severas.
Investimento em materiais de baixo custo
Os valores para a adaptação de um ambiente industrial variam de acordo com a capacidade de atendimento à demanda de mercado. Além disso, o planejamento orçamentário pode incluir peças com custos realmente muito baixos, em relação às possibilidades de aplicação em uma planta fabril.
Os motores que possuem rotação contínua, quando passam pela manutenção regular, de substituição de peças, pode necessitar da troca do acoplamento elástico de borracha, presente entre os eixos que sofrem deslocamento e torção em ângulos variados de forma axial.
Seja nos mínimos detalhes de um sistema hidráulico de uma realidade industrial, ou na substituição de peças, reformas e atualização de maquinários instalados no chão de fábrica há muito tempo, o gerenciamento da manutenção deve fazer parte do planejamento anual das empresas.
Desde a montagem industrial e de todos os serviços que são realizados na sequência, dentro da rotina de uma empresa, entre tantos objetivos, um dos principais é garantir que a segurança seja implementada de maneira uniforme, incluindo;
- Funcionários diretos e colaboradores indiretos;
- Máquinas e ferramentas;
- Instalações imobiliárias;
- Proteção ao meio ambiente.
A instalação dos encanamentos e tubulações dos sistemas hidráulicos presentes no cenário industrial podem apresentar a necessidade de investimentos específicos, sem que seja necessário verificar o preço de ventosa para fixação de peças suspensas.
Dentro do planejamento de uma indústria, a montagem e a manutenção devem ser encaradas como um investimento para que os setores operacionais possam funcionar adequadamente, com segurança e profissionalismo.