Serviços que envolvem o aço

O aço é um material largamente utilizado desde os primórdios da humanidade. A partir de quando foi descoberto que o ferro se tornava mais resistente no momento que era colocado em fornalhas de carvão, esse metal passou a ser ainda mais difundido.

Na época dos impérios romanos, gregos, persas e chineses, o aço era usado para fazer armas e armaduras bem resistentes para serem usadas pelo exército.

Um tempo depois, no século XIV, o aço se tornou muito usado como um material para fins bélicos. Depois do descobrimento da pólvora, os europeus criaram armas, os canhões passaram a ser feitos com uma chapa de aço no formato de tubo.

Com o processo de construção de novas cidades, o aço também passou a ser muito utilizado na construção civil. Além disso, durante a Revolução Industrial, o surgimento do trem ocorreu em função da combinação entre aço e vapor. E tudo isso foi só o começo do contexto de aplicação do aço durante toda a história.

O uso do aço ferramenta, para fabricar equipamentos, para compor grandes construções, ferrovias, só cresceu com o passar dos anos.

O aço possui diversas vantagens que o tornam um material tão utilizado. Contudo, a fabricação de aço é bastante burocrática, sendo regida por diversas leis e restrições.

Sendo assim, as fábricas de aço, ou seja, as indústrias siderúrgicas, precisam obedecer todas as regras que envolvem a produção do aço. Alguns dos principais benefícios do aço que justificam tanto a sua utilização são:

  • Resistência;
  • Alta durabilidade;
  • Reciclável;
  • Leves;
  • Suportam muito peso.

O aço, hoje em dia, é muito usado na construção civil, tanto nas ferramentas gerais quanto para fundações, por exemplo.

Como o aço é produzido?

A produção do aço ocorre em uma usina siderúrgica, assim como a produção do ferro gusa. O processo de fabricação tem início quando o minério de ferro bruto e outros materiais são aquecidos, se tornando ferro gusa.

Esse líquido é a primeira etapa do aço, pois ele é enviado para os conversores para serem transformados em aços. Durante esse processo, como existem diversas variações do aço, alguns materiais podem ser adicionados ao aço, criando uma mistura.

Por fim, o aço é resfriado em moldes, obtendo a forma de placas. Uma maquina de cortar é utilizada para fazer o corte de acordo com as dimensões necessárias.

A fabricação do aço envolve quatro etapas. A primeira delas é a preparação de carga, depois vem a redução. Em seguida, ocorre o refino e, por fim, a laminação. Lembrando que o aço é uma liga de ferro e carbono que é resultado da mistura de minério de ferro, carvão e cal.

Para que serve o corte a laser?

Algumas empresas são especializadas em realizar o corte a laser do aço para que ele seja aplicado em diversos materiais que são usados no dia a dia, como automóveis, eletrodomésticos, embalagens, brinquedos, entre outros. Isso mostra que o aço movimenta muito a economia brasileira.

As empresas de corte a laser em sp realizam um corte aplicado em chapas de aço inox, com muito mais precisão de detalhes.

O corte a laser proporciona produtos que são amplamente usados pela indústria, principalmente aqueles que precisam ser bem resistentes aos impactos, à chuva, sol e também aos agentes corrosivos. Isso envolve as indústrias que fabricam máquinas e equipamento dos segmentos naval, automotivo, ferroviário, etc.

O aço também possui grande aplicação em segmentos da área de saúde, além de ser amplamente usado por profissionais de arquitetura e design.

O processo de oxicorte é muito usado na indústria térmica, pois através dele é possível realizar cortes espessuras de 0,5 mm a 250 mm. O equipamento utilizado para realizar esse tipo de corte é de baixo custo, e pode ser usado tanto de forma manual quanto mecânica.

Processo de usinagem

A usinagem é o processo que fornece forma às matérias-primas por meio de ferramentas ou máquinas, sendo muito usado em situações que vão desde a cópia de uma chave, por exemplo, até serviços que exigem mais complexidade, como a fabricação de peças para automóveis.

Por meio da usinagem, é possível produzir em série diversas peças, obtendo um custo mais reduzido. Além disso, é possível criar qualquer objeto a partir do bloco sólido de aço, por exemplo dependendo da sua aplicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *