SEO e Blogs: por quê sua agência deve investir em SEO?

SEO e Blogs

Atualmente, as empresas estão investindo mais em blogs. Afinal de contas, não é segredo a importância do marketing digital para o crescimento dos negócios. Mas nem todo mundo conhece a relação entre SEO e blogs, por isso, esse texto é fundamental.

Em primeiro lugar vamos deixar claro que entender a relação entre SEO e blogs é fundamental para quem deseja crescer uma página. Por isso, nós vamos começar o nosso texto explicando o que é SEO.

O que é SEO?

SEO é a sigla que se refere a Search Engine Optimization, em português Otimização para Mecanismos de Busca. Ou seja, é uma forma utilizada pelo Google para que os sites adquiram “pontuações” de busca.

Mas como isso funciona? Existem regras para a publicação de posts, entretanto, isso não quer dizer que o seu texto não será publicado se não estiver de acordo com as regras. Quer dizer apenas que, na hora de aparecer nos resultados de busca, a colocação dele não será tão boa.

Vamos usar como exemplo uma pesquisa para desmistificar o que as pessoas pensam sobre influenciadores digitais. Supondo que você pesquise “estereótipos sobre influenciadores digitais”. O Google te mostrará as seguintes informações:

Exemplo de página do Google para palavra chave ” estereótipos sobre influenciadores digitais”

Neste caso, o primeiro resultado mostra um post patrocinado. O que é uma opção para quem deseja investir no seu posicionamento apenas de forma financeira.

Porém, se a sua ideia é conseguir esse alcance de forma orgânica, você precisará investir no seu SEO.

Regras Básicas de SEO

A primeira coisa é bem óbvia. Para ranquear bem é preciso escrever bem. Principalmente, é preciso escrever notícias com fontes reais. Lembre-se de que o Google também quer manter a própria reputação.

Portanto, se as pessoas começarem a fazer reclamações relacionadas a dúvidas com relação ao fato de que o site pode não ser confiável, o Google pode optar por colocar o seu site nas últimas posições. Independente do quão bom é o seu SEO.

Mas, se você já está fazendo isso no seu blog, já pode investir no SEO. Agora nós daremos algumas dicas de como conectar o SEO e blogs.

Saiba mais: Aprenda a trabalhar imagens para ranquear no Google

1 – Aprenda a escolher a palavra-chave

Sobre o que o seu conteúdo vai falar? Responder essa pergunta é a base para a definição da palavra-chave. Se você já sabe essa resposta é o momento de fazer uma pesquisa.

As pessoas que estão em procurando saber mais desse assunto, pesquisam de que forma? Por exemplo, se alguém está em busca de livros, como essa pessoa faz a pesquisa? Só colocando o termo “livros para” na pesquisa do Google eu já obtenho os seguintes resultados:

Isso já me dá uma ideia de quais palavras-chave eu posso utilizar. Mas você pode se aprofundar por meio do uso de ferramentas como o SemRush.

2 – Capriche no título SEO

O título que importa no SEO é o que vai aparecer na HTML. Portanto, você não precisa se preocupar tanto com o título que aparece no post.

No título HTML uma das principais coisas que você precisa incluir é a palavra-chave escolhida. Afinal de contas, ela é o tema do seu post. Mas o título não pode passar de 70 caracteres, portanto, cuidado com o tamanho da sua palavra-chave.

Mais uma coisa importante sobre o título. Supondo que você crie conteúdos semelhantes, o título precisa ser diferente entre eles. Isso é um fator obrigatório, ou o Google pode entender que você só está replicando conteúdos e isso prejudica o seu SEO.

3 – Estrutura do Post

Para começar você precisa se preparar para escrever um texto com, no mínimo, 300 palavras. Existem muitas pessoas no mercado que defendem que um bom texto ultrapassa mil palavras.

Eu posso até concordar com isso, entretanto, tenho muitas ressalvas. Afinal de contas, é fundamental que o seu texto seja bem escrito. Portanto, mais vale um texto de 300 palavras fundamentais do que um texto de mil palavras que não agrega tanto conhecimento.

Ou seja, tenha no mínimo 300 palavras bem trabalhadas e continue a sua escrita o quanto for necessário para que você transmita suas informações com qualidade.

Mas não permita que o seu texto tenha sessões muito longas. Quebre o todo em pequenas porções e acrescente subtítulos entre elas, pois isso facilita muito a leitura.

Esse texto foi escrito pela Thaís Dias, criadora de conteúdo da influu.