segmentos

Segmentos de usinagem e recursos tecnológicos

Existem vários segmentos e funcionalidades dentro de um ambiente industrial que são divididos em setores e áreas de apoio. O ambiente industrial apresenta complexidades e produz materiais que são essenciais para o dia a dia da população.

Entre os principais segmentos e ações da indústria, podemos destacar a produção de veículos, alimentos, medicamentos, eletrodomésticos, embalagens e peças metálicas.

A indústria de usinagem é a responsável pelo trabalho direto com os metais, sobretudo o ferro, o aço, o alumínio, o cobre e a prata que são os principais utilizados e manuseados dentro do ambiente industrial para a confecção de peças variadas.

Diante desse cenário, o segmento da usinagem lida diretamente com as peças metálicas no que se refere a sua modelagem, tratamento e finalização do acabamento para que esse metal pode ser direcionado para outro ambiente ou segmento da indústria.

Os serviços da usinagem em contato com a tecnologia

Para falarmos sobre a usinagem, precisamos citar o serviço de usinagem torno CNC (Controle Numérico Computadorizado). Este é um procedimento que atua de forma eletrônica, com ações mecânicas. Neste serviço ocorre a confecção de várias peças, como eixos e buchas em vários formatos.

Este é um equipamento que apresenta elevada previsão, e por isso é computadorizado, podendo também ser automatizado dentro do ambiente industrial.

Como resultado, as peças são confeccionadas com elevada perfeição, de uma forma muito mais rápida e prática. Ou seja, esse é um sistema que a indústria utiliza para aumentar sua produtividade, ao mesmo tempo que oferece um serviço de qualidade para outros segmentos industriais.

Esse tipo de sistema realiza um controle dos eixos de forma simultânea, a partir de códigos de programação que os maquinários recebem para realizar as atividades, das especificações técnicas e das regulamentações de segurança.

Inclusive, esse sistema computadorizado é indicado para os serviços de usinagem que são considerados mais complexos e que necessitam de um comando mais específico e preciso.

É válido ressaltar que dentro do ambiente industrial, muitos serviços têm sido automatizados e computadorizados por meio de uma CPL (Central de Programação Lógica), que programa as máquinas para a realização das atividades.

Entre as vantagem de sistema, podemos destacar:

  • Elevada precisão;
  • Redução dos riscos de acidente de trabalho;
  • Mais agilidade na entrega;
  • Menos custo para a empresa.

Com isso, é possível lidar com uma estrutura metalica de forma mais precisa e com maior qualidade e aproveitamento do produto.

Os serviços de injeção termoplástica

Outro serviço importante é a injeção termoplástica. Se os serviços que citamos anteriormente têm uma ligação maior com a modelagem, corte e processos com elementos metálicos, neste caso temos uma ligação direta com essas ações, só que em peças plásticas.

Assim como os metais, as peças plásticas são indispensáveis dentro de um segmento industrial, sendo muito utilizados na sociedade. Por conta disso, a injeção termoplastica assume uma grande importância no processo de moldar e criar uma peça de plástico.

Por meio desse procedimento que envolve muita técnica, as peças plásticas podem ser moldadas e criadas em diversos modelos, formas e com variações de espessura.

Primeiro, deve ocorrer um processo de fechamento, onde o material é derretido para que ocorra o processo de modelagem. A injeção ocorre por meio da aplicação do material em um molde específico para a criação do objeto plástico.

Com o resfriamento da peça, ocorre o que chamamos de solidificação, que permite que o material esteja pronto para o uso. Neste processo, para a manutenção das máquinas, pode ocorrer o uso de produtos para derramamento de óleo, com o objetivo de filtrar impurezas das máquinas e remover o óleo sujo para locais que não causem contaminação.

Os serviços de caldeiraria

Por fim, vale a pena destacar os serviços de caldeiraria, principalmente as empresas de caldeiraria em SP. Ao citar esse serviço, voltamos a lidar com um processo de produção que é vinculado aos elementos metálicos e que consegue, por meio da exposição a elevadas temperaturas, realizar o cozimento dos metais para dar origem a novas peças.

Por meio deste segmento é possível realizar ações como:

  • Funilaria;
  • Chaparia;
  • Contato com elementos como aço;
  • Caldeiraria pesada, por lidar com outras espessuras.

Além disso, por sua versatilidade, este segmento pode trabalhar com outras áreas dentro da indústria, produzindo as peças e materiais necessários para que elas consigam trabalhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *