Uma das grandes produções do setor industrial são as chapas que podem ser de aço ou não. Elas são aplicadas frequentemente em diversos outros setores da indústria e outros segmentos, principalmente na construção civil, no qual são aplicadas em grades, portões, estruturas metálicas, pisos e até mesmo maquinário.
Devido a sua vasta utilidade e aplicações em diversos setores, as chapas são produzidas em diversos tamanhos, formatos, texturas, modelos e diferentes matérias-primas.
Assim, a fim de esclarecer um pouco mais sobre os tipos de chapas e suas confecções, abaixo listamos os principais modelos e funções.
Chapa de Aço
As chapas de aço são as mais comuns e são utilizadas com frequência em diversos locais e setores, pois além de permitir uma conformação de chapas – modelagem da peça tanto espacial quanto dimensional – simples e fácil, o aço é uma matéria-prima em abundância.
Mais ainda, esse é um material que, após o fim de sua longa vida útil, pode ser totalmente reciclado, agregando ainda mais valor a peça.
Dessa forma, é um modelo bem econômico e versátil, presente até em projetos de arquitetura e decoração.
Chapa Revestida
As chapas revestidas são aquelas que são acrescidas de camadas de produtos diversos com o intuito de conservar, proteger ou harmonizar com o projeto desenvolvido.
Assim, há chapas revestidas de chumbo, alumínio, esmaltação porcelânica e pintura. Cada revestimento tem um objetivo específico, bem como a sua aplicação dentro do setor industrial.
Chapa Galvanizada
O modelo de chapa galvanizada tem como diferencial o processo de galvanização, que consiste em um processo físico-químico no qual a peça de aço ou ferro é banhada em uma substância que faz com que ela seja mais resistente ao processo de oxidação (que resultaria no ferrugem do material).
Com essa vantagem de retardar a oxidação, os modelos desenvolvidos por meio da chapa aço galvanizado são comumente aplicados em projetos em que há mais exposição do material à chuvas e maresias, ou seja, espaços abertos e regiões litorâneas.
A popularização deste modelo fez com que muitos processos tecnológico fossem desenvolvidos e implantados, principalmente para produção de mais modelos, uma vez que elas também podem ser utilizadas para produção de peças artísticas e decorativas.
Com isso foram desenvolvidas chapas de aço galvanizadas com diferentes espessuras desde a chapa 14, passando pela chapa 18 galvanizada até a numeração 24, variando da mais fina (menor numeração) até a mais grossa (maior numeração).
Chapa de Policarbonato
Mais um modelo desenvolvido por conta da tecnologia, o policarbonato é um dos melhores modelos de plástico disponíveis no mercado atualmente, pois são:
- Leves;
- Moldáveis;
- Resistentes;
- Duráveis;
- Sustentáveis;
- Econômicos;
Aplicados em diversos segmentos da indústria, dentre eles a produção de chapa de policarbonato compacto, que podem ser alojadas em muitas estruturas por conta da resistência ao intemperismo e permitem a passagem de luz, tornando o ambiente mais aconchegante e iluminado.
Chapa Expandida
Produzida por materiais diversos – aço, ferro e plástico – a chapa expandida recebe essa nomenclatura, pois ela passa por um processo de esticamento que faz com que ela fique maior, mas sem perder sua qualidade e ainda economiza em sua produção.
Isso ocorre porque, uma vez que a quantidade pequena do material pode ser utilizada para produção de uma peça de grandes dimensões há uma economia.
Chapa de Zinco
As chapas de zinco são mais conhecidas por conta do seu baixo custo e por sua condutividade de água.
Presente em quase todos os projetos de construção, a chapa de zinco lisa é muito utilizada para produção de calhas que conduzem mais facilmente a água da chuva.
Como elas são leves também podem ser usadas para a produção de telhas, sendo mais econômicas devido ao material e também mais fáceis de carregar devido ao peso.
Além dos modelos citados, há as chapas que são texturizadas com o propósito de torná-las anti-derrapantes, como as chapas utilizadas para pisos em plataformas, passarelas e ônibus.
Mais ainda, elas podem ser personalizadas e vazadas para diversas outras aplicações como grades, janelas, portões, peças decorativas e peças artísticas.
Com essa diversidade de chapas, o processo de pesquisa, bem como a consultoria de profissionais especializados na área se torna essencial para que o projeto desenvolvido faça uso dos melhores modelos das peças disponíveis, tornando o resultado mais sofisticado, belo, resistente, prático e econômico.