equipamentos

Saiba como funciona a manutenção de equipamentos industriais

O trabalho com maquinário demanda diversos cuidados, seja para preservar a saúde dos colaboradores ou para que os equipamentos continuem funcionando de forma correta. 

Por esse motivo, a manutenção de equipamentos industriais se mostra fundamental, uma vez que, desse modo, a produção não é interrompida, pois as operações continuam.

Inclusive, caso uma máquina pare de funcionar e seja necessário o conserto de compressor, nesse meio tempo, a cadeia produtiva é desacelerada.

Neste artigo, entenda os principais tipos e funcionamentos da manutenção dos equipamentos nas indústrias.

Manutenção corretiva de equipamentos

Esse tipo de manutenção é considerada a mais conhecida, uma vez que, no geral, a solução para o problema só ocorre depois que ele se apresenta. 

Dessa maneira, é importante considerar que reparos feitos em maquinários já com defeitos tendem a ser mais dispendiosos.

Considere que o tipo de manutenção emergencial trata-se daquela em que o defeito ocorre bruscamente em uma máquina essencial, como:

  • Esteiras;
  • Estufas;
  • Fresadoras;
  • Entre outras.

Necessitando assim de conserto de ar condicionado residencial, o que afeta a produtividade.

Já a manutenção programada ocorre com planejamento em um momento propício, como o próprio nome indica.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva deve ser realizada uma periodicidade determinada para fazer a inspeção do funcionamento dos equipamentos, que varia com a indicação do fabricante.

No entanto, para que a manutenção preventiva traga resultados, é essencial considerar seu modo de utilização, para se ter maiores cuidados na prevenção de problemas.

Manutenção preditiva de equipamentos

Todo tipo de defeito ou falha em equipamentos que necessitem de técnico de ar condicionado, sem dúvidas, afetam as demais fases de uma produção.

Logo, a manutenção preditiva ocorre para que as máquinas sejam verificadas a cada período, utilizando-se de sensores e afins para realizar acompanhamentos.

Desse modo, as máquinas são constantemente monitoradas para ver como está o seu funcionamento, e as correções ocorrem todas as vezes em que é necessário.

Conclusão

Com uma boa manutenção de equipamentos industriais, há uma melhor garantia de segurança e aumento da produtividade, que tem altos reflexos nos lucros.

É nesse sentido que, inseridas nas projeções para a organização, esse tipo de medidas devem ser consideradas prioridades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *